O que é VSL?
VSL é a abreviação de Video Sales Letter, que pode ser traduzido como “carta de vendas em vídeo”. É uma estratégia que está muito em alta, porém, muitas vezes sequer percebemos ou entendemos o poder do VSL. No contexto atual dos vídeos curtos em redes sociais como Youtube, Instagram e TikTok, somos impactados por essa estratégia o tempo todo. Assim como somos impactados, podemos também impactar.
Segundo um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo. Muitas pessoas chegaram a pensar que o uso tão intenso das redes sociais registrado em 2020, por exemplo, iria diminuir após o período pandêmico. Porém, muitas pesquisas apontaram o contrário: o tempo gasto nas redes sociais pelos brasileiros só aumenta!
Essa tendência nos leva ao uso da VSL. Agora, ao invés de uma página de vendas gigantesca, o ideal é ter uma apresentação em vídeo. Assim, o usuário poderá receber toda a informação que precisa do jeito que mais consome: em vídeo!
Formatos da VSL
Existem diferentes formatos possíveis para fazer uma VSL:
- Filmagem: esse é o formato mais recomendado por ser mais real, humanizado e gerar uma maior conexão com o público. Através da filmagem, será possível conhecer quem está por trás da marca, produto ou serviço e isso passa muita confiança.
- Animação: um formato que exige um pouco mais de conhecimento técnico, mas que é muito utilizado por também conseguir prender a atenção do público e encantar quando bem feito.
- Screencast: nesse formato é utilizado uma carta de vendas escrita em um powerpoint. Com a apresentação pronta, alguém irá narrar aquelas informações enquanto apresenta a tela. O vídeo com a tela e a narração será gravado e disponibilizado na página de vendas. É uma forma simples e objetiva de fazer uma VSL.
Como usar VSL para engajar leads
O principal foco do VSL é oferecer um conteúdo de alto valor que realmente convença o lead a comprar o seu produto ou serviço. Por isso, não pode ser um vídeo com qualquer conteúdo que seja encontrado facilmente no Google ou em qualquer outra página. É preciso trazer uma informação transparente e profunda, algo que o consumidor realmente nunca tenha visto antes sobre a sua marca, produto ou serviço.
Além disso, é fundamental que o vídeo seja com boa qualidade, mesmo que em um modelo simples como o Screencast. A voz precisa estar clara, bem audível e a gravação sem falhas. Tenha em mente que a qualidade do vídeo acaba representando a marca, produto ou serviço.
6 passos para a criação da VSL
Agora que você já sabe os formatos possíveis para criar a sua VSL e entendeu a importância de gerar um conteúdo de valor, vamos ao passo a passo para criar uma VSL que converte:
Comece com o público alvo
Antes de começar a pensar no roteiro, é necessário voltar algumas casas e pensar no público alvo. Para quem você está vendendo neste vídeo? É para um jovem solteiro, ou um adulto casado e com filhos? O objetivo do seu produto ou serviço é atender uma necessidade pessoal ou profissional? É importante ter o seu público alvo bem definido.
Entenda a jornada do cliente
Com o público alvo definido, chegou a hora de trabalhar a jornada do cliente. O cliente que irá acessar aquela página já conhece a sua marca? Ele já tem a necessidade do seu produto ou serviço, ou o objetivo da VSL será criar essa necessidade para só depois vender? É fundamental entender a jornada do cliente e em qual momento ele está, para definir qual conteúdo irá conversar melhor com esse momento da jornada.
Crie um conteúdo de alto valor
Com o público bem definido e a jornada também, chegou a hora de, finalmente, criar o conteúdo. Como falamos no começo do texto, esse conteúdo não pode ser simples, não pode ser algo que o seu lead encontra facilmente em uma pesquisa do Google. Para isso,fale sobre os benefícios do seu produto ou serviço, quais transformações o seu produto ou serviço gera e responda dúvidas frequentes.
Personalize o conteúdo
Com o conteúdo criado, chega o momento de personalizar de fato aquilo que será entregue. Você utilizará exemplos reais, aplicará conceitos da sua marca nas apresentações? Personalize o conteúdo seguindo as regras da sua marca para deixá-lo único.
Ofereça ações claras
Como estamos falando de vendas, o lead que assistir o seu vídeo precisa saber (e ser impulsionado para fazer) exatamente aquilo que você espera: preencher um formulário ou enviar uma mensagem no WhatsApp, por exemplo. Utilize uma boa CTA (chamada para ação) para que o lead dê o próximo passo.
Analise os resultados
Com a sua VSL rodando, é importante metrificar os resultados para conseguir fazer uma análise e entender se o conteúdo está atingindo o seu objetivo. Se a resposta dessa análise for positiva: parabéns, você está no caminho certo! Se os resultados foram negativos: não desista, tente mudar o formato e o conteúdo da sua VSL.
Conclusão
O mundo se transformou rapidamente nos últimos anos e continuará assim. Por isso, utilizar uma carta de vendas em vídeo é mais do que urgente para as empresas que ainda não utilizam essa estratégia. Humanização, conteúdo direto e conexões reais é o esperado pelos clientes no presente e no futuro. Não hesite em começar uma nova trajetória no digital e levar a sua empresa para outro nível de resultados. Converse com um de nossos especialistas e saiba como dar o próximo passo!