BLOG

Como funciona o marketing de performance

23 nov 2021

Marketing de Performance

“O que pode ser medido pode ser melhorado”. Essa é uma frase do consultor e analista financeiro Peter Drucker, que serve como base para o marketing de performance, que tem índices e métricas como ponto principal.

Você sabe como ela funciona? A seguir, falaremos sobre o que é marketing de performance e como usá-lo a seu favor. Confira e invista sem medo!

O que é marketing de performance

O marketing de performance é uma estratégia na qual todas as ações são definidas a partir da análise de dados. 

Com a ajuda de métricas chamadas de KPIs, é possível avaliar o desempenho de cada uma das mídias de performance, como o Facebook Ads e o Google Ads. Além disso, você visualiza taxa de cliques, taxa de conversão e outras informações relevantes sobre o anúncio do seu produto ou serviço.

O marketing de performance também é muito importante para reconhecer gargalos em campanhas de marketing e corrigi-los o quanto antes para evitar prejuízos. “O que é medido pode ser melhorado”, lembra?

Uso de KPIs

Mas afinal, como é feito o uso de KPIs? Aqui estão alguns indispensáveis para um bom marketing de performance



Visitantes

Esse KPI se refere à taxa de conversão de visitantes para leads. Basicamente, mostra quantos usuários visitaram seu site e embarcaram efetivamente na jornada de compra, até o final.

Impressões

A empresa deve sempre ficar de olho nas impressões do anúncio. Isto é, na quantidade de vezes em que ele foi mostrado para o público. Ela é separada de acordo com as redes sociais usadas (Facebook, Instagram, Google Adwords e por aí segue). 

CTA

CTA, ou call to action, é o link de uma página que leva o usuário a realizar alguma ação. Podem ser palavras-chave como “saiba mais” ou “acesse agora”, e têm como objetivo levar o consumidor a avançar em seu processo de conversão online. 

Custo por Cliente

O custo por cliente, ou CPC, se trata do investimento médio em esforços diretos para trazer aquele cliente definitivamente para a empresa.

Custo por mil

O custo por mil é a métrica de desempenho que define qual é o valor cobrado quando os anúncios são exibidos a cada mil vezes. É essencial para melhorar a qualidade técnica de um anúncio.

Custo por lead

Já o custo por lead avalia qual é o valor pago em cada campanha por cada lead. Ela é importante porque nem todo lead se torna um cliente, então é fundamental manter o custo baixo o suficiente para manter as margens, uma vez que muitos leads são necessários para concluir um negócio.

Receita

Por fim, a receita é baseada na venda de produtos, realizada com uma frequência pré-determinada. É uma forma de medir a eficiência dos anúncios mensalmente, durante um determinado período.

Como implementar marketing de performance

Agora é hora de entender como implementar o marketing de performance. Antes da análise de métricas e KPIs, é preciso traçar um objetivo dentro do planejamento estratégico: aumento da taxa de cliques, redução do custo por clique, entre outros.

É fundamental pensar também em quais canais de divulgação são mais adequados de acordo com a persona. E, é claro, no budget, ou seja, na divisão de valores investidos em cada canal.

Para finalizar, é fundamental acompanhar as métricas e realizar o famoso teste a b. Ele permite alterar variáveis do anúncio dentro de determinada rede social, como público ou posicionamento, para verificar se a estratégia está fazendo sentido.

E então, você sabia de tudo isso sobre o marketing de performance? A Guia-se está pronta para ajudar você a executar essa estratégia com sucesso.

Por isso, se você está interessado, entre em contato conosco e conheça essa e outras soluções de marketing digital!

Nossas unidades

SOMOS + DE
160
AGêNCIAs

Brasil: 16 estados | 77 cidades