27 jul 2016

Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa

Planejamento Estratégico




Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa
Dê uma nota!




Guia-se - Agência de Marketing Digital - Marketing de Conteúdo


As estratégias de marketing digital estão cada vez mais comuns na comunicação das empresas. O mercado e o consumidor mudaram de tal forma que, atualmente, quem não se dedica a uma boa campanha de comunicação não consegue um décimo do mercado.

Isso acontece porque todos os dias, surgem novas empresas com produtos semelhantes de qualidade bem similar também. Pense na sua empresa, no seu nicho de trabalho: fazendo uma pesquisa fiel da concorrência, quantas empresas apareceram nos últimos seis anos? Dessas empresas, quais realmente possuem um diferencial notável?

As soluções comercializadas pelos negócios estão com qualidade tão parecida, que hoje não é esse o parâmetro no momento de compra.

A qualidade do produto virou uma obrigação com tanta competitividade, e hoje as empresas precisam descobrir formas diferenciadas de encantar seus clientes para que eles permaneçam com a empresa e ajudem a conquistar outros através de um discurso de cliente satisfeito.

Sei que parece complexo e meio difícil, mas existe uma forma prática de fazer isso: investindo em uma estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa.

O que é marketing de conteúdo ?

Com tantas empresas vendendo soluções para o mesmo problema, mas pessoas não querem e não precisam mais ser “compradas” e induzidas a fechar negócio com a empresa mais persistente – elas querem ser educadas para tomarem suas próprias decisões.

Vamos pensar no seu dia a dia, na forma que você escolhe onde fazer seus investimentos: quando você vai trocar de telefone ou comprar uma TV nova, você pesquisa sobre os modelos que acha interessante? Busca informações sobre cada um deles e a opinião de pessoas que já usaram para saber se vale a pena ou não? Acredito que sim.

E é esse o caminho natural que o novo consumidor tem traçado: uma pesquisa aprofundada de quais são as melhores opções para resolver o problema dele e, principalmente, como estão os que já “ousaram” em usar determinados produtos ou serviços.

O marketing de conteúdo entra justamente nesse momento: trata-se de uma estratégia que estimula a produção de conteúdo relevante para o seu público de forma a educá-lo para tomar suas próprias decisões no momento da compra.
O que acontece aqui, no entanto, é que o blog da sua empresa sendo uma forte fonte de informação relevante e de qualidade, ele se torna uma referência, e acaba gerando valor para os leitores, fazendo com que aumente a percepção positiva da sua marca e acabe gerando mais vendas – não porque você foi invasivo em um anúncio, mas porque o cliente realmente gostou do seu conteúdo e confia em você!

Por que investir na estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa?

A estratégia de marketing de conteúdo é a forma perfeita de fazer bons negócios com o novo mercado consumidor. Trata-se de atrair potenciais clientes e ir educando-os até o momento da venda.

O pós venda também existe, como estratégia de fidelização e encantamento, fazendo com que o atual cliente continue com contato com a marca, recebendo conteúdos que podem ajudá-lo no dia a dia.

Essa estratégia de fidelização é fundamental para a situação econômica que estamos vivendo. Com a crise aterrorizando os empreendedores, é preciso ter uma cartela de clientes fixos que permanecerão com a empresa para o que der e vier – e serão promotores da marca quando algum amigo ou parente pedir uma dica sobre melhor empresa para comprar tal produto ou contratar um serviço específico.

Outro ponto fundamental do marketing de conteúdo é seu valor de investimento. Ao contrário das grandes campanhas tradicionais, o marketing de conteúdo segue a mesma linha de todas as estratégias de marketing digital: o baixo valor de investimento.

Claro que, se a sua empresa tiver um budget alto para campanhas de marketing, você pode aumentar os seus investimentos nessa área. No entanto, até aqueles negócios que são de pequeno e médio porte podem e devem investir nesse tipo de estratégia.

Mais uma vez, acompanhando também sua descendência do marketing digital, a estratégia de marketing de conteúdo é facilmente mensurável, permitindo que você identifique onde foram os pontos de maior e menor acerto, possibilitando a otimização dos investimentos e o aumento dos resultados!

Como investir na estratégia de marketing de conteúdo?

Ok! Agora que você já entendeu um pouco o que é e quais as vantagens do marketing de conteúdo, é hora de traçar o roteiro de execução. Vamos lá?!

1. Definição dos objetivos

O primeiro passo, como em toda estratégia de marketing, é definir os objetivos da sua estratégia.

O que você pretende com o marketing de conteúdo?

Existem alguns mais comuns e realmente possíveis de atingir com o marketing de conteúdo.
Gerar engajamento com a marca;
Gerar brand awareness;
Educar o seu mercado de atuação a respeito da sua empresa e solução;
Gerar leads;
Gerar vendas;
Diminuir o custo por cada venda realizada;
Aumentar o tempo de vida do cliente e seu valor para a empresa.

2. Descobrindo quais são os KPIs do seu negócio

Com objetivos definidos, é hora de encontrar os KPIs para cada um deles.

Os KPIs são indicadores chave de performance, e representam basicamente as métricas que você precisa acompanhar para saber se a sua estratégia está dando certo ou não.

Curtidas no Facebook, aumento do número de seguidores no twitter, aumento de visualizações nos vídeos que a sua empresa posta no youtube e até número de visitas em seu blog ou site institucional;
Compartilhamento nas redes sociais também é uma métrica considerável para estratégias de engajamento, juntamente com o número de páginas que foram visitadas no site no último mês, diminuição da taxa de rejeição do blog ou site e o aumento do número de comentários nas postagens da sua empresa;
Para aquelas empresas que buscam educar o mercado, são KPIs válidos o número de páginas visitadas dentro do site e, por exemplo, a quantidade de pessoas que se inscreveram para receber a newsletter da sua empresa;
Se o seu objetivo é gerar leads, são KPIs fundamentais o número de conversões nas landing pages e o aumento da base de contatos da sua empresa;
A geração de vendas como objetivo pode ser medida pelo número de vendas realizadas e a proporção de vendas por número de leads gerados;
Para quem quer vender mais com um menor custo, é preciso acompanhar a média de tempo investido para a realização de cada venda, além do CAC, popularmente conhecido como custo de aquisição de cliente;
Sobre aumentar o tempo de vida e lucro que o cliente dá para a sua empresa, precisamos acompanhar a evolução do tempo de contrato assinado por cada cliente, para saber se estamos conseguindo mantê-lo por mais tempo dentro da empresa.

3. Conheça seu público alvo e descubra quem são suas personas

Com seus objetivos e KPIs em mãos, é hora de dar mais um passo. Descubra quem é o seu público alvo através do estudo de personas.

Aquela ideia padrão de que o público pode ser definidor por faixa etária e sexo não faz mais sentido.

Precisamos dar nome para essas pessoas e descobrir do que gostam, o que possuem como objetivo, quais são suas maiores dificuldades no dia a dia, como a sua empresa pode ajudar e quais são as objeções de compra mais comuns que elas podem apresentar.

4. Descobrindo quais canais e ferramentas são mais adequadas para a sua estratégia de marketing de conteúdo

Sabendo quem são suas personas, conseguimos definir os canais onde a estratégia de marketing de conteúdo será veiculada.

Esse público que você pretende atingir consome conteúdos em qual formato? Texto? Vídeos? Infográficos? E, normalmente, buscam esse conteúdo em quais plataformas sociais? Tudo isso é fundamental para conseguirmos otimizar os investimentos nos canais certos.

E, tratando-se de ferramentas, é preciso identificar aquelas que melhor atenderão os seus objetivos de automação de marketing, mensuração de resultados e acompanhamento do desempenho e performance da estratégia.

5. Criação do plano de conteúdo da sua empresa

Sabendo agora quais são as maiores dificuldades, objetivos e objeções das pessoas que você quer atingir, é hora de pensar em um plano de conteúdo que responda todas essas dúvidas.

Realize sempre uma boa pesquisa de palavras-chave para garantir que usará os termos fundamentais de pesquisa.
O primeiro plano de conteúdo será estruturado com base apenas nas palavras chave e nas especificações de personas que conseguimos levantar.

Com base no dia a dia e na mensuração de resultados, você pode (e deve) ir trabalhando o seu plano de conteúdo pensando nos artigos e materiais que despertaram o maior interesse das pessoas, otimizando sua estratégia e tratando de assuntos que estão sendo mais relevantes para o seu público naquele momento.

6. Estruturação da estratégia de promoção de conteúdo

Fundamental também planejar a forma com que esse conteúdo será promovido.

Analise os canais estratégicos considerando o interesse da sua persona e crie um plano de ação para cada um deles, considerando frequência de postagens, abordagem, etc.

7. Mensuração de resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo

Ao final de cada mês, é interessante mensurar os resultados para conseguir otimizar para a próxima etapa. Analise os KPIs considerados fundamentais para a realização do seu objetivo e estruture um plano de ação para melhorar os seus números.

Também é possível e bem recomendado que você analise os KPIs com base nos canais de aquisição.

Dessa forma, você descobrirá qual canal tem dado mais resultado para a sua empresa e quais realmente não estão fazendo muita diferença nos números finais.

Com essas informações em mãos você poderá otimizar a sua estratégia e melhorar a evolução para o alcance do objetivo final.

Gostou e quer saber mais? Entenda de uma vez por todas o que são buyer personas e como criá-las! Está na hora de mudar o seu negócio!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content!






Escrito por: Equipe Guia-se







Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa
Dê uma nota!


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?


Please leave this field empty.