05 jul 2016

Empresas devem investir ainda mais em marketing mobile

Planejamento Estratégico




Empresas devem investir ainda mais em marketing mobile
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marketing mobile

Em 2020, 81% da população pode estar conectada por meio de um dispositivo móvel

A forma de se comunicar com o público está mudando e a sua empresa não pode ficar para trás

Você já deve ter percebido que quase todos a sua volta possuem um celular. Em abril deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que o uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador no Brasil. O Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 mostrou que o celular era usado para navegar na rede em 80,4% das casas com acesso à internet.

Outro estudo divulgado no começo do mês de junho, do Global Entertainment & Media Outlook da PwC, falou sobre publicidade tradicional e digital no Brasil. O País ficou acima da média mundial em gastos com propaganda. Enquanto o crescimento global anual em publicidade é de 2,4%, o Brasil sobe 6,3%.

Ainda segundo a pesquisa, o futuro da internet será visto por uma tela mobile.  A expectativa é que, até 2020, 81% da população esteja conectada por meio de algum dispositivo móvel. Destes aparelhos, 77% serão smartphones e o consumo de dados será 5 vezes maior do que o atual.

No entanto, para alcançar estes números, as empresas precisam deixar a desconfiança de lado e investir no marketing mobile. A publicidade na TV ainda é o meio preferido dos anunciantes. Cinquenta porcento do orçamento com publicidade é direcionado à televisão, mas tudo indica que os investimentos em propagandas na internet ultrapassem os veículos tradicionais e passem a falar cada vez mais com um público segmentado.

Isso não deve demorar. A expectativa do estudo é que as empresas ao redor do mundo invistam mais em propaganda na internet do que na televisão pela primeira vez no ano que vem. A mudança será guiada pela demanda de anúncios em mídias sociais, vídeos online e buscas patrocinadas.

Como ter melhores resultados em campanhas de marketing mobile

Escolha a plataforma ideal

O seu site ou e-commerce precisam funcionar nos dispositivos móveis. A escolha de uma plataforma responsiva é a primeira grande regra do marketing mobile. Muitos usuários utilizam aplicativo que inibem a exibição de anúncios, mas isso não deve ser um problema. Hoje, as plataformas já oferecem dinâmicas diferenciadas para sensibilizar o público sem que os bloqueadores afetem.

Saiba quem é o seu público e quando falar com ele

Quanto mais você souber sobre o seu público-alvo, maiores serão as chances de uma campanha alcançar seu objetivo. Gênero, idade, localização e interesses são fundamentais. Não adianta filtrar o público e exibir a campanha na hora errada. Se você é uma lanchonete, impactar o seu público-alvo um pouco antes das refeições é uma boa.

Gere engajamento e surpreenda

Campanhas de sucesso promovem engajamento. O público precisa compartilhar, opinar e acessar facilmente a campanha. Dê ao seu público-alvo algo que mantenha as portas abertas para o seu conteúdo. Ser criativo  é obrigatório. Se a sua campanha não for visualmente interessante, o público irá ignorá-la. Tanto a chamada quanto o conteúdo precisam ser bem estruturados. A criação de landing pages em conjunto com uma plataforma de marketing mobile pode ser o que faltava para o seu negócio.

Gerencie suas campanhas e coloque-se no lugar do público

O mundo mobile é dinâmico e você pode acompanhar em tempo real os seus resultados. Avalie os indicadores básicos, como taxa de cliques, quem viu, quem clicou, compartilhou, entre outros. Isso fará toda a diferença no seu planejamento estratégico. Se o desempenho não está bom, mude! Pense como o seu público, descubra o que ele quer ver, quando e em que formato.  O potencial do Mobile Marketing é gigantesco, basta adequá-lo a sua estratégia de marketing digital.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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