05 dez 2016

Como criar um blog de sucesso – conheça os 9 passos essenciais

Criação de Site




Como criar um blog de sucesso – conheça os 9 passos essenciais
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Saiba como criar um blog de sucesso usando estratégias importantes de marketing online

Criar um blog profissional não é uma tarefa tão simples quanto parece. Embora a internet esteja repleta de blogs de sucesso, outros tantos caem no esquecimento ou nunca fazem sucesso algum. Quem pretende criar um blog pessoal ou empresarial precisa saber que o projeto demanda tempo e dedicação. Para fazer a diferença na internet com um blog relevante e influente é preciso ter bom conteúdo, periodicidade e foco no público-alvo.

Antes de pesquisar qual o melhor nicho para criar um blog ou como criar layout para blog, é preciso saber como criar um blog sucesso. Investir na geração de trafego, em uma estrutura capacitada para atender a demanda de questionamentos e comentários dos leitores e se manter sempre atualizado pode ser o melhor caminho.

Como surgiram os blogs?

Os blogs conquistaram muito espaço. Logo que surgiram, disseminou-se uma onda de “crie seu blog” pela internet. A ferramenta passou a ser utilizada por, desde de adolescentes, que usavam o blog como uma espécie de diário, até grandes veículos de comunicação, que perceberam uma nova forma de interagir com o público. Entretanto, esse “boom dos blogs” mostrou que nem todos teriam sucesso e que seria preciso mais do que uma boa ideia para criar um blog profissional.

O primeiro weblog foi criado por Jorn Barger, no dia 17 de dezembro de 1997. Mas a abreviação “blog” surgiu durante uma brincadeira de Peter Merholz, em 1999. Ele desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog – que significa nós “blogamos” – na barra lateral de seu blog. Antes de Barger, muitos estudantes e cientistas criaram diários online, mas o termo weblog só foi utilizado por Barger na página RobotWisdom.com. 

Barger passou a postar diariamente links sobre arte e tecnologia, a fim de encontrar audiência para os temas explorados.

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Criar um blog profissional não é tão simples, mas pode ser o que faltava para o seu negócio decolar

O que é a blogosfera?

A blogosfera é o mundo dos blogs. É o reconhecimento dos blogs como uma comunidade ou rede social. O crescimento da blogosfera se deu em um ritmo espantoso. Em 1999, estimava-se a existência de menos de 50 blogs. Já no final de 2000, alguns milhares de blog haviam sido criados. E, em menos de 3 anos, o número já havia saltado para de 2,5 a 4 milhões.

Atualmente, estima-se que existam entre 150 a 200 milhões de blogs. Mas que apenas 5% está ativo e foi abastecido nos últimos 180 dias. Pesquisadores da State of Blogosphere acreditam que são criados diariamente cerca de 120 mil blogs, mas nem todo mundo sabe como criar um blog de sucesso.

Dicas: o que é preciso para criar um blog?

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a criar o seu próprio blog é: porque criar um blog. Uma grande vantagem em criar um blog é ter um endereço próprio. Você tem o domínio da plataforma, ao contrário das mídias sociais. Um conta no YouTube ou no Facebook podem ser encerradas a qualquer momento e todo o conteúdo perdido, no blog não. Além disso, com um blog você pode construir sua autoridade sobre algum assunto. Por isso, seja transparente, autêntico, fale sobre algo que domina e acredite no seu potencial.

Por exemplo, você pode criar um blog de moda, desde que você domine esse tema ou que ele tenha algo relacionado ao seu negócio. As empresas que pretendem investir em estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, precisam de um bom blog para atrair, reter e conquistar novos clientes e “promotores” de sua marca.

Agora que você já sabe o que são os blogs e como eles podem ser poderosos, confira como criar um blog passo a passo. Afinal, não é fácil descobrir como criar um blog de sucesso:

1- Onde criar um blog: a plataforma

Criar um blog profissional requer uma postura profissional. Ou seja, você precisa investir em uma plataforma confiável e segura. Na internet é possível encontrar diversas opções, inclusive gratuitas. Blogger, WordPress, Tumblr, Medium e até o LinkedIn oferece um plataforma de geração de conteúdo, o Linkedin Pulse.

O WordPress é uma excelente opção, pois com um investimento relativamente baixo é possível personalizar a URL, criar layout para blog, usar aplicativos e plugins, além de contar com uma equipe de suporte. Quem opta por criar blog no WordPress também tem a possibilidade de otimização para mecanismos de busca no Google.

Você precisa saber que um blog gratuito não tem a metade das funcionalidades de um blog com domínio e hospedagem pagos. Os blogs profissionais possuem layout responsivo, no qual é possível a visualização da página através de qualquer tipo de tela, do desktop aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Com certeza, se você quer criar um blog de sucesso, precisará investir em uma plataforma que faça todo seu esforço valer a pena.

2- Objetivo, persona e planejamento de conteúdo

Você já sabe como responder a pergunta: por que você quer ter um blog?

Nós falamos acima que um blog tem inúmeras vantagens e pode ser uma ferramenta poderosa para atrair, reter e conquistar novos clientes. Mas, neste ponto você precisa definir um objetivo para o seu blog. Você quer gerar autoridade, se tornar referência e dominar um segmento de mercado? Ou você quer ganhar dinheiro na internet? Ou o seu blog faz parte da sua estratégia de marketing digital? Você quer atrair leads e clientes para sua empresa? Ou você que gerar negócios, trocar ideias, conhecer pessoas e fazer networking?

O seu objetivo é o que vai nortear a estratégia do seu blog. Somente com um objetivo bem definido será possível definir como criar um blog de sucesso, desde a produção de conteúdo até a mensuração de resultados.

Após definir o objetivo do seu blog profissional, é a hora de criar seus personas. Eles são clientes semi-fictícios, pois existem na vida real, mas representam o seu público de forma geral. O persona tem as características, o comportamento e os desejos e dores desse usuário.

Um blog pode fazer parte das estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo de uma empresa, como já citamos acima. Portanto, precisa ser direcionado ao seu público-alvo. Comece pensando quem você quer atrair com esse blog. Por quê você quer atrair essas pessoas? Quais são as características e comportamentos dessas pessoas?

3-Como criar um blog de sucesso e um conteúdo de sucesso

Quando você identificar os personas será mais fácil definir também quais conteúdos você utilizará na sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso é fundamental para alavancar o seu blog. Seus personas dirão quais os temas mais interessantes e quais as palavras-chaves que seu público procura no Google. Eles dirão o que desejam em cada conteúdo, desde o reconhecimento de um problema até a decisão de uma compra.

Se você pensa que criar conteúdo aleatório vai ajudá-lo a atrair leitores, você está enganado. Se você já definiu os assuntos para criar um blog é a hora de definir também as palavras-chave que o público do seu blog mais utiliza para buscar conteúdos como o seu. Com essas palavras-chave em mãos você poderá escolher os melhores temas para se trabalhar em um blog profissional. Lembre-se: estas palavras precisam ser relevantes e úteis para o seu público.

Com isso definido, vá para a segunda fase do planejamento de conteúdo e defina que tipo de conteúdo você vai criar. Por exemplo, artigos, infográficos, imagens, vídeos, e-books. Uma boa dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é estabelecer um cronograma para suas postagens.

4- Boas imagens

Nós sabemos que existem dezenas de bancos de imagens gratuitos na internet, mas blog nenhum será exclusivo utilizando essas imagens. Basta uma busca no Google para encontrar vários blogs que falam sobre o mesmo assunto utilizando as mesmas imagens. Se você está interessado em como criar um blog de sucesso, vai entender que para ter o destaque desejado será preciso mais do que simples imagens disponíveis no mundo online. Seu blog deve ter imagens autênticas.

Você não precisa ser fotógrafo e nem designer para isso. Só precisa conhecer algumas ferramentas para editar imagens e transformá-las em peças únicas. Não é preciso muito talento, basta boa vontade. Outra opção, é contratar o trabalho de um profissional. O valor investido com certeza valerá a pena a longo prazo, afinal, ninguém terá imagens melhores do seu produto ou serviço do que você mesmo. Isso vai poupar os cuidados com autorização de uso de imagem, qualidade da foto e outros detalhes que você nem sabia que existiam no universo da fotografia.

5- Como criar meu blog otimizado

Você não vai conseguir aprender como criar um blog de sucesso se não souber um pouco mais sobre SEO e otimização. O Search Engine Optimization (SEO) é um aliado para que você crie seu blog e consiga ter sucesso com ele o quanto antes. Pesquise, estude e aprenda mais sobre otimização. Essa estratégia fará toda a diferença para o seu blog profissional. É a otimização vai tornar o blog mais atrativo para os mecanismos de busca e levá-lo para primeira página dos buscadores.

Se você achou que bastava encher seu blog de conteúdo e banners para fazer sucesso e ganhar muito dinheiro, se enganou. A otimização fará toda a diferença nesse processo. É possível otimizar as imagens, os links e até as palavras dos títulos e texto. Este artigo que você está lendo agora foi otimizado para que você o encontrasse nos buscadores quando quisesse saber mais sobre blogs de sucesso. A otimização pode levar algum tempo, mas vale a pena.

No WordPress, você encontra um plugin chamado WordPress SEO by Yoast. Ele é muito fácil de utilizar e dará todas as dicas necessárias para que seu conteúdo seja otimizado da melhor forma possível.

6- Utilize e-mail marketing

Se você quer ter uma base de contatos consistente e que se interesse pelo conteúdo do seu blog profissional, você não pode deixar de lado o e-mail marketing. Ele é fundamental para divulgar o seu conteúdo e atrair mais leitores. Você precisa entender que quando o usuário deixa um e-mail de contato ou se inscreve no blog, significa que ele está realmente interessado no que você tem a dizer. Ou seja, essa pessoa está mais disponível para receber e compartilhar seu conteúdo. Essa “ajuda” dará maior visibilidade ao seu blog.

Crie uma boa base de contatos, mas saiba que não basta só capturar os contatos. Você precisa conquistar a confiança dos seus leitores. A maioria das pessoas não compram na primeira vez em que acessam um site, por isso o e-mail marketing servirá para estreitar essa relação com o leitor/futuro cliente. A estratégia de e-mail marketing fará com que as pessoas te conheçam e reconheçam. Isso gera confiabilidade, o que é ótimo.

7- Redes sociais

Se você quer saber como criar um blog de sucesso precisará se dedicar às redes sociais. Você pode até não ser “viciado” em mídias sociais, mas precisa saber que são elas que darão voz ao seu blog.

Não vamos negar que existem outras formas de divulgar o conteúdo do seu blog profissional, mas você também não pode negar a força do Facebook. E não para por aí, outras redes como Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Google+, podem ser muito relevantes para determinados segmentos. Você pode até investir em outras formas de propagar o seu blog, mas nenhuma delas terá o poder de compartilhamento e viralização que as redes sociais têm.

8- Conheça seus leitores

Para que serve um blog sem visitantes?

Você pode até achar que o seu blog é um veículo de comunicação unidirecional, mas, lembre-se que os blogs que faziam o estilo diário já saíram de moda há algum tempo. Você precisa ouvir o seu leitores e pedir um feedback. Por isso, a maioria dos blogs possui uma caixa para comentários no final de cada postagem.

Se você está compartilhando o seu conhecimento ou opinião, precisa dar às pessoas o direito de se expressarem também. Este é o segredo de como criar um blog de sucesso na atualidade: dialogar. As pessoas querem interagir, querem receber uma resposta, querem elogiar, concordar, discordar. Ela querem fazer parte. Se você não conversa com essas pessoas, elas encontraram outro blog para conversar.

9- Engajamento x Métricas

Nós já sabemos que o seu objetivo aqui é descobrir como criar um blog de sucesso, mas você precisa saber que esta meta pode cegá-lo. Se o número de visitas no seu blog é mais importante do que a qualidade das interações com o seu público, você está no caminho errado. As métricas são importantes, mas o engajamento é ainda mais. Como seus leitores voltarão ao seu blog, se você não se esforçou o mínimo para estabelecer um relacionamento?

Lembre-se: relacionamentos duradouros geram mais resultados, pois o leitor engajado compartilha o seu conteúdo, faz comentários e contribui para o seu sucesso. Quando o assunto é métricas, é importante saber quantos leads você gerou a partir de uma publicação, quais conteúdos foram mais acessados, qual foi o ROI (Retorno sobre Investimento) da sua estratégia de conteúdo.

Quando você mensura seus resultados, tem mais chances de acertar e consertar os erros.

 






Escrito por: Equipe Guia-se







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