17 nov 2016

Como se destacar no Marketing Digital

Planejamento Estratégico




Como se destacar no Marketing Digital
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Como se destacar no Marketing Digital ?



Com mais de 120 milhões de pessoas com acesso à Internet no Brasil, não é preciso muito esforço para constatar que as mídias digitais já deixaram, há muito tempo, de ser a “mídia do futuro”. Atualmente, o público e as empresas marcam presença em peso na Internet, e ela se tornou o espaço mais acessível e eficaz para a promoção do seu negócio.

Por isso, o Marketing Digital – ou o Marketing nas Mídias Digitais – tornou-se um instrumento valioso para se atingir, com precisão, o público-alvo de uma empresa. As características das mídias digitais permitem esse direcionamento preciso, bem como um estudo do comportamento do consumidor que deve ser alcançado.

De fato, com um investimento relativamente baixo é possível direcionar, de uma forma bem direcionada, a promoção do seu negócio junto a seu público e obter resultados positivos conforme seus objetivos. Tudo depende de se adotar uma estratégia certeira. Há muitos caminhos na Internet, mas é preciso escolher aquele que, de fato, atinge os objetivos desejados.

Como se destacar na Internet?

Apesar de a Internet ter se tornado uma mídia que está no dia a dia de uma parcela grande da população, vale uma dica importante: não basta estar presente, de qualquer maneira, na Internet para alcançar um bom retorno na promoção do seu negócio; é preciso definir a estratégia mais adequada para que o seu negócio sobressaia em meio ao oceano de informações que a Internet oferece.

Em poucas palavras, não basta estar na web. É preciso destacar-se nela. A concorrência também está presente nessa mídia. E há muitos outros focos de atenção espalhados pela Internet que, de certa forma, competem pela atenção e pelo bolso dos seus clientes. Se uma boa estratégia não for bem desenhada, seu negócio corre o risco de permanecer à sombra de quem executa uma estratégia mais assertiva e mais atraente.

O dinamismo da Internet

Além dessa enorme multiplicação informativa nos meios digitais, é preciso ter em conta que a Internet evolui com enorme rapidez. Com seu dinamismo próprio, a Internet que conhecemos hoje tem pouco a ver com a Internet de 15, 10, 5 anos atrás.

Novos serviços, novos aplicativos, novas atrações, novas maneiras de consumir informação, novos dispositivos, novas tecnologias não param de aparecer. Se uma estratégia de Marketing Digital funciona muito bem hoje, nada garante que ela seguirá eficiente daqui a um ou dois anos.

Por ser uma mídia em constante evolução, contar com o apoio de um especialista em Marketing Digital é essencial para se destacar nesta mídia tão dinâmica. A Internet evolui, e as estratégias precisam ser repensadas continuamente. O papel de um especialista em Marketing Digital é este: acompanhar de perto todas as evoluções das tecnologias e dos novos padrões de comportamento do consumidor digital para oferecer aos clientes, dos mais variados ramos de negócios, a estratégia melhor desenhada e mais adequada aos seus negócios.

Foco nos resultados

O objetivo de uma estratégia de Marketing Digital deve ser a obtenção de um resultado concreto desejado. Cada cliente elege o seu objetivo prioritário: reforçar a marca da empresa em sua localidade, converter uma promoção em vendas, informar novos serviços e produtos disponíveis, relacionar-se com seu público etc.

Esse objetivo precisa estar muito claro e muito bem definido, pois em função dele as estratégias de Marketing Digital serão desenhadas. As ferramentas para se alcançar esse objetivo são inúmeras. Atualmente é possível contar com uma boa página web, landing pages para captação de leads, distribuição de e-books, atuação nas mídias sociais, destaque nos motores de buscas, e-commerce, email marketing, marketing de conteúdo, aplicativos web, etc.

Este é mais um papel do consultor em Marketing Digital: propor as ferramentas mais adequadas e que se ajustam ao orçamento disponível do cliente. São tarefas que fazem parte do Planejamento Estratégico Digital: uma metodologia que permite mapear a presença de sua marca na web, a atuação dos concorrentes, a localização e o comportamento do seu público etc. Planejar é essencial para que a estratégia seja adotada com maior precisão. Ações sem fundamentos não garantem resultados.

Como é um projeto de Marketing Digital?

O ponto de partida para um planejamento estratégico de Marketing Digital é o conhecimento do público do seu negócio: onde ele está? Qual o seu desejo pelo seu serviço ou produto? Como ele se comporta na Internet? Como atingi-lo? Quais as palavras-chaves que ele usa para buscar o seu produto? Quais são os sites consultados?

Na Internet, o comportamento do público pode ser mais imprevisível do que o de um consumidor das mídias tradicionais. Nos ambientes digitais, a dispersão é grande o cliente pode facilmente trocar o seu site por um concorrente, encontrar páginas com serviços semelhantes, comparar preços com a concorrência etc. Por isso é importante definir com clareza o objetivo desejado.

Ao mesmo tempo, é possível identificar entre os principais concorrentes as estratégias adotadas e identificar o “benchmark“, isto é, o ponto de referência entre os rivais. Esse ponto é o que deve ser adotado como meta a ser atingida e superada.

Vale acrescentar que a estratégia de Marketing Digital permite, graças à flexibilidade das Mídias Digitais, estabelecer planos de ação que se desenvolvem e ganham corpo progressivamente. Não é imprescindível iniciar uma estratégia com um pacote amplo de ferramentas. As mais essenciais são inicialmente desenvolvidas e outras vão se incorporando pouco a pouco ao projeto, até se atingir o estágio de uma sólida presença na web. Tudo feito de forma organizada e progressiva, conforme os resultados comecem a surgir.

Apoio nas estratégias

Como se vê, apesar das mídias digitais possuírem uma relativa facilidade de entrada para negócios de qualquer porte, uma boa presença digital supõe o apoio e a orientação de um especialista. A Internet é uma mídia com inúmeras peculiaridades, difíceis de serem totalmente abarcadas por alguém que não tenha um foco de atenção totalmente centrado nelas.

Sem esse apoio especializado, o risco de um investimento, ainda que não muito alto, sem resultado nenhum, é elevado. Para evitar essa situação, vale a pena contar com a orientação de um consultor em Marketing Digital da Guia-se aqui na cidade de Araguari. Ele terá condições de lhe apresentar um plano de Marketing na Internet compatível com o porte de sua empresa e sob medida à sua estratégia de promoção do seu negócio. Fale com a gente! Adote uma estratégia vencedora para o seu negócio se destacar na Internet!






Escrito por: Leonardo Mendes Carvalho Buiatti


Formado em Administração de Empresas – ESAMC Uberlândia e Pós-Graduado em MBA de Gestão de Projetos – ESAMC Uberlândia, possui cursos de Capacitação em AdWords - Google Expert (Educação Corporativa Veduca), Facebook para Negócios – (Cursos iPED) e Princípios do Web Design – (Cursos iPED).
Com experiência nas atividades de criação de site, mídias sociais, links patrocinados, otimização de sites, email marketing e muitas outras soluções digitais para negócios na internet.







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