14 dez 2017

Sua agência de sites está pronta para o Natal?

Planejamento Estratégico








Vendas na data em 2016 chegaram a R$ 5,5 bilhões, 5 vezes a mais que na Black Friday

O Natal é a data mais importante para as vendas no e-commerce, isso não há como negar. Mas sua agência de sites está pronta para que seu cliente tenha mais visibilidade na internet? Se a resposta for sim, comemore! A data é a mais importante para lojas virtuais e sites de venda, superando até mesmo a Black Friday. Mas se ainda está em dúvida, fique atento ao perfil do consumidor nesta data e gere resultados com seu site. Saiba como divulgar o seu produto.

Pesquisa recente realizada pelo Google Brasil revelou que o Natal alcançou faturamento recorde de R$ 5,5 bilhões em 2016. O valor é simplesmente 5 vezes maior que as vendas na Black Friday do mesmo ano, que chegou a R$ 1,9 bilhão. O mesmo “evento” este ano teve acréscimo de 10,3% e faturou R$ 2,1 bilhões. Porém, menos da metade do que se vendeu no Natal passado.

Faturamento do Natal no ano passado foi cinco vezes maior que a Black Friday

Por que o Natal vende mais que a Black Friday

A Black Friday é a segunda data com maior movimento no e-commerce. Mas o Natal é a grande oportunidade para que você aumente suas conversões. Um dos diferenciais da data, além do poder de venda, está no comportamento do consumidor. Na Black Friday, o consumo é para si e, em 2016, apenas 9% compraram para presentear outras pessoas. Diferente do Natal, quando em média os brasileiros devem presentear até cinco pessoas. Dos entrevistados na pesquisa, 55% disseram que darão mais de três presentes. Mas há quem garante (15%) que vai às compras de verdade e presenteará mais de 10 pessoas. Por fim, 33% dos consumidores gastaram mais que o planejado no Natal passado.

A boa notícia para sua agência de sites e demais clientes é que 92% dos entrevistados garantem que vão gastar no Natal. A pesquisa revela que 59% das pessoas pretendem presentear pais e mães. Outros 50% vão estender os presentes para os filhos. Os irmãos não serão esquecidos por 42% dos entrevistados. Os avós estão na listinha de presentes de 35% dos consumidores. Para finalizar, 34% das pessoas têm a intenção de presentear sobrinhos e amigos.

Agilize ainda as visualizações em seu site levando em consideração outros diferenciais da data. Na Black Friday, as compras estão concentradas num período muito curto. Só em 2016, 2.23 milhões de pedidos ocorreram nas 24 horas. O Natal por sua vez tem seu maior movimento durante o mês inteiro de dezembro. Prova disso é que 76% dos entrevistados disseram que costumam fazer as compras de Natal no último mês do ano.

Média de compra no Natal é de até cinco presentes por consumidor

Agência de sites: o poder de compra do consumidor

Apostar no poder de compra do consumidor é essencial para sua agência de sites e garantia que seu cliente tenha mais visibilidade. O gasto médio para a data gira em torno de R$ 712.  Moda é categoria com maior intenção de compra (46%), porém, com tíquete médio de R$ 542. Logo em seguida, vem artigo de beleza, com 35% de intenção de compra e valor médio do presente de R$ 344. Na terceira posição, brinquedos e games correspondem a 39% das intenções e média de gasto de R$ 625.

A poucos dias do Natal, aumente suas conversões agora mesmo. Apesar de o consumidor ter o costume de deixar tudo para a última hora, as pesquisas já começaram. Este ano, apenas 21% das pessoas já compraram seus presentes. Por outro lado, 41% dos consumidores iniciaram as buscas por presentes em outubro. Outros 13% em novembro e 47% deixaram para pesquisar agora em dezembro.

Somente em outubro deste ano as buscas por presentes revelaram um acréscimo de 10% acima do volume registrado no mesmo período em 2016. Por sua vez, no ano passado, a procura por termos relacionados ao Natal aumentou 21% na comparação entre os meses de dezembro de 2015 e 2016. As buscas por mensagens natalinas também bateram recordes no ano passado. Elas foram responsáveis por 20 milhões de buscas na internet.

Ceia de Natal vai além dos tradicionais peru, panetone e champanhe

O que vai na mesa do consumidor durante a ceia

A ceia é o momento mais especial do Natal para 47% do entrevistados e fundamental para que gere resultados com seu site. Ela está à frente de outras características da data, como presentes (27%) e decoração (26%). Mas o que torna o momento tão importante é que ceia vai muito além dos tradicionais peru, panetone e vinho. No Natal passado, por exemplo, 35% das pessoas disseram que comeram churrasco. Outros 35% tiveram pudim como sobremesa e 43% beberam cerveja.

O tradicional arroz com passas também esteve presente na ceia de 37 dos entrevistados. Outros 36% disseram que a bebida do dia foi a champanhe. Outro diferencial na mesa dos brasileiros foram os chocolates. O produto teve o segundo maior pico de buscas na internet, ficando atrás apenas da Páscoa. De cada dez buscas por peru, em dezembro de 2016, outras 14.8 foram por maionese e 14.2 por temas relacionados a churrasco.

Dicas para emplacar seu e-commerce

Faturar neste Natal é evidente para quem atua no e-commerce. Mas colocando em prática algumas dicas é possível que com a ajuda de uma agência de sites você tenha resultados além do esperado. Que tal começar 2018 com dinheiro para investir ainda mais no seu negócio? Anote as dicas:

Aposte no seu produto – Gere resultados com seu site sabendo qual produto você vende mais. Para isso, cheque dados históricos de suas vendas no Natal passado. Realize uma pesquisa de palavras-chave para saber se tal produto continua em alta. Você pode utilizar o programa Keyword Planner.

Atraia seu cliente – O recurso consiste em atuar com linguagens persuasiva e psicológica. Para comunicar uma promoção de um produto por um determinado tempo, por exemplo, cria-se o gatilho de urgência para quem estiver visualizando. Tal recurso pode ser feito por um timer na página ou por ferramentas como CountDownr.

Seja lembrado – A cada edição do Natal as pessoas fazem novas pesquisas na internet atrás de presentes. Com o remarketing você atingirá, com anúncios de display, os consumidores que visitaram seu site. Para que seu site ou produto seja lembrado, você pode utilizar ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads, Criteo, Shopback.

Dê Benefícios – Gere resultados com seu site apostando no frete grátis. Uma pesquisa realizada pela Connexity Data mostrou que a maioria dos consumidores procura por ofertas com este benefício antes de qualquer outro desconto. Calcule seus produtos que possuem alto valor de venda com baixo custo de frete, para que possa incluir frete grátis.

Tenha mais visibilidade – Uma boa ação para sua agência de site e seus clientes é “investir” no Google Shopping. A ferramenta é uma espécie de vitrine com lojas cadastradas, com se fosse um shopping virtual. Ao pesquisar algo no Google, o primeiro resultado virá do Google Shopping.

 

 

 

 

 

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se









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