18 maio 2018

Crie agora mesmo sua loja virtual e saiba como faturar no e-commerce

Loja Virtual








Sites de vendas e lojas virtuais aguardam faturamento de R$ 69 milhões este ano

Você sabia que criar uma loja virtual pode ser a grande cartada para revolucionar sua vida financeira? É isso mesmo! Esse segmento cresce de forma surpreendente e, mesmo com crise, caminha na contramão dos demais setores. Sendo assim, comprar pela internet deixou de ser um negócio arriscado e inseguro. A confiabilidade dos consumidores aumenta gradativamente. Por isso que atualmente adquirir um produto pela internet e recebê-lo no conforto de sua residência já faz parte da rotina do brasileiro.

Mas se ainda não está convencido que abrir uma loja virtual é o melhor investimento para suas finanças, os números do setor podem auxiliá-lo. As vendas do e-commerce em 2017, por exemplo, cresceram 12% na comparação com 2016. Foram 203 milhões de pedidos realizados, faturamento recorde de R$ 59,9 milhões e ticket médio na casa dos R$ 294. Os números são do balanço anual da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mas por que devo abrir uma loja virtual em 2018?

Não há dúvida que 2018 é o ano ideal para abrir sua loja virtual e definitivamente abrir seu negócio. E são vários os motivos que levam acreditar neste investimento. O primeiro deles e talvez o mais importante é o retorno financeiro que um site de vendas pode proporcionar. Se o faturamento do setor em 2017 já foi positivo, acredite: a previsão para 2018 é ainda melhor! Segundo a ABComm, as vendas do e-commerce este ano devem crescer 15% e chegar a R$ 69 bilhões. Sendo assim, a previsão é de R$ 220 milhões de pedidos. Desses, 33% serão realizados via mobile, 5% a mais que no ano passado.

A criação de uma loja virtual também é a oportunidade única de mostrar sua empresa e produtos para o mundo. Por que alugar um espaço físico e comercializar produtos para um público restrito, se você pode fazer bons negócios com apenas “um clique”? Vender na internet não existe fronteiras e seu produto pode ser adquirido pelos quatro cantos do mundo, a qualquer momento. Não perca mais tempo: continue lendo este artigo e saiba como montar uma estrutura adequada para o envio de seus produtos. Fature em 2018 com sua loja virtual!

Em qual nicho de mercado irei atuar

Já vimos que abrir uma loja virtual é um excelente negócio, pois o e-commerce permite vender quase todo tipo de produto e/ou serviço. Dessa forma, é preciso definir qual nicho de mercado irá atuar. Definitivamente, não dá para sair vendendo tudo o que é produto e, quanto mais óbvio o seu negócio, maior será a concorrência. Começar disputando com as “gigantes” do e-commerce nem pensar, não é mesmo? Por isso, a dica é optar por um nicho ainda pouco explorado.

No Brasil já são mais de 70 mil lojas virtuais vendendo tudo que é produto. Mas os segmentos que mais se destacaram em 2017 foram: eletroeletrônicos (R$ 558,20), óticas e acessórios (R$ 454,40) e acessórios automotivos (R$ 418,20). As informações são do estudo “E-commerce Radar 2017 – Resultados do mercado de e-commerce do Brasil”. Por isso nem precisa dizer para fugirem desses nichos. Que tal abrir sua loja virtual com algo que conheça bem e tenha afinidade? Dessa maneira, poderá fazer boas parcerias e escolher excelentes fornecedores. Fica a dica!

A Guia-se tem a melhor plataforma para sua loja virtual

Depois de realizar o registro do domínio de sua loja virtual, é preciso hospedá-lo em um servidor. Nessa hora é bom ficar bem atento. Basta fazer uma simples pesquisa no Google para surgir inúmeras opções, boas e ruins. Mas na busca por excelência nesse tipo de serviço, a Guia-se Negócios pela Internet oferece as melhores plataformas de e-commerce. Tudo para que sua empresa não seja apenas mais uma loja virtual, mas sim referência no mercado digital.

As plataformas de e-commerce da Guia-se possuem recursos que permitem inserir dados e características dos produtos de sua loja virtual. Dessa maneira, é possível ter total controle das ações de marketing, bem como do fluxo de vendas. Também dá para elaborar relatórios completos do desempenho das vendas e monitoramento de acessos ao seu site de vendas. Assim, ficará muito mais fácil planejar estratégias de vendas com base na otimização dos resultados. Com a plataforma da Guia-se, sua loja virtual irá operar ainda com toda segurança e proteção necessária. Ter o mínimo de conhecimento em informática ajuda. Mas em caso de dúvidas e imprevistos, uma equipe de profissionais da Guia-se está de prontidão para o suporte necessário.

Só na Guia-se Negócios pela Internet é possível encontrar plataformas e-commerce adequadas para o seu tipo negócio e de acordo com a necessidade de sua loja virtual.

Produto adquirido em sua loja virtual deve chegar em perfeitas condições ao consumidor

Defina formas de pagamento e como o produto será entregue

Ao abrir uma loja virtual, é preciso definir de que forma seus clientes poderão pagar suas compras. Muitas plataformas já vêm com tais ferramentas instaladas, sendo as mais comuns boleto bancário, além dos cartões de débito e crédito. Mas para facilitar ainda mais a vida do consumidor, existem opções alternativas como carteiras digitais, milhas, Dotz, Bitcoins, entre outras. É claro que oferecer diversas opções de pagamento ao seu cliente seria o ideal, mas isso pode elevar o custo à loja virtual. Por isso, entre oferecer mais opções e manter o orçamento equilibrado, a dica é apostar em intermediadores de pagamento integrados. Tais como PagSeguro, PayPal entre outros.

Feita a venda e o pagamento, é preciso que o produto chegue ao consumidor com o máximo de segurança e se possível em bom estado. O despacho pode ser então via Correios ou por qualquer outro serviço logístico. Apostar em motoboys e entregadores independentes pode ser uma forma mais rápida de entrega, com frete acessível ao cliente. Não há nada mais desagradável que receber em casa algo danificado, não é mesmo? Sendo assim, embale bem os produtos para que não sofram qualquer dano durante o transporte. Como será primeiro contato físico entre sua loja virtual e o cliente, que tal apostar em embalagens exclusivas e personalizadas?

Organização é a chave do negócio para sua loja virtual

Organização é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Apesar de ser uma loja virtual, sua empresa também possui um espaço físico: o estoque. É um setor que deve estar sempre muito bem organizado, para que cada pedido seja rapidamente selecionado e enviado ao cliente. Além de facilitar a logística de sua loja, é uma forma de respeitar prazos informados no cálculo do frete.

Assim como o estoque, os produtos devem estar também organizados na sua plataforma. Lembre-se: não é simplesmente vender, mas sim proporcionar boas experiências ao consumidor. Por isso, cadastre-os sempre com imagens de boa qualidade e se possível por diversos ângulos. Elas contribuem para facilitar as vendas, pois possuem maior apelo e despertam a atenção dos compradores. Vale a pena caprichar também na ficha técnica e descrição dos produtos, para que o cliente tenha 100% de certeza sobre aquilo que está adquirindo.

Aposte em campanhas de marketing digital para ser visto

Ter sucesso com sua loja vai muito além do que simplesmente criar um site e jogar um monte de objetos para venda. Já dissemos neste artigo que são mais de 70 mil lojas virtuais, imagina quantos mil produtos não estão disponíveis para venda na internet? O desafio então é ser visto como autoridade no assunto entre as inúmeras opções. O seu produto precisa chegar primeiro ao consumidor nessa “corrida” super disputada. É aí então que entram as campanhas de marketing digital, serviço realizado há mais de 20 anos pela Guia-se Negócios pela Internet.

Informações do estudo “E-commerce Radar 2017 – Resultados do mercado de e-commerce do Brasil” revelam que 52% das compras em 2017 foram originadas do Google. Entretanto, as aquisições também passaram em decorrência de campanhas realizadas via e-mail marketing e redes sociais, como Facebook e Instagram. Sendo assim, é possível alcançar boas vendas com ações de marketing digital. Entre elas estão também técnicas de SEO (Otimização de sites para o Google e outros buscadores), Inbound Marketing, Links patrocinados, vídeo marketing, e muitas outros. As ações de marketing digital permitem ainda uma relação mais próxima ao cliente. Ficará muito mais fácil vender quando tiver informações bem definidas do seu público-alvo, quais produtos mais adquiridos ou em qual horário vende-se mais.

A Guia-se Negócios pela Internet oferece diversas ferramentas de marketing digital para que sua loja virtual seja referência no mercado digital. Conheça mais sobre algumas delas. ACESSE

Campanhas de marketing digital são essenciais para o sucesso de vendas na sua loja virtual

Após a venda, o trabalho continua

Já dizia o ditado: cliente satisfeito é aquele que retorna para fazer nova compra. Não basta apenas confirmar a chegada do produto ao consumidor e depois disso “abandoná-lo”. É preciso sempre fidelizar seus clientes a sua loja virtual. Para isso, mantenha sempre contato com seus clientes. Essa comunicação pode ser realizada com estratégias de marketing, via e-mail ou até mesmo via SMS. Informe-se sobre novidades na loja, promoções e até mesmo ofereça conteúdos de seu interesse via blog de sua loja virtual. Crie também mecanismos para que o cliente possa avaliar a experiência que o mesmo teve em seu site. Dessa forma, poderá alcançar bom ranqueamento em sites de busca e o principal: novas vendas!

Neste período de pós-venda, aproveita também para dar andamento aos processos administrativos para o bom funcionamento de sua loja virtual. Acompanhe ainda os resultados e, caso necessário, reveja suas estratégias de venda. Num mercado tão dinâmico, estar capacitado e antenado as mudanças é crucial para o sucesso. Por isso, esteja sempre atualizado!

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Escrito por: Equipe Guia-se









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