18 nov 2011

As 5 leis do engajamento na Internet

Planejamento Estratégico








Engajamento Na Internet

A Internet chegou para quebrar várias barreiras no âmbito social, geográfico e cultural cultivadas no mundo off-line e que influenciam, de certa forma, a coleta de informação e de conhecimento das pessoas. É fato que com a popularização e o crescimento da web, mais pessoas entraram para uma nova realidade que envolve o ambiente digital, facilitando a comunicação e também a obtenção de conhecimento.

Além de a Internet agregar novos valores e novas oportunidades aos usuários, essa interface também permite que as empresas estejam mais próximas de seus consumidores e interajam com eles por meio de ações de Marketing Digital nas mídias sociais. Ainda mais que hoje é muito comum os próprios internautas trocarem informações sobre os produtos e as marcas nas redes sociais e nos blogs, construindo uma nova forma de os consumidores adquirirem informações sobre o que desejam comprar.

Inclusive, segundo uma pesquisa encomendada pelo site MercadoLivre, 61,4% dos internautas brasileiros procuram informações sobre os produtos e os serviços que almejam comprar/contratar em redes sociais como forma de ajudar no processo de decisão de compra. Isso significa que a grande maioria dos usuários leva em consideração os comentários e as recomendações deixadas por outros consumidores sobre a marca ou produto que têm interesse.

Como a confiança nas pessoas está cada vez mais em alta, as empresas devem aproveitar essa maré para se engajarem na Internet e proporcionarem boas razões para que os seus clientes e consumidores estejam não apenas plenamente satisfeitos com o que a marca tem a oferecer, mas também participem e interajam com a empresa com a intenção de conquistar a confiança de seus clientes. Pensando nisso, é fundamental que essas empresas estejam presentes na Internet e se engajem na web:

1ª Lei do Engajamento – Nós procuramos conforto em uma relação: As pessoas gostam de participar de comunidades, fazer parte de algo maior, por isso estão conectadas a plataformas, como o Facebook e o Twitter.

2ª Lei do Engajamento – Todos nós temos algo para dizer: As pessoas gostam de falar e compartilhar, por isso é dever da empresa fornecer as ferramentas certas e aproveitar esta disposição dos usuários.

3ª Lei do Engajamento – Precisamos nos sentir importantes: As pessoas gostam de ser reconhecidas e de se sentirem importantes, por isso é fundamental que a empresa promova isso dando atenção e premiando o seu consumidor.

4ª Lei do Engajamento – Somos hipnotizados pela beleza: Imagens, principalmente as bonitas, atraem os usuários, por isso, é interessante utilizar recursos e aplicativos que agreguem fotos ao seu conteúdo, como é o caso do Instagram.

5ª Lei do Engajamento – Somos capturados pelo desconhecido: Os internautas sempre são motivados pelo desconhecido, gostam de testar e fazer novas coisas. Trazer essa ideia e sensação de mistério faz com que usuários procurem desvendar esse enigma.

O engajamento das marcas nas mídias sociais é relevante porque estimula os seguidores e consumidores a capturarem e entenderem o conceito e as ações da marca. É muito importante que as empresas compreendam como é poderoso um comentário positivo ou negativo da sua marca na Internet, e que, mesmo não estando presente na web por meio de sites ou perfis em redes sociais, as empresas sempre estão presentes em comentários e/ou recomendações de seus clientes deixados em blogs ou redes sociais. Engajar-se na Internet e trabalhar com ações bem planejadas de Marketing Digital só tende a potencializar ainda mais os resultados da sua empresa na web. Pense nisso!






Escrito por: Equipe Guia-se









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