04 maio 2016

Facebook Live: saiba como aproveitar os vídeos ao vivo

Mídias Sociais




Facebook Live: saiba como aproveitar os vídeos ao vivo
5 (100%) 1 vote




facebook live

O Facebook Live permite que os usuários e páginas façam transmissões ao vivo para seguidores

Transmissão ao vivo, por meio do Facebook Live, atende ao gosto dos brasileiros por vídeos nas redes sociais

O Facebook está expandindo cada vez mais o Facebook Live, a ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo. Segundo a empresa, a plataforma já está disponível para todos os dispositivos iOS e cerca de 25% dos aparelhos Android.  A rede social prevê um grande aumento na produção e no consumo de vídeos com a popularização do Live, mas também espera um crescimento do engajamento do público com os vídeos ao vivo. De acordo com o Facebook, no Live, os vídeos têm até 10 vezes mais comentários que nos outros vídeos, além disso as transmissões ao vivo são assistidas por cerca de 3 vezes mais tempo.

Na semana passada, Luis Olivalves, diretor de parcerias para mídia do Facebook na América Latina divulgou que a rede social tem mais de 102 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente e que eles assistem a um total de mais de 100 milhões de horas de vídeo por dia. Segundo Olivalves, o Brasil se destaca em transmitir e assistir a vídeos e, com o Live, a previsão é de que os números aumentem ainda mais.

Entre as novidades do Facebook Live, a empresa incluiu uma ferramenta que permite aos usuários a descoberta de transmissões ao vivo através do celular. Na aba, haverá sugestões de vídeos que estão sendo transmitidos no momento do acesso, recomendações e ainda a possibilidade de buscar transmissões de acordo os interesses.  No desktop, o Facebook Live também terá uma ferramenta semelhante, que permitirá aos usuários encontrar transmissões ao vivo de acordo com a geolocalização.

Para aproveitar ainda mais as transmissões ao vivo para atingir o público-alvo de uma empresa ou marca, lembre-se de criar expectativa para os seus vídeos. Mesmo que a rede social notifique seus amigos e seguidores quando há uma transmissão, não custa fazer algumas postagens avisando quando você estará ao vivo para que eles possam se programar para assisti-lo.

Além disso, pense bem como será a sua transmissão antes de começar, faça um roteiro e defina o objetivo daquele vídeo. Você precisa fazer algo que prenda a atenção dos espectadores. Como o Facebook Live também recomenda o vídeo a outras pessoas, capriche na descrição do vídeo e não esqueça que é possível alterá-la quando o Live acabar – para ter visualizações após a transmissão ao vivo.

Se você já começou a transmitir vídeos ao vivo, vale a pena seguir algumas dicas para definir uma estratégia, manter espectadores fiéis e atingiram cada vez mais público:

Faça um cronograma de transmissões ao vivo

Organize sua agenda e use a ferramenta em ocasiões nas quais esse formato é relevante, para não saturar seus amigos ou seguidores.

Defina quanto tempo durará o seu vídeo

O tempo dos vídeos ao vivo é diferente dos outros vídeos. No Facebook Live, você pode demorar mais tempo para atrair e engajar um público, por isso, é recomendável que os vídeos tenham ao menos 10 minutos. O tempo máximo é de uma hora e meia.

Não esqueça dos retardatários 

Como os vídeos não podem ser ‘rebobinados’ enquanto estão ao vivo, você precisa dar atenção aos espectadores que começaram a assistir a transmissão depois que ela já começou. A cada 5 ou 10 minutos, repita o motivo daquela transmissão.

Interaja com o público

Se você está transmitindo ao vivo, espera-se  que as perguntas sejam respondidas (não precisam ser todas, só as mais relevantes). Aproveite para citar o nome do espectador, isso vai mostrar que você está atento e disponível ao seu público. Se quiser, peça a eles que digam se o som está bom, se o tema foi interessante e se o formato do vídeo agradou.

Não esqueça do botão assinar

Durante a transmissão, lembre seu público que é possível “assinar” a página por meio de um botão e receber notificações todas as vez que uma transmissão ao vivo começar.

Outras dicas para se dar bem com o Facebook Live:

Negócios regionais querem atingir pessoas que estão próximas, por isso, é muito importante inserir  o local onde a sua transmissão está acontecendo. A localização será levada em consideração pelo Facebook Live na hora de recomendar um vídeo aos usuários.

Lembre-se que o seu principal canal de comunicação em uma transmissão ao vivo é a sua voz. Antes de começar um vídeo, garanta a menor quantidade de ruídos externos, como vento e trânsito; até mesmo notificações que fazem o aparelho vibrar podem atrapalhar. Uma boa dica é colocar o smartphone em modo avião quando o Wi-Fi estiver disponível.






Escrito por: Equipe Guia-se







Facebook Live: saiba como aproveitar os vídeos ao vivo
5 (100%) 1 vote


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.