17 nov 2017

Por que sua loja virtual não deve ficar de fora da Black Friday 2017?

Loja Virtual




Por que sua loja virtual não deve ficar de fora da Black Friday 2017?
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Vendas para 24 de novembro devem bater recordes e faturar em média R$ 2,2 bilhões; confira as dicas para ser dar bem na data

Sua loja virtual já está pronta para vender na Black Friday deste ano? Se a reposta for “não” é bom correr atrás o quanto antes. A data é garantia de maior visibilidade em seu site de vendas e, consequentemente, retorno financeiro. O dia 24 de novembro será a oportunidade única de faturamento para quem atua com e-commerce. Basta ter planejamento e definir algumas ações estratégicas, cuja algumas delas você encontra no texto abaixo. Mas também é a chance dos clientes irem às compras, pois encontrarão produtos com preços abaixo dos convencionais.

A expectativa de vendas pela internet é de crescimento acentuado com recorde de arrecadação neste ano. Pesquisa divulgada pelo Google revela que as lojas virtuais ou site de vendas podem alcançar faturamento até 20% superior, comparado ao resultado 2016. No geral, a previsão é que se arrecade R$ 2,2 bilhões, sendo a maior Black Friday da história. Isso porque, os números são superiores aos anos anteriores – em 2016 a data gerou faturamento de R$ 1,9 bilhão, e em 2015 foram R$ 1,6 bi.

A Black Friday é também uma oportunidade para que sites de vendas aumentem as conversões. Isso porque, 68% das pessoas ouvidas na pesquisa do Google afirmam que pretendem comprar algo na data. Desse total, 33% garantem que vão adquirir algum produto. Outros 35% revelam que pretendem tirar o dinheiro do bolso. Entre os indecisos, 26% dizem não ter certeza se irão gastar na data. O número de clientes que diz que provavelmente não irão comprar nada é de apenas 5%. Somente 2% garantem que não vão gastar este ano. Na Black Friday do ano passado, 68% (7% a menos) disseram que pretendiam fazer a compra de algum produto no “evento”.

Consumidor tem cada vez mais confiança para comprar na Black Friday

Data gera confiança a quem compra nas lojas virtuais

Comprar em sites de vendas durante a Black Friday vem tornando-se algo cada vez mais seguro aos consumidores. Em 2016, por exemplo, houve um aumento de 26% nas pesquisas sobre a reputação das lojas virtuais. Em contrapartida, também na Black Friday 2016, o número de reclamações caiu 33%.

Esse fator de confiança dos clientes também é constatado nas hashtags. Ao todo, 55% das pessoas entrevistadas garantem que as que mais representam a data são: #descontodeverdade, #taemconta e #eupagueimenos. Outras 37% são pessoas neutras que descrevem o “evento” como: #blackfriday2017, #promoções e #blackfriday. E somente 8% das pessoas utilizam hashtags negativas como #blackfraude, #blackfurada e #promoçãofalsa.

Para que seu site de vendas tenha mais visibilidade e, posteriormente, transforme a data em novos negócios, a fidelidade com o cliente é a principal aposta. Entre os principais fatores, que são levados em conta na durante a compra, está o fato que 51% das decisões estão relacionadas à confiança e experiência. Desse total, 40% levam em consideração a confiança na loja (27%) e confiança na marca (13%). Outros 10% consideram como primordial frete (5%), pagamento parcelado (3%) e tempo de entrega (2%). O preço dos produtos também tem grande influência e 49% dos clientes levam a questão em consideração.

Pesquisa revelou que há 5 perfis de pessoas que vão às compras em 24 de novembro

Loja virtual: quem vai às compras na Black Friday?

Para aumentar suas conversões, é preciso quer você saiba com qual público-alvo irá fazer negócio na Black Friday. A pesquisa divulgada pelo Google traz cinco perfis de compradores: descrentes, inseguros, participativos, empolgados e apaixonados. O primeiro perfil, os descrentes, é minoria e correspondem a 16% das pessoas. São clientes que vivem desconfiados dos descontos oferecidos, por isso sempre estão confirmando preços. Costumam utilizar bastante o smartphone (48%) antes da compra e consultam produtos na TV, redes sociais e sites das marcas, além de jornais e revistas. Suas preferências são os itens esportivos.

Os inseguros correspondem a 22% dos entrevistados e costumam ficar confusos diante do excesso de ofertas e opções. Sempre buscam informações em e-mails, com amigos/família e no Youtube. Procuram por artigos de moda e acessórios, e 44% dessas consultas ocorrem via mobile.

Os participativos (22%), apesar de bem informados, estão mais atentos ao que o colega irá adquirir. Mas este perfil também vai às compras e se interessa mais em eletrônicos e games. A procura por produtos ocorre, na maioria das vezes, em sites de buscas e redes sociais.

Há ainda os empolgados (22%), que não sabem o que querem levar, por isso gostam de ser motivados no momento da compra. Utilizam bastante seus smartphones (54%) para consultar antes de comprar e dão preferência por artigos de moda e acessórios. Na maioria das vezes descobrem os produtos via sites das marcas e de busca.

Por fim, os apaixonados (18%) são pessoas muito envolvidas com a data e que são clientes em potencial para premiar o engajamento de sua loja virtual. Descobrem os produtos em sites de varejo, e-mail e pelo Youtube. Os eletrônicos são os mais procurados.

Roupas são as mais procuradas pelos consumidores nos sites de buscas

Saiba o que está sendo pesquisado e gere resultados com seu site

Agilize as visualizações no seu site de vendas sabendo quais produtos os consumidores pesquisam mais. Dados do Google revelam que roupas e os smartphones são os mais procurados e devem ser os mais adquiridos na Black Friday. Cada um desses segmentos possui 39% da intenção de compra dos consumidores. Na sequência estão as passagens aéreas e as reservas em hotel, com 36% cada.

O Google identificou também as buscas por produtos que mais cresceram no último mês. Entre os eletrônicos estão TV de 29 polegadas, microondas de 30 litros e lavadora de roupas de 11 kg. Já no setor de moda, aumentaram as buscas por jaquetas bomber, bota tratorada e saia de couro.

Tenha mais visibilidade em sua loja virtual apostando no pós-Black Friday. Isso mesmo: há um “evento”, na segunda-feira seguinte, que tem por finalidade também oferecer produtos com preços promocionais. Conhecida como Cyber Monday, que acontece apenas nas lojas on-line, a data também é a oportunidade das empresas zerarem seus estoques. Só no ano passado, foram arrecadados R$ 571 milhões no Brasil com a data – 94% a mais que 2015.

Com base ainda na pesquisa no Google, 21% das compras realizadas aconteceram fora da Black Friday e com tíquete médio maior. Entre segunda e quinta-feira, 16% das pessoas realizaram suas compras e gastaram em média R$ 1.498,14. No dia da Black Friday, 79% dos consumidores adquiriram seus produtos e gastaram em média R$ 1.139,12. Por fim nos dias seguintes, inclusive na Cyber Monday, 5% dos decidiram realizar suas compras com investimento médio de R$ 1.471,15.

Definir ações estratégicas pode garantir resultados positivos na hora de vender

Quer vender na Black Friday? Então anote aí:

Tenha mais visibilidade em sua loja virtual apostando em algumas ações e estratégias em busca de resultados positivos nesta Black Friday. Apesar das incertezas quanto a economia do País e um mercado cada vez mais concorrido, a boa notícia é que colocando em prática algumas ações é possível fazer um planejamento adequado para data. Vamos as dicas:

Marketing e divulgação – Não deixe para a última hora! Divulgue algumas promoções dias antes. Crie um e-mail marketing e estimule o poder de comprar das pessoas. Dá para avisar ainda quando o preço dos produtos baixarem, pelas notificações WEB e também no Facebook.

Demanda – Certamente haverá um aumento de acessos em seu site, por isso certifique-se se ele suporta esta carga de visitas. É fundamental oferecer ainda ao consumidor um espaço seguro e confiável.

Aposte no Mobile – As vendas através por smartphones e tablets crescem gradativamente. Seu site está adequado para ser acessado por um dispositivo móvel?

Transparência no desconto – Lembre-se de não apenas vender produtos, mas sim experiência. Os valores não devem estar camuflados. Informe sempre o preço inicial do produto, a porcentagem de desconto e o valor real que está sendo vendido.

Pagamento – Permita que o cliente pague sua compra de diversas formas, como no boleto, pay pal, cartões de crédito e  parcelamento especiais.

Suporte e atendimento – Aumente suas conversões criando um chat on-line em seu site. É possível ainda potencializar suas vendas pelo WhatsApp. Em ambas ferramentas você irá tirar dúvidas dos clientes com mais rapidez, direcionando-o para à compra. Para não perder vendas, aposte também no suporte 24h ao cliente.

Logística – A demora na entrega do produto pode levar ao cancelamento do mesmo. Por isso faça parcerias comerciais para que este atraso não ocorra.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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