17 nov 2016

Desvendando o Marketing Digital

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Estratégias para seu planejamento de Marketing Digital



Conceito que se popularizou a partir da década de 90, com a expansão da internet, o marketing digital nada mais é do que o marketing realizado a partir das ferramentas digitais. É um conjunto de ações focadas e aplicadas para os meios digitais, através da internet e das tecnologias móveis, com o objetivo de divulgar um produto ou serviço, aumentar o reconhecimento de uma marca e conquistar clientes.

Em outras palavras, é uma extensão do próprio marketing, onde se utiliza os meios digitais para se atingir o público-alvo de uma empresa. Afinal, novas formas de comunicação exigem novas estratégias, é preciso estar onde os potenciais clientes da sua empresa estão, por isso o marketing digital tem evoluído cada vez mais e se tornado essencial. Se as pessoas estão navegando diariamente na internet, o seu negócio também precisa estar online e ter uma forte presença digital.

Os diferenciais do marketing online

O marketing digital pode ser feito tanto para empresas apenas digitais como empresas físicas e o grande diferencial da estratégia é que o objetivo dela é criar uma presença online relevante para a marca, de modo que as pessoas encontrem a sua empresa.

Outras características que merecem destaque é que com o marketing online é fácil mensurar os resultados, pois todos os dados podem ser acompanhados e medidos. Além disso, o investimento é muito mais baixo se comparado às mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.

Como deve ser feito um planejamento de marketing digital?

Um plano de sucesso em marketing digital envolve uma série de estratégias, que devem ser traçadas conforme o objetivo do cliente e o público-alvo que a empresa deseja atingir.

Por isso, primeiramente é preciso analisar quem é esse público, que tipo de conteúdo essas pessoas consomem e quais seus hábitos online. Dessa forma fica muito mais fácil saber como chegar até elas, de que maneira se comunicar com elas e como atender suas necessidades.

Outro ponto importante é estudar a concorrência e verificar o que eles realizam, assim poderá traçar o seu plano levando em conta os pontos positivos e negativos deles, inclusive quais atividades trazem resultados e podem ser melhoradas. É fundamental aprender com quem já está fazendo algo, pois permitirá criar o seu planejamento de marketing digital de maneira mais assertiva.

Em geral, a primeira ação básica a ser tomada deve ser a criação ou reestruturação de um site, a partir de todas as informações já captadas. Afinal, o site é o seu cartão de visitas online, ele deve transmitir a mensagem certa sobre sua empresa, além de ser responsivo para que possa ser acessado dos dispositivos móveis e ter uma boa navegabilidade.

Depois disso, com um bom site funcionando, devem ser definidas quais serão as técnicas feitas a partir dele e quais estratégias a serem colocadas em prática. Como a criação de um Blog, de perfis nas redes sociais, de uma landing page para captação de leads, etc.

Mas vale ressaltar que todo o planejamento estratégico deve ser feito por uma equipe especializada ou por uma agência, afinal é um trabalho que exige um grande conhecimento e experiência de mercado. É possível tanto contratar um serviço de consultoria, como uma agência digital, que irá efetuar tanto a definição das ações como colocá-las em prática e acompanhar os resultados.

As principais estratégias no marketing digital

Há uma série de estratégias que podem ser colocadas em prática no seu planejamento de marketing digital, mas algumas merecem maior destaque. Por isso listamos as principais e como elas funcionam, para que fique claro a importância delas dentro de um plano eficiente de marketing.

– Otimização para os mecanismos de busca (SEO): uma série de técnicas necessárias para ganhar relevância no Google e ter seu site exibido entre os primeiros resultados da busca orgânica, de acordo com as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. É fundamental para aumentar o alcance da sua empresa e fazer com que as pessoas encontrem a sua marca, seus produtos e serviços. Engloba desde um conteúdo de qualidade no seu site, até a usabilidade e responsividade dele.

Marketing de conteúdo: criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade, como posts de blog, e-books, infográficos, etc. Como atualmente as pessoas buscam se informar e pesquisar antes de efetuar uma compra ou fechar um negócio, o conteúdo virou a chave para gerar credibilidade para uma empresa e atrair os potenciais clientes. Através de um conteúdo relevante, que esclareça dúvidas do seu público, é possível ganhar a confiança das pessoas e sair na frente da concorrência. O ideal é trabalhar tanto um Blog corporativo como também disponibilizar outros tipos de materiais.

– Marketing de Mídias Sociais: criação de conteúdo relevante nas principais redes sociais, visando estreitar o relacionamento com o público-alvo, trazer visibilidade para a marca com mais um canal de comunicação e contribuir para a divulgação dos serviços e produtos da empresa. A escolha das mídias sociais a serem utilizadas deve ser com base no comportamento do público-alvo e esta estratégia pode ter diversos focos, como fidelizar clientes, gerar maior credibilidade para a marca, entre outros.

– Anúncios pague-por-clique (PPC): são os também chamados links patrocinados, anúncios que funcionam no sistema de custo por clique, ou seja, você paga de acordo com a quantidade de vezes em que seu anúncio é clicado. Podem levar as pessoas até seu site, blog, até uma landing page, etc. São ótimos para trazerem resultados a curto prazo e a ferramenta mais utilizada atualmente é o Google Adwords, que são os anúncios exibidos no próprio buscador e em sites parceiros, conforme a rede de exibição escolhida. Mas há outras opções que também podem render bons resultados, como o Facebook Ads e o Linkedin Ads.

E-mail marketing: quando enviado para listas segmentadas e com conteúdo relevante para aquele tipo de público, é uma ótima opção para criar relacionamento, nutrir leads até que estejam prontos a comprar e até mesmo fidelizar clientes.

O ideal é incluir todas essas opções no seu plano de marketing online, adaptando-as de acordo com suas metas, seu público-alvo e segmento de mercado.

Vale a pena investir em marketing digital?

Se mesmo após ler todo esse conteúdo ainda restar alguma dúvida sobre a importância de investir em marketing online nos dias atuais, reflita sobre os seguintes pontos: segundo o Ibope, o Brasil possui mais de 94 milhões de usuários de internet e destes, cerca de 74% pesquisam na internet antes de fechar um negócio ou efetuar uma compra.

Então, se no momento da pesquisa o seu potencial cliente não encontrar a sua empresa, ele provavelmente irá encontrar um de seus concorrentes e você perderá um cliente. Estar na internet não é um diferencial, mas sim um requisito, para chegar de maneira mais fácil até as pessoas, aumentar sua exposição e relevância no mercado.

O marketing online é a evolução do marketing tradicional, e ele continua em constante adaptação, para acompanhar as mudanças do mundo e do comportamento das pessoas. Um planejamento estratégico feito de forma correta e por uma equipe especializada, irá aumentar as chances de se destacar diante dos seus concorrentes.

O novo marketing: inbound marketing

O marketing digital engloba diversas estratégias e meios de se comunicar online, dentre eles o inbound marketing, que também vale destacarmos. Uma tática que chegou recentemente no Brasil mas já é utilizada desde os anos 2000 em diversos países e que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e atrair leads mais qualificados.

O inbound possui uma metodologia própria e integra as melhores ações de marketing online, como o marketing de conteúdo, mídias sociais e o SEO. Além de utilizar automação de marketing, personalização e segmentação de e-mails marketing.

É uma estratégia complexa, que é focada em entender mais profundamente o público-alvo de cada empresa, criando a chamada persona. E, a partir daí, não só atrair público para a sua empresa, mas trazer as pessoas certas até você, aquelas que tenham um real interesse em seus produtos ou serviços.

Tudo através da criação de conteúdo de qualidade, alinhado aos interesses dessa persona e ao estágio de seu comportamento de compra.

O principal diferencial do inbound é que utiliza um plano estratégico completo, que vai desde atrair visitantes e converter leads, até fazer com que esses leads passem por todas as etapas do funil de vendas e se tornem clientes satisfeitos.

É a metodologia mais adaptada a atual situação do mercado e aos atuais hábitos de compra dos consumidores. Porque é um marketing mais humano, que tenta ajudar as pessoas, oferecendo informações e soluções aos seus problemas antes de vender algo.

Os números do marketing digital

– Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), o investimento em marketing nas mídias digitais cresceu quase 30% no último ano.
– De acordo com a Hubspot, 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.
– As empresas que possuem Blogs geram 67% mais leads do que as demais.
– Marketing digital custa 60% menos que o marketing tradicional.
– Segundo pesquisa do Content Trends 2016, 7 em cada 10 empresas no Brasil estão investindo em alguma estratégia de marketing digital.

Interessante não é? Para mais informações e dicas sobre marketing digital continue acompanhando nosso Blog ou, se preferir, entre em contato com um de nossos especialistas para uma conversa.






Escrito por: Rafael Deschamps








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