08 mar 2017

Como ganhar dinheiro no Instagram em 2017

Planejamento Estratégico








Para saber como ganhar dinheiro no Instagram você precisa entender como ele funciona e como os usuários dessa rede se comportam diante das marcas

Se você já utiliza as redes sociais para potencializar os seus negócios, já deve ter pensado como aproveitar o grande fluxo de pessoas para vender mais. Antes de mais nada, você deve ter em mente que, seja qual for a mídia digital escolhida, os usuários reunidos ali estão dispostos a consumir conteúdo e interagir. Esse pode ser uma bom caminho para quem quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, por exemplo.

O ambiente é propício para que sua marca divulgue os produtos e/ou serviços. O alcance no Instagram para Empresas pode, inclusive, surpreendê-lo. Um bom trabalho nesta rede social trará visibilidade para a sua marca e, consequentemente, novos negócios. Mas, é claro que você pode apostar em algumas estratégias para que esse processo seja ainda mais eficaz. Quer saber como ganhar dinheiro no Instagram fazendo pequenas alterações na sua forma de postar conteúdo e interagir? Continue lendo este artigo.

Engajamento e conversão: como ganhar dinheiro no Instagram?

Se você ainda não se deu conta disso, chegou a hora de entender o que significa experiência do usuário. Sim, nas suas redes sociais você também precisa oferecer aos usuários a melhor experiência possível, assim como no seu site, blog, aplicativo… Por isso, vale repensar a forma como e quando você posta seus conteúdos, a qualidade das suas imagens e hashtags, o estilo do seu texto.

COMO GANHAR DINHEIRO NO INSTAGRAM

Que tal contar uma boa história?

Quem não gosta de ouvir ou assistir a uma boa história? Essa pode ser a sua estratégia no Instagram. A forma como você posta suas imagens pode contar uma história com começo, meio e fim. Se você já oferece um produto/serviço de qualidade, faz boas fotos e tem preço competitivo, essa “historinha” tornará a experiência do usuário ainda mais interessante.

O foco aqui é criar sua persona – o consumidor ideal – com as principais características do seu público alvo. Essa persona deve ter nome, idade, profissão, desejos, problemas, etc. Se for usar uma modelo, que é muito melhor do que um manequim ou um fundo branco, escolha alguém com quem essa persona se identificaria. O seu cliente precisa se ver naquela imagem, entendeu?

Para que a sua história seja ainda mais real, não esqueça de contextualizar, aproveite temas ou situações do cotidiano para trazer o usuário para perto do seu negócio. Será muito mais fácil fazer ele interagir assim.

Facilite a compra

Você já deve ter passado por essa situação: gostar de um produto no Instagram, mas que não tem informações, nem mesmo o preço ou como comprar. Resultado: desiste da compra. Se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram não esqueça: facilite a vida do usuário. Ele quer solução e não problemas!

Infelizmente, algumas empresas preferem não divulgar informações nas redes sociais, a fim de encaminhar o usuário para o site. Elas não estão erradas, o Instagram é uma excelente fonte de tráfego e quanto mais visitantes no seu site, maior a chance de conversão. Entretanto, é preciso levar em consideração que as pessoas estão cada vez mais sem tempo e querem resolver rapidamente uma compra para continuar suas atividades, por isso, forçar o usuário a acessar o site é, talvez, perder aquele micro-minuto que o consumidor dedicou ao seu negócio.

Quanto mais claras estiverem as informações sobre os produtos, as formas de pagamento e envio das compras, mais dinâmico será a sua relação com o usuário/cliente. Você pode colocar a disposição um contato para WhatsApp e assim não precisa se aprofundar tanto nas informações, deixando as dúvidas para serem respondidas no app de mensagens. Outra opção é usar o próprio Direct Message do Instagram para passar preços, retirar pedidos e encomendas e informar formas de pagamento.

Na imagem, não esqueça de colocar informações pertinentes como o tamanho do objetos, as cores disponíveis, a faixa de preço e seu contato no Whatapp. No Instagram, os links não ficam clicáveis na legenda das fotos, então aproveite a “Bio” para colocar o link para o seu site, para um promoção específica anunciada em algum post ou até para a página de um produto específico que está sendo muito procurado. Só não esqueça de avisar na legenda que o link está na “Bio”. Colocar o link na legenda não vai ajudar, só atrapalhar.

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Imagem boa é imagem exclusiva

O Instagram é, antes de mais nada, uma mídia social de compartilhamento de imagens, por isso, o foco são elas: as imagens. Se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, lembre-se que são as fotos que vão conquistar o seu público. É claro que as informações sobre os produtos e serviços são importantes, mas o Instagram funciona como uma grande vitrine digital. Se o usuário não gostar do que ver, dificilmente vai para para saber mais sobre aquela imagem.

Basicamente, todo o conteúdo postado nesta rede é visual e são as fotos e artes que vão aguçar desejo das pessoas, inclusive nos anúncios (patrocinados). O próprio Instagram já informou que 72% dos clientes dizem que as fotos de um produto na rede social aumentam as suas chances de compra. A rede ainda reforça que 38% dos entrevistados afirmam realizar compras com frequência a partir de produtos encontrados no Instagram.

Faça suas próprias fotos. Utilizar imagens de banco de imagens ou de outros negócios pode ser um “tiro no pé”. O usuário pode desconfiar ou até sentir-se enganado. Quando você publica algo novo, uma foto inédita, uma arte exclusiva, além de cativar o público você também estará reforçando a sua marca.

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Foto precisa ter qualidade e ponto final!

Nós podemos ficar horas falando sobre a importância da qualidade das suas imagens. Mas vamos ser claros e rápidos: foto precisa ter qualidade. Atualmente, isso não é tão difícil assim. Um bom celular já resolve metade dos seus problemas. O ângulo e a iluminação das fotos também são importantes. Você tem apenas alguns segundo para conquistar o usuário, então sua imagem precisa ser “clean” sem textos demais e com foco no que realmente importa.

O mesmo vale para os vídeos. Cuidado com a qualidade do áudio, o tempo de duração, a movimentação da câmera. Isso vai influenciar sua audiência e, consequentemente, suas vendas.

Credibilidade é credibilidade

Para passar mais credibilidade, algumas marca apostam em selfies de clientes e até “prints” de comentários dos clientes a respeito de uma compra. Essa é uma estratégia que pode dar muito certo se a sua marca ainda não é conhecida o suficiente. Dar segurança ao cliente ajudará você a vender mais nas redes sociais. Além disso, ao observar pessoas reais consumindo, os usuários se identificam com elas e também ficam tentados a comprar.

Outra opção para aproximar o cliente da sua marca e vender no Instagram é postar fotos do dia a dia da empresa. Se o produto é feito no local, vale postar fotos da produção ou até de um lote que acaba de chegar para despertar o interesse das pessoas. Isso vai ajudar as consumidores a lembrarem que a sua marca também é feita por pessoas. Aposte na proximidade com o cliente para saber como ganhar dinheiro no Instagram.

Esteja pronto para atender seu público

Você também já deve ter passado por isso: enviar uma perguntar e nunca receber uma resposta. Ou pior, receber a resposta quatro meses depois, com um pedido de desculpa e o link para o site da empresa. Terrível!

Os usuários do Instagram querem agilidade. Se este usuário gastou alguns minutos do dia enviando uma mensagem ou um comentário, ele merece sua atenção. Responda todas as dúvidas, agradeça os comentários positivos e peça desculpa quando errar. Esta pessoa se interessou pelo seu negócio, você precisa demonstrar seu interesse por ela também.

A melhor forma de fazer isso é organizar o seu atendimento. Marque horários para checar as mensagens e todos os comentários. Não deixe que ninguém espere demais pelo seu contato. O ideal seria ter uma resposta imediata, mas nem sempre isso possível. Então, responda o quanto antes e solucione o problema. Nada de mandar o usuário para o site sem nenhuma orientação. A falta de resposta ou a demora no atendimento podem passar a sensação de descaso para o potencial cliente.

Instagram Ads

O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais 600 milhões de usuários. Ela é a segunda rede social mais acessada no Brasil. Ou seja, uma excelente oportunidade de investimento para quem quer saber como ganhar dinheiro no Instagram. O Instagram Ads é a plataforma de anúncios da rede. É possível veicular fotos, vídeos e carrossel de imagens. Nos anúncios, é possível incluir botões para ações e determinar o seu objetivo com o post patrocinado. As opções são: gerar cliques e conversões no seu site, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, entre outros.

Além disso, os anúncios têm grande possibilidade de segmentação. Assim, você pode direcionar o seu post patrocinado para que ele apareça para determinada faixa etária, localização e interesses. Esses são os parâmetros de segmentação definidos pelo Facebook, dono do Instagram:

– Idade

– Gênero

– Localização geográfica

– Interesses gerais

– Interesses de consumo

– Dispositivos e sistemas de acesso

– Momentos da vida

– E públicos personalizados

Vale levar em consideração que não é muito recomendado colocar texto nas imagens, mas, se for preciso, não ultrapasse os 20% da área da imagem/foto. Limite-se a usar 300 caracteres nas legendas. Fale sobre seu produto ou serviço de forma clara, ressalte as qualidades e use hashtags estrategicamente. Os vídeos pode ter de 5 e 60 segundos, mas lembre-se ninguém vai assistir até o final se você não chamar atenção nos primeiros segundos. Se por algum motivo o anúncio não der bons resultados, pause aquela ação e teste outro modelo. Não perca dinheiro.

Como ganhar dinheiro no Instagram: tem novidade vindo aí

Se você usa um perfil comercial no Instagram, saiba que algumas empresas já desenvolveram ferramentas que permitiram que os usuários comprem diretamente pelo app. A novidade ainda não chegou no Brasil, mas promete revolucionar a forma de vender pelo Instagram. É como se o usuário estivesse em um e-commerce, só que muito mais prático. A dica é estar preparado para quando isso acontecer. Essas plataformas são integradas site da empresa e permite que o usuário pode compre o produto anunciado na rede sem sair da interface do aplicativo, com segurança e agilidade.

Resumo para saber como ganhar dinheiro no Instagram:

 – Defina o seu público, crie um perfil para negócios e mantenha sua identidade visual.

 – Produza boas fotos, desenvolva artes interessantes, grave vídeos curtos, claros e pertinentes.

 – Converse com o seu público, interaja, responda dúvidas, agradeça e peça desculpas quando precisar.

 – Limite-se ao que realmente importa, não faça postagens em excesso.

 – Anuncie. Posts patrocinados vão atingir o público que ainda não conhece sua marca.

 – Prepare-se para crescer. Tenha um planejamento, pois suas ações podem viralizar e as vendas aumentarem de repente

 – Evite discussões. Saiba quando é a hora de voltar atrás, o cliente sempre tem razão.






Escrito por: Equipe Guia-se









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