23 set 2016

5 dicas para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing

Planejamento Estratégico




5 dicas para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing
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Guia-se - Estratégia de Inbound Marketing


O Inbound Marketing (Marketing de Atração), é uma metodologia completa que visa aumento de tráfego orgânico em um site, aumento de leads gerados e, por consequência, também aumento de oportunidades para vendas. Através de uma ferramenta, como a RD Station ou a HubSpot, você automatiza os processos de Inbound e consegue mensurar os resultados de maneira mais precisa.
Contudo, sempre há caminhos para potencializar sua estratégia. Nesse post, vamos dar 5 dicas eficazes para você incrementar ainda mais os indicadores da sua campanha! Vamos lá!

1) Utilize a ferramenta DINO para divulgação de releases

O DINO é uma plataforma de publicação e divulgação de releases. Ao publicar um conteúdo (de forma paga), o mesmo é enviado para jornalistas de diversos veículos podendo ser publicado em vários sites. Entre esses sites estão portais de grande tráfego, como a Revista Exame, por exemplo. Ou seja, você poderá:

– Atrair tráfego para seus conteúdos, além de estar fazendo Link Building: por meio da imclusão de links no release;
– Fazer branding: sua empresa pode aparecer em grandes portais;
– Atrair leads: é possível cadastrar um responsável para contato na plataforma;
– E o melhor: com pouco investimento.

No fim das contas, é mais um canal de atração de oportunidades à sua disposição!

2) Utilize o LinkedIn, caso seu negócio seja B2B

O LinkedIn é uma ferramenta extremamente poderosa para Inbound Marketing e Inbound Sales B2B. A rede permite uma abordagem mais profissional e segmentada, o que aumenta as chances de sucesso da estratégia.

Por exemplo, digamos que você trabalha com um software para empresas de ônibus. É possível entrar em um grupo de gestores de frotas e publicar conteúdo técnico e relevante sobre como um software pode trazer vantagens competitivas.

Mais segmentação que isso, é quase impossível! Você fala diretamente para prospects qualificados. Contudo, não basta criar uma conta na rede, publicar materiais e enviar mensagens inadvertidamente. Ao fazer isso, você se torna apenas mais um novo tipo de spammer da rede social.

Você deve construir credibilidade e seriedade. Elaborar um planejamento completo e usar os artifícios certos. Com isso em mente, separei as práticas mais eficazes para você fazer sua estratégia de Inbound decolar por meio do LinkedIn:

Ter um perfil Job Seeker;
Aumentar a rede com pessoas relevantes;
Cobrar participação da equipe na estratégia;
Usar o Pulse;
Interagir em grupos do segmento de atuação.

Veja como funciona cada uma delas:

Ter um perfil Job Seeker

A conta simples do LinkedIn pode ser muito útil para sua estratégia de Inbound, dependendo do cliente. Mas uma conta paga pode elevar sua performance a um outro nível sem gastar muito.

Mesmo as funcionalidades mais simples já representam uma grande diferença. A assinatura do Job Seeker permite que você envie “Inmails”, que são mensagens diretas, inclusive para pessoas que não estejam em sua rede.

Também é possível visualizar a lista completa dos usuários que visitaram seu perfil. Essa funcionalidade é especialmente importante para não perder oportunidades de negócio.

O plano Job Seeker básico custa por volta de R$ 60 por mês. É um investimento barato e que pode valer muito a pena.

Então, recapitulando, ter uma conta Job Seeker lhe dá duas vantagens básicas:

– Enviar mensagens diretas para prospects;
– Visualizar a lista completa das pessoas que acessaram seu perfil.

Ou seja, você aumenta suas chances de construir relações com profissionais influentes do segmento e encontrar leads qualificados para seu negócio.

Aumentar a rede com pessoas relevantes

Uma das estratégias mais eficazes para ampliar o engajamento das publicações é adicionar influencers do segmento.

A credibilidade do seu conteúdo aumenta quando um renomado profissional avalia positivamente ou compartilha o seu material em seu respectivo perfil. Imagine que você poste um conteúdo sobre empreendedorismo, que seja republicado pelo dono de uma startup bem-sucedida. O resultado é que mais pessoas vão parar para ver o texto!

Cobrar participação da equipe na estratégia

Pode fazer muita diferença pedir que sua equipe de colaboradores sempre curta as publicações da empresa. Isso propicia que mais pessoas vejam o conteúdo de forma orgânica. E não precisa ser somente sua equipe de Marketing ou Vendas. Todos devem participar.

Crie um cronograma das postagens do mês para que todos saibam quando disseminar o material.

Usar o Pulse

O Pulse é a melhor ferramenta para publicar e potencializar o alcance e desempenho de artigos com dicas profissionais.

Todos os seus seguidores recebem uma notificação sempre que você publicar um novo conteúdo na plataforma.

Além disso, o feed do Pulse é mais restrito que o de outras plataformas, como o Facebook, e emenda prévias de diversos artigos. A vantagem é que há maior chance do seu conteúdo ser visto.

O ideal é você postar prévias de artigos, inserindo hiperlinks e CTAs (call to action) para ler o conteúdo completo no seu site.

O benefício dessa prática é trackear quem visualizou a prévia e gerar mais cliques para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Interagir com grupos do segmento de atuação

A equipe de vendas também precisa estar presente em grupos do segmento para compartilhar os conteúdos de Inbound. O objetivo deve ser indicar aos usuários materiais ricos para download, convertendo os leads de forma mais rápida.

Só é necessário cuidado na disseminação, para, mais uma vez, não se tornar um spammer. Não fique apenas postando conteúdos: entre em debates, comente artigos de terceiros, fale sobre suas experiências e participe sempre que possível.


Guia-se - Estratégia de Inbound Marketing - Influencers


3) Entreviste Influencers para seu blog

Esta é, sem dúvida, uma das maneiras mais rápidas e eficientes de aumentar o engajamento das suas postagens.

O influencer atua como uma espécie de selo de qualidade. As pessoas que o reconhecem tendem a dar mais valor ao post. Caso seja muito atuante na rede, o influencer também amplifica a divulgação para leads que podem ser altamente qualificados, uma vez que é referência na área.

A maior dica na hora de escolher um personagem para entrevista é optar por um profissional que tenha bastante presença digital (bom número de seguidores e perfil atuante).

4) Faça Guest Posts

Guest post é uma prática cada vez mais utilizada por grandes sites em busca de melhor posicionamento. É semelhante a ideia das entrevistas com influencers. A prática consiste em convidar uma pessoa ou empresa para publicar um conteúdo em seu blog.

É o que estamos fazendo com esse texto!

Os guest posts são uma das melhores maneiras de trabalhar backlinks para seu site. É um trabalho conjunto para manter a produção de conteúdos de qualidade e trazer referências para publicar em seu blog.

Há pelo menos quatro vantagens para incluir essa prática em sua estratégia de Inbound Marketing:

– Melhorar reconhecimento no mercado;
– Garantir indicações;
– SEO;
– Relacionamento com outros influencers.

Claro que, como sempre, planejamento é fundamental para essa estratégia dar certo. Não basta publicar em qualquer portal e é crucial determinar o objetivo do seu guest post.

Pesquise com calma até achar um bom “parceiro” de conteúdo. Leve em conta não só o tráfego, mas a relevância e a compatibilidade de temas.

5) Fique atento aos indicadores sempre!

Os KPIs estão relacionados os objetivos de toda e qualquer ação de marketing. É por meio deles que é possível saber se a estratégia de Inbound está dando certo e o que é preciso melhorar. Eles determinam o que deve ou não ser mudado a cada ciclo de planejamento dessas táticas.

Quais são os KPIs mais comuns?

Ticket Médio e Lifetime Value (LTV)

São importantes para qualquer negócio e podem revelar detalhes importantes sobre seus clientes. Ticket médio é a média de quanto gasta cada usuário que compra no seu site. Já o lifetime value é quanto o cliente gasta com a sua empresa em um determinado período de tempo.

Geração de Leads e Taxa de Conversão

Pouco ou nada adianta para o seu negócio se um site de vendas recebe muitas visitas e gera poucos leads. Ou então se gera muitos leads, mas realiza poucas vendas de fato. Acompanhe se a sua estratégia para conversão está adequada.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Como diz o próprio nome, é o retorno financeiro a partir do que foi investido. Mensurar o ROI é imprescindível para sua empresa entender se suas ações estão dando retorno financeiro e se compensa continuar investindo nelas.

Claro que uma estratégia de Inbound Marketing bem construída pode alavancar um negócio. Mas seguir essas dicas ajuda a impulsionar ainda mais o desempenho dos seus investimentos.

E você? Conhece mais alguma prática bem-vinda para estratégias de Inbound? Se tiver alguma dúvida, não esqueça de deixar o seu comentário.






Escrito por: Andre Tenenbaum

CEO - Diretor Executivo, Novos Negócios

Mais de 15 anos de experiência no mercado digital. Atuação na criação, planejamento e execução de projetos e ações de comunicação integrada e marketing digital com foco em metas e resultados. Experiência na conceituação e resolução de projetos de integração multicanal, marketing digital e Social Marketing e Inbound Marketing. Gerência e liderança de projetos web como websites e portais com foco em conversão de resultados.

Graduado em Comunicação Visual pela PUC-RJ, passou por diversas agências de publicidade como Diretor de Arte até fundar a ZONA INTERNET em 2001. Consultor de Inbound Marketing certificado pela HubSpot e pela RD Station. Em 2015, levou a agência ZONA INTERNET à certificação de parceiro da HubSpot.







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