01 mar 2017

Como fazer publicidade no Google

Links Patrocinados




Como fazer publicidade no Google
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Você sabe por que é tão importante apostar na publicidade no Google? Podemos mostrar uma série de motivos. O mais importante já é bem conhecido: o Google é de longe a ferramenta mais usada para buscas de informações na internet. Estudos no Brasil da Seara Experian Hitwise mostram que, já em 2015, cerca de 95% das buscas na Internet eram feitas no Google. Ou seja, a sua audiência é imensa!

Além disso, outra vantagem da publicidade no Google é poder fazer anúncios direcionados ao público-alvo da sua empresa. O Google dispõe de ferramentas para que a sua publicidade atinja o seu público desejado, segmentado por variáveis como área geográfica e perfis do público. É um tiro certeiro, sem desperdício de verba publicitária, para alcançar os seus potenciais clientes.

Como funciona a publicidade no Google?

Você já deve ter visualizado várias vezes links em destaque ao se fazer uma busca no Google. Esses são os chamados Links Patrocinados. Uma pessoa faz um busca por um produto que é exatamente aquele que a sua empresa oferece. Caso o seu site não apareça entre os primeiros resultados da pesquisa (que, na prática, são os poucos que o público realmente dá maior atenção), você pode pagar ao Google para que o seu site apareça em destaque.

Portanto, links patrocinados são campanhas de publicidade no Google nas quais você escolhe determinadas palavras-chave que o público usa em suas pesquisas e paga ao Google para destacar sua empresa nos resultados. Você alcança em cheio um potencial cliente que tem interesse pelo seu produto ou serviço. Com esse link patrocinado, o usuário é conduzido ao seu site. Esse tipo de publicidade é chamado no Google de Rede de Pesquisa.

A questão é que pode haver – e há – outras empresas concorrentes que já patrocinam links no Google. Como ele resolve isso? O Google desenvolveu um mecanismo de “leilão de cliques”: a empresa que pagar o maior valor por uma determinada palavra-chave ganha prioridade na exibição do link da empresa. Quem paga menos fica mais abaixo ou aparece em menos horários.

Os links patrocinados são apenas uma das possibilidades de publicidade no Google. Há outros recursos, como o Google Shopping, a Rede de Display, a publicidade no YouTube, entre outras. Elas serão detalhadas mais adiante.

É fácil fazer publicidade no Google?

Apesar da empresa fornecer uma série de tutoriais que permitem que qualquer pessoa aprenda sobre as formas de publicidade no Google, contar com um especialista é vital para se fazer uma campanha eficaz e sem desperdício de recursos. A escolha das palavras-chave que serão patrocinadas, por exemplo, é uma tarefa que exige conhecimento, experiência e dispor de ferramentas adequadas. O seu consultor da Guia-se conta com todos esses recursos.

Outra questão é definir qual valor a ser pago para se patrocinar uma palavra-chave. Nem sempre é necessário pagar um valor tão elevado. Ou se você decidir pagar muito pouco, seu anúncio não terá resultados. Como encontrar o ponto de equilíbrio? Esta é outra tarefa que o seu consultor da Guia-se poderá se encarregar.

Por que contar com a Guia-se?

A Guia-se é uma agência de Marketing Digital certificada pelo Google e tem o selo de Google Partner. Isso permite que todos os seus franqueados disponham de suporte da equipe do Google Brasil e receba treinamentos especiais e materiais exclusivos para que todos façam campanhas eficazes de publicidade do Google.

E essa certificação não é fácil de ser obtida: para contar com o selo Google Partner é preciso participar de treinamentos, hangouts e ter um conhecimento profundo da ferramenta de Google Adwords. Ao final, são feitos testes de aprovação para receber o certificado.

E isso é feito a cada ano! O credenciamento tem validade de apenas 12 meses e precisa ser continuamente renovado. Por isso, a Guia-se está sempre em sintonia com as mais modernas técnicas de publicidade no Google para que nossos clientes recebam o melhor atendimento possível. Caso você queira apostar em publicidade no Google, conte com a experiência e os conhecimentos avançados da Guia-se em Google Adwords para realizar uma campanha certeira e eficaz, sem desperdício de recursos.

Por que o Google é uma ferramenta tão eficiente?

O Google conquistou hoje uma liderança que se deve à enorme sofisticação de seus algoritmos para permitir que os usuários encontrem a informação que realmente desejam em suas buscas na internet. Todos nós sabemos o quanto ele traz informações satisfatórias nas buscas que são realizadas.

Segundo o site Olhar Digital , o Google se serve de robôs (chamados de Google Bots) para vasculhar as páginas oferecidas na web. Quando eles encontram um site novo, ele é anexado aos seus resultados de busca, desde que cumpram os seus principais requisitos. Nele estão indexados mais de 60 trilhões de sites!

E entre tantos trilhões de sites, como ele faz para escolher aquele que será mostrado nos primeiros lugares? Seu algoritmo é tão sofisticado que, em uma fração de segundo, ele pondera entre cerca de 200 fatores para escolher quais sites serão exibidos em primeiro lugar.

E esses resultados variam de pessoa para pessoa, pois ele leva em conta o histórico de buscas de cada usuário, suas preferências e dados geográficos. Esses resultados não têm relação com os links patrocinados, pois os resultados correspondem à sua chamada “busca orgânica”.

Outro detalhe interessante é saber que, desde 2015, mais da metade das buscas feitas no Google são realizadas em dispositivos móveis, como celulares e tables. Por isso, sites otimizados para dispositivos móveis ganham preferência nos resultados exibidos.

Quais são as outras formas de publicidade no Google?

Como foi mencionado, além da campanha de links patrocinados, existem várias outras formas de publicidade no Google. Um deles é o Google shopping, um sistema de resultados de buscas que aparece em destaque no alto da página quando um produto específico é procurado para compra. Muitas empresas cadastram os seus produtos de comércio online no Google visando atingir os clientes que buscam por eles. Quando um usuário faz a busca, esse produto pode ser destacado.

Outra forma de publicidade no Google é a chamada Rede de Display. Trata-se dos anúncios Google que são exibidos em outros sites na web, que possuem elevada audiência e são parceiros do Google. Com eles, a sua marca passa a ser visível em outros portais da web também, e não somente nas Redes de Pesquisa do Google, contribuindo para um trabalho de branding (construção de sua marca).

Também é possível anunciar no YouTube o maior portal de vídeos do mundo, que pertence ao Google. No YouTube é possível fazer anúncios na forma de texto (pequenas chamadas que aparecem em vídeos) ou na forma de vídeos apresentados no início deles.

Conte com um consultor da Guia-se em Araguari!

Em Araguari você tem à disposição o seu consultor da Guia-se, que dispõe de todas as condições para realizar uma campanha eficaz de publicidade no Google, seja qual for o tipo de publicidade mais conveniente ao seu negócio. Além de todo o seu conhecimento e experiência ele dispõe do suporte tanto da matriz da Guia-se quanto do próprio Google Brasil. Dessa forma, sua empresa tem tudo para estar em evidência nas buscas do Google e atrair muito mais potenciais clientes interessados em seu produto ou serviço!






Escrito por: Leonardo Mendes Carvalho Buiatti


Formado em Administração de Empresas – ESAMC Uberlândia e Pós-Graduado em MBA de Gestão de Projetos – ESAMC Uberlândia, possui cursos de Capacitação em AdWords - Google Expert (Educação Corporativa Veduca), Facebook para Negócios – (Cursos iPED) e Princípios do Web Design – (Cursos iPED).







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1 comentário

  1. Michele Vieira 2 de março de 2017 at 8:56 - Reply

    Ótimo artigo, bem esclarecedor!

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