BLOG – SEO

Como fazer um site versão mobile

15 jun 2022

Como fazer um site versão mobile: descubra se o seu site é compatível

Algumas pesquisas afirmam que mais da metade dos brasileiros com acesso a internet, acessam sites através dos dispositivos móveis (mobile), e a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Então, quando falamos sobre a importância de ter um site, falamos também da importância de ser um site adaptado para mobile.

Você já tem um site, e quer saber se ele é adaptado, ou como adaptá-lo? Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre sites versão mobile!

Descubra se o seu site é compatível

Para assegurar que o seu site é compatível com dispositivos móveis, você deve garantir que ele possua uma estrutura responsiva. Isso significa que o seu site deve ser capaz de se adaptar a diferentes tamanhos de tela e formatos de dispositivo, afinal, temos diversos modelos de smartphones no mercado.

Além disso, é importante ter em mente que os usuários de dispositivos móveis tendem a navegar na internet de forma diferente dos usuários de computadores desktop. Por isso, é importante oferecer um conteúdo otimizado para dispositivos móveis e uma boa experiência de navegação.

Faça testes A/B entre a versão desktop e a versão mobile do seu site

O seu site pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular, mas é importante fazer testes A/B para verificar qual versão está gerando mais resultados. Isso pode ser feito analisando o número de acessos e o tempo de permanência em cada versão do site.

Os testes A/B permitem comparar a eficácia de duas versões de um site, geralmente a versão desktop e a versão mobile. Esses testes podem fornecer insights valiosos sobre o que funciona melhor para os seus visitantes e, assim, ajudar a melhorar as taxas de conversão do seu site.



Exemplo de teste A/B

Uma forma prática de fazer esse teste.

1. Abra o site no desktop e veja se a visualização está correta;

2. Clique no botão direito do mouse e, em seguida, clique em “Inspecionar Elemento”. Ao fazer isso, o site ficará bem menor, ou seja, em uma versão mobile. Observe se é possível ler o que está escrito no site.

3. Diminua a visualização do navegador e perceba se o site se adapta ao novo tamanho. Caso não se adapte, essa é confirmação que demonstra que o seu site não é responsivo.

Dicas para fazer um site responsivo para mobile

Criar um layout verticalizado: como esse é o formato de visualização no mobile, o site precisa ser criado no formato verticalizado. É preferível utilizar também uma única coluna.

Conteúdo objetivo e claro: outro ponto de atenção é ter um conteúdo objetivo e claro. Quem utiliza o site no celular, normalmente está procurando algo mais rápido e fácil. Foque no que realmente importa.

Adicione calls-to-actions: seguindo o que falamos anteriormente, as call to actions são úteis para levar o usuário rapidamente a uma ação.

Se você tem dúvidas se o seu site performa bem no mobile, ou se deseja ter um site para vender mais através da Internet de forma efetiva, entre em contato com a Guia-se. Nós podemos te ajudar!

Nossas unidades

SOMOS + DE
160
AGêNCIAS

Brasil: 15 estados | 70 cidades