20 fev 2017

20 + Ferramentas de Marketing Digital para Estratégia, Planejamento e Mensuração

Planejamento Estratégico








Quem diz que faz Digital Market sem ferramentas, com certeza, está fazendo algo errado. Descubra o porquê:

O Marketing Digital pode ser considerado algo novo se comparado ao marketing tradicional. Como tudo o que é recente e inovador, muito se discute sobre como planejar, executar e medir resultados com o marketing digital. Mas, se há uma unanimidade entre os profissionais de marketing digital, é que não há outra forma de fazê-lo, senão, com boas ferramentas. É possível encontrar disponíveis no mercado – inclusive, gratuitamente -, milhares de aplicativos, plugins, plataformas e até funções de redes sociais capazes de contribuir para o dia a dia do profissional de marketing digital, porém, é difícil escolher o que realmente fará a diferença para seus clientes.

Não importa se você é umprofissional autônomo ou se você trabalha em uma empresa de marketing digital, em algum momento você perceberá que precisa de mais ferramentas do que conhece e domina. Por isso, neste artigo preparamos uma lista com 20 ferramentas de marketing digital essenciais para estratégia, planejamento e mensuração. Resumimos suas principais funções e diferenciais.  Você irá entender que tipo de problema cada ferramenta pode solucionar no dia a dia do negócio e como colocá-la em prática no seu plano de marketing digital.

Ferramentas de Marketing Digital – Estratégia

Se o seu primeiro passo é definir as suas estratégias de marketing digital, volte uma casa e, antes disso, escolha boas ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a definir a estratégia que mais combina com o seu negócio.  Uma boa ferramenta fará a diferença, mas será ainda melhor se você combinar algumas delas.

1- Pocket

Se você vai desenvolver uma estratégia de marketing digital para um marca/empresa, você precisa ter à mão algo um “espaço” em que possa anotar tudo o que acredita ser interessante para aquele negócio. O Pocket está entre as ferramentas de marketing digital que vai ajudá-lo a colecionar links para ler depois, organizando sua reunião de ideias em um só lugar, seja pelo navegador e/ou smartphones e tablets. Você ainda pode criar tags e categorias caso trabalhe para mais de uma marca ou tenha vários projetos em andamento.

2- Quora

Agora, se você está desenvolvendo personas, o Quora é uma plataforma muito interessante. O profissional pode fazer pesquisas de campo para entender melhor suas personas. A função dessa ferramenta é ajudar as pessoas a conhecer melhor os mais variados assuntos. Se você está em busca de boas ideias para a sua marca, talvez seja interessante se cadastrar. Além disso, dá para encontrar ideias para posts e aprender coisas novas – o que é sempre bom neste universo.

3-Inbound.org

Embora não seja propriamente uma ferramenta, o Inbound.org é uma plataforma interessante para profissionais que querem ficar por dentro dos principais temas pertinentes ao marketing digital. Ele funciona como um fórum e foi criado pela Hubspot. Nele, é possível pegar dicas sobre ações e aprimorar as estratégias com os principais especialistas internacionais.

4- Google Keyword Planner

Essa é a principal ferramenta de marketing digital quando o assunto é pesquisas por palavras-chave para qualquer estratégia de SEO. O Google Keyword Planner utiliza informações de tráfego orgânico e também das buscas pagas realizadas no buscador do Google para fornecer informações sobre o volume de buscas, quão competitiva é aquela palavra e até dá um o valor estimado do clique se você utilizar essa palavra num anúncio, por exemplo. Para quem não possui muitos recursos, essa é uma das ferramentas de marketing digital que vai ajudá-lo a economizar com uma boa estratégia de SEO.

5- Keyword Tool

Se você já utiliza o Google Keyword Planner, talvez seja o momento de aprofundar suas pesquisas por palavras-chave, principalmente as palavras-chaves de cauda longa com o Keyword Tool. A ferramenta é paga, por isso o detalhamento sobre as palavras-chave é ainda maior, entretanto, é possível usar uma versão gratuita mais superficial.

6 – SEM Rush

Quer saber como seus concorrentes estão se saindo nas buscas pagas e orgânicas? O SEM Rush é a ferramenta de Marketing Digital que vai resolver isso. Além de acompanhar os concorrentes, ele apresenta um robusto diagnóstico sobre seu próprio site e blog. Ele também oferece  a opção gratuita. Dá para monitorar as palavras-chave e expressões combinadas e obter ótimos resultados. A riqueza de dados disponíveis vale o investimento.

Ferramentas de Marketing Digital – Planejamento

Você é do tipo que anota todas as inspirações em bloquinhos, post-its, notas no computador, mas nunca volta para retomar as ideias? Sua equipe vive perdida e ninguém sabe em qual parte do projeto vocês estão? Só de falar em Brainstorm você começa a suar frio imaginando a bagunça?

Você precisa de ferramentas de marketing digital que o ajudem a se planejar e até executar tarefas para colocar o seu planejamento estratégico digital no eixo Confira:

7 – Evernote

Se você é do tipo que faz anotações para depois compartilhar ideias com a sua equipe, esta ferramenta de marketing digital oferece toda a  estrutura para que você organize seu  planejamento. É  possível, inclusive, organizar os seus posts em “cadernos” com temas diferentes. Dá para transformar o Evernote em um verdadeiro gerenciador de tarefa, e ainda não perder nenhuma de ideia produtivas, mesmo através do seu celular.

ferramentas de marketing digital

8 – Trello

O Trello é um dos gerenciadores de tarefas e projetos mais populares. Como ele é gratuito e oferece uma série de facilidades, se tornou procurado por quem precisa gerenciar projetos individuais ou com mais colaboradores. Para entender como ele funciona, basta entender que a estrutura dele está nas colunas personalizáveis. Além de criar as tarefas, você deixa “cartões” que devem ser preenchidos após a tarefa ser cumprida.

9 – MindMeister

Você já experimentou criar mapas mentais? Com essa ferramenta da marketing digital ficará mais fácil. O MindMeister é uma das ferramentas mais populares para essa finalidade. Além de organizar suas primeiras ideias sobre determinado assunto, a ferramenta o ajuda a listar oportunidades de ação para a sua empresa. Além disso, se você ainda não desenvolveu uma  boa estratégia, talvez o MindMeister com seus mapas mentais seja uma ótima opção.

10 – Canva

Para aqueles que possuem dificuldade para criar peças para suas ações, o Canva talvez seja a ferramenta mais completa. Além de oferecer diversas opções, essa ferramenta de marketing digital permite que você crie imagens personalizadas até mesmo um cartão de visitas.

11 – Adobe Spark

O Canva fez tanto sucesso, que a Adobe resolveu criar algo novo no mesmo sentido. O Adobe Spark é menos flexível, mas também é muito interessante para quem precisa criar as suas imagens e se planejar.

Ferramentas de Marketing Digital – Mensuração e Monitoramento

Você já conferiu muitas ferramentas de marketing digital até aqui, mas sem as ferramentas de mensuração e monitoramento, você não terá como saber se o que você está fazendo na rede rendeu resultados positivos. Confira e comece a usar o quanto antes!

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

12 – Google Analytics

Essa é de longe a principal ferramenta de marketing digital quando a finalidade é obter insights sobre os visitantes de um site. Por isso, essa ferramenta é obrigatória para qualquer plataforma online. Além de acompanhar as visitas do seu site em tempo real, também  é possível observar o comportamento de consumo de conteúdo dos visitantes.

O mais interessante é que nele você pode definir metas, criar fluxos de visitação e ainda acompanhar as conversões do site de acordo com os objetivos. Se preferir você pode resumir relatórios com as informações cruciais.

13 – Alertas do Google

Esse Google Alerts vai ajudar você a poupar o trabalho de visitar o website para fazer buscas repetidas várias vezes. Você irá criar um alerta e receberá todas as últimas notícias sobre seus concorrentes, por exemplo. A informações são enviadas para sua caixa de entrada de e-mail, o que garante que você não irá perder nada. O Google Alerts monitora também discussões, e-books, blogs, vídeos. E o melhor é que você não precisa pagar nada por isso.

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14 – Hootsuite

O Hootsuite é ótimo para quem precisa gerenciar várias contas em várias redes sociais. Ele permite que você agende os posts e ainda exibe relatórios interessantes. Estes relatórios são bastante simples de entender, o que é ótimo para quem não tem tanta experiência na área. Além disso, eles ajudam a observar algumas métricas interessantes. Vale a pena testar a ferramenta e verificar se os dados disponíveis são suficientes.

15 – Facebook Insights

O Google Analytics está para os sites, assim como o Facebook Insights está para as ações na sua página de negócios no Facebook. Ou seja, ele é crucial para saber o seu desempenho na mídia social. Nele, você analisa o andamento da sua base de fãs e  como eles se comportam a respeito do conteúdo que você publica. Essa é a melhor forma para saber se sua estratégia de mídias sociais no Facebook está funcionando. O Facebook Insights também traz informações sobre seus anúncios.

16 – Mention

Se você gosta do Google Alerts, vai se deliciar com o Mention. Ele combina mídia e acompanhamento social, por isso controla os conteúdos publicados em sites, blogs e fóruns em 42 idiomas. O mais bacana é que ele funciona no celular e oferece um plano gratuito. Porém, se for atualizar o preço está a partir de US$ 6,99 por mês.

17 – Social Mention

Para completar a turminha das menções, o Social Mention consegue fornecer em tempo real a busca por menções em blogs, microblogs, imagens, vídeos, perguntas e sites de bookmarking.

18 – Similarweb

Essa é uma ferramenta de análise de monitoramento de competitividade. Ela fornece dados sobre fontes de tráfego, melhores conteúdos, engajamento social, entre outros. O módulo gratuito oferece uma quantidade enorme de dados, inclusive websites de referência, tráfego de pesquisa e palavras-chave, mas quem prefere a versão completa pode pagar US$ 99,00 mensais.

19 – AdGooroo

Este aplicativo multifuncional reúne recursos de exibição interna de anúncios. Com ele, dá para monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados pelo número de visualizações de páginas. É possível, inclusive, descobrir o posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por palavras-chave. Ótimo  para utilizar antes de criar seus anúncios e até para estratégias de marketing de conteúdo.

20 – KeywordSpy

Até aqui, você usou outras ferramentas para descobrir palavras-chave que funcionam par o seu negócio? Que tal descobrir as palavras-chave mais competitivas?

Este aplicativo desvenda quais palavras-chave seus concorrentes usam e quanto estão gastando em AdWords. Vale a pena conferir.

Bônus

Nós adoramos ferramentas cheias de funcionalidades, mas quem não gosta de ferramentas de marketing digital que tornam o nosso dia a dia mais divertido? O Meme Generator é uma delas. Essa ferramenta é ideal para quem quer dar um ar mais cômico ao conteúdo das redes sociais, por exemplo. Na correria do dia a dia, outra ferramenta que pode ajudá-lo é o Resize.it.  Ele redimensiona imagens on-line para adequar as dimensões corretas para a publicação. Ele é ótimo para quem precisa adicionar imagens a artigos, e-books e PDFs, além de oferecer o redimensionamento ideal para redes sociais. Já se você vai criar uma revistas on-line ou um lookbooks, o Issuu está entre as ferramentas de marketing digital mais indicadas. Há versões gratuitas e pagas.






Escrito por: Equipe Guia-se









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