13 fev 2017

O que você pode fazer hoje para gerar mais leads no seu site

Planejamento Estratégico








Sua equipe investe todo seu conhecimento e experiência e coloca todos os esforços em fazer um site atraente, ideal para uma excelente experiência do usuário, fácil de navegar e otimizado com técnicas de SEO.

Não é frustrante pensar que todo esse trabalho no fim das contas não rende uma ferramenta vendedora? E deveria ser porque, na verdade, esse pensamento não tem nada de realista. Engana-se quem acredita que o site da empresa precisa ser meramente institucional e não pode ter uma linguagem vendedora.

Sabemos que não é tarefa simples transformar um site em uma ferramenta de venda, mas se as pessoas estão visitando o site significa que elas têm alguma necessidade e, de fato, precisam de alguma informação. Por isso, não podemos descartar a possibilidade destas pessoas serem leads qualificados.

Finalmente, seu site precisa estar pronto para educar esses leads, conquistar sua confiança e fazer com que sua equipe de vendas receba mais possibilidades de melhorar os resultados do negócio.

Primeiro passo: conquistando os visitantes para gerar leads

É preciso reconhecer a força que o site pode ter na transição de fases em que um “estranho” chega ao site, se torna visitante, lead, cliente e, por fim, um importante divulgador do seu negócio, porque é assim que o site deve responder ao seu investimento nele.

É comum encontrar empresas ainda relutantes em investir em melhorias no site e a verdade é que estão perdendo oportunidades valiosas. Se você ou as equipes de marketing e vendas andam frustrados pela falta de oportunidades criadas por meio do site significa que a estrutura não está configurada da maneira ideal.

Para ser bem-sucedido nessa árdua tarefa de gerar cada vez mais leads, o site precisa, obviamente, receber mais visitantes. Se você não tem conhecimento sobre como anda o tráfego do seu site, em primeiro lugar é preciso tomar ciência desses dados, com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. A partir daí é possível saber como os visitantes chegam ao seu site, onde passam mais tempo, que ações elas tomam, por onde saem etc. Se o tráfego for baixo, significa que você vai precisar realizar ações para aumentar o número de visitantes. Ao mesmo tempo o conteúdo e estrutura do site devem ser aprimorados para oferecer uma experiência positiva.

Uma boa estratégia de inbound marketing cumpre com eficácia o papel de gerar visitantes, ainda mais se for implementada assim, logo no início. O objetivo de lançar mão do inbound marketing é justamente melhorar os resultados com conteúdo de qualidade, portanto, é a união ideal para quem deseja explorar o site como ferramenta de venda.

Como o inbound marketing torna um site vendedor

Agora que você já sabe que precisa estruturar a base para valorizar e gerar os leads, vamos falar sobre o que você pode fazer para tornar o site ainda mais vendedor, afinal, apenas atrair os visitantes não é suficiente. Seu desafio é mantê-los navegando pelas páginas. Confira algumas dicas do que acontece na estratégia de inbound marketing para que o site seja realmente vendedor:

– Conteúdo deve contar a história certa, na hora certa

Sites construídos para serem apenas fonte de informações institucionais tendem a falar exclusivamente do próprio negócio, seus produtos ou serviços. Mas no inbound marketing a ideia central está em educar os visitantes a fim de conquistar sua confiança para que eles se tornem clientes. E um conteúdo que fala somente da empresa não é exatamente uma fonte de informação que vai educar uma pessoa sobre sua área de atuação. Então ela vai abandonar o site e seu negócio perderá mais um possível lead qualificado.

Por isso, a forma de como sua empresa se comunica com os clientes e a mensagem que entrega deve ser diferente na estratégia de inbound marketing. O que determina conteúdo e momento certos? Um visitante pode apenas buscar informações, enquanto um lead pode estar comparando preços e diferenciais entre os concorrentes.

Sendo assim, para cada momento deve haver um conteúdo específico e assim o inbound marketing se mostra efetivo.

 – A navegação deve guiar o visitante para outras ações no site

Além da preocupação em ter um site facilmente navegável, lembre-se que as páginas não podem demorar para carregar, o conteúdo deve ser relevante e o design tem que ser agradável, entre outras características básicas. Assim é mais provável que o visitante queira permanecer no site e procurar outras páginas para encontrar a informação que ele precisa e, melhor ainda, ser surpreendido em como seu negócio pode ajudá-lo a ser mais bem-sucedido.

Algumas ações como call-to-actions (CTAs) são fundamentais como esforço para atingir o objetivo de fazer o usuário “se locomover” no seu site, por exemplo, assinando a newsletter, clicando em artigos nos blogs, compartilhando conteúdo etc. Além de relevante, os CTAs devem se destacar nas páginas do site, contribuindo para gerar mais leads em sua empresa.


Como gerar leads


 – Explore ferramentas e mensure as métricas

Para determinar se os leads são realmente qualificados, você vai precisar de ferramentas de automação de conteúdo e marketing para analisar as métricas com informações valiosas. A análise das métricas permite, ainda, que você crie ofertas específicas para aquelas páginas que mais fazem sucesso entre os seus leads. São essas informações concretas que vão te orientar na tomada de decisões futuras em relação ao site, permitindo que elas sejam tomadas com base em dados precisos e não em opiniões vagas, que podem te deixar no escuro.

Dica importante: as mudanças sugeridas para gerar leads não devem exigir mais que algumas horas e não devem se estender por dia ou semanas, já que elas são focadas no conteúdo e na disposição das informações. Mas, se você acredita que o site atual requer mais que apenas pequenas mudanças, então talvez seja necessário uma análise minuciosa e ajustes mais elaborados. Ao realizar qualquer adaptação no site é necessário considerar os dispositivos móveis e suas particularidades: o site não existe mais apenas no desktop, mas em telas pequenas e cada dia mais acessadas.

Artigo produzido pela equipe Agência Inbound






Escrito por: Equipe Guia-se









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