16 nov 2011

Confiança no e-Commerce

Loja Virtual








Confiança no e-Commerce

Fazer compras online é hoje uma ação rotineira para muitas famílias brasileiras que são seduzidas por ofertas com preços atraentes e entregas rápidas. Mas promessas de qualidade e agilidade, muito comuns em lojas virtuais de diversos segmentos, nem sempre são cumpridas exatamente como são anunciadas, causando grande desconfiança e desconforto no público de compradores da era digital.

As implicações geradas pelas operações constantes em ambientes digitais trazem obviamente muitos benefícios e pontos positivos, como a praticidade, a comodidade, a agilidade e também a oportunidade de comprar em lojas geograficamente distantes e receber o produto pouco tempo depois. Porém, nem tudo são flores quando o assunto é e-commerce, pois algumas implicações negativas surgem com a ebulição de novas lojas virtuais que não levam a sério o compromisso com o seu cliente.

Por causa de fraudes, golpes e problemas divulgados na mídia envolvendo compras online, muitos consumidores agem com cautela deixando de comprar pela Internet ou não se interessando por essa nova modalidade de comércio. Pensando nisso, é importante que as empresas sigam princípios fundamentais e éticos em suas lojas virtuais, por meio de campanhas de Marketing Digital, que além de divulgar, também trazem um ar de confiança e segurança aos clientes.

As lojas virtuais devem se preocupar em criar um ambiente efetivamente seguro e que, obviamente, transmita confiabilidade ao usuário, adotando medidas que explorem a sua autenticidade e veracidade. Para isso, é importante que alguns passos sejam seguidos visando sempre o desenvolvimento do site de acordo com estratégias que ajudem no Marketing Digital da empresa, como:

 – Ser claro e honesto em suas afirmações e promessas: não exagerar nos argumentos para vender mais, evitando criar expectativas que premeditadamente não serão atendidas.

 – Ressaltar a segurança da loja virtual nunca é demais: é fundamental lembrar e enfatizar que a loja virtual é totalmente segura. Essas informações podem ser disponibilizadas em páginas estratégicas para que no ato da compra o cliente se sinta seguro.

 – Esclarecer todas as dúvidas: é essencial que a loja virtual tenha como conteúdo uma seção que esclareça dúvidas e traga apoio e suporte ao usuário. Também é fundamental disponibilizar os contatos de forma bem visível e clara.

 – Fornecer garantia: a garantia é uma forma de o cliente se sentir mais seguro e confortável para realizar compras em uma loja online, para isso, é imprescindível que a loja declare explicitamente o direito de garantia concedido ao consumidor caso ocorra qualquer problema.

 – Oferecer amostras do produto: por meio de amostras – com fotos, amostras grátis ou reproduções – o cliente pode fazer uma avaliação com base nas características reais do produto em questão.

 – Apresentar depoimentos dos compradores: referências de outros compradores são sempre muito bem vistas pelos usuários e se apresentam como um recurso favorável no ato de decisão de compra. Ao disponibilizar comentários de outros consumidores, a loja virtual pode ganhar novos clientes e mostrar que os seus serviços são confiáveis.






Escrito por: Equipe Guia-se









Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital
Fale com um de nossos consultores