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600 mil empresas fracassadas de 2019 a 2021: descubra se a sua está entre elas

16 nov 2022

No Brasil, mais de 600 mil empresas fecharam as portas entre 2019 e 2021. Qual seria o motivo para tamanha taxa de fracasso? Será que todas essas empresas eram realmente necessárias? Ou será que os empreendedores não estavam preparados para enfrentar os desafios do mercado e não realizaram uma boa gestão?

Neste conteúdo, vamos abordar alguns dos principais motivos pelos quais as empresas fracassam e como você pode evitar que a sua seja uma delas.

Por que as empresas fracassam?

1 – Não investem em Marketing

As empresas podem fracassar por diversos motivos. Quando falamos em marketing, um ponto que se destaca é a falta de investimento em uma boa agência de marketing digital. Na era da informação e da rede social, não ter uma comunicação assertiva pode ser fatal para uma empresa. A concorrência também é acirrada e é necessário destacar-se no mercado. Quando uma empresa não trata o marketing digital como prioridade, o consumidor também não trata a empresa como prioridade.

2 – Não investem na equipe de vendas

A gestão da equipe de vendas também é um fator determinante para as empresas. Não importa o quanto uma estratégia de marketing pode ser eficiente e levar consumidores até a empresa, se a equipe de vendas não estiver preparada para receber esses consumidores e efetivar a venda, o faturamento necessário não será alcançado. Por isso, investir na capacitação da equipe de vendas é fundamental. Um ponto importante a ser mencionado, é alinhar marketing e vendas para resultados ainda melhores.

3 – Não possuem um planejamento e uma gestão eficiente

O planejamento é essencial para tudo em nossa vida. Quando falamos do âmbito empresarial, ele é o fator decisivo para superar crises e aumentar os resultados. Por exemplo: sem um planejamento financeiro que define o investimento em marketing, não será possível atrair mais pessoas e vender mais, o que fará com que a empresa fique sempre no mesmo lugar ou até mesmo regrida.

Se temos um problema, também temos uma oportunidade

Como seres humanos, somos naturalmente atraídos pelo medo. É o que nos mantém seguros e nos impede de tomar certas ações, ao mesmo tempo, esse sentimento pode nos impedir de ver as oportunidades que estão bem na nossa frente. No mundo dos negócios, esse medo pode se manifestar de diversas maneiras. Você pode ter medo de investir em uma nova ideia, de correr um risco financeiro ou até mesmo de fracassar.
Entre tantos fatores que podem levar uma empresa ao fracasso como a falta de gestão, falta de investimento em marketing ou a falta de treinamento da equipe de vendas, o medo é apenas um sentimento, mas que também é capaz de levar empresas ao fracasso. Muitos empreendedores são simplesmente paralisados pelo medo e acabam perdendo boas oportunidades para seus negócios.
Se você está enfrentando esse problema com seu negócio, é importante entender que o medo é normal e compreensível. Afinal, ninguém quer arriscar tudo o que tem numa aposta sem garantias. Mas você precisa entender que esses riscos fazem parte do jogo e que são necessários para crescer e ter sucesso no mundo dos negócios.
Além disso, é importante lembrar que nem todo risco dá errado. Na verdade, muitos riscos podem gerar grandes recompensas se forem bem calculados e executados da maneira certa.



Como superar as dificuldades e focar no crescimento

  1. Analise a situação: procure identificar o que causou o problema e quais são os principais obstáculos para superar essa crise;
  2. Diversifique os riscos da sua empresa: não aposte todas as fichas num só produto ou serviço; invista em inovação e em produtos paralelos ao seu produto ou serviço principal;
  3. Proporcione melhoria nos processos internos: reavalie e reorganize a gestão, repense a estrutura organizacional, e implante novos processos;
  4. Renegocie as dívidas e busque parcerias para crescerem juntos;
  5. Reverta decisões erradas recentes através do estudo de gestão de crise;
  6. Procure apoio especializado como empresas de consultorias, agências e mentorias;
  7. Esteja preparado psicologicamente para enfrentar esse momento difícil e manter a sua força;
  8. Lembre-se: nem tudo está perdido!

 

por que as empresas fracassam

Como o marketing digital atua neste cenário?

O marketing digital atua neste cenário oferecendo um conjunto de ferramentas e técnicas que permitem às empresas melhorar a visibilidade da marca, aumentar o tráfego do site e converter mais leads em clientes. Além disso, o marketing digital também permite às empresas monitorar os resultados das campanhas e fazer ajustes para garantir que elas estejam sempre no caminho certo rumo ao sucesso. Com a Guia-se, o apoio vai além do marketing digital! Por ser uma agência especializada em vendas, existe uma integração entre marketing e vendas que faz toda a diferença nos resultados.

Invista no marketing digital sem medo!

Não há nada a temer ao investir no marketing digital, afinal, todos sabem que é uma das principais ferramentas para o sucesso. Se você está preocupado com o seu negócio, invista no marketing digital e alavanque as suas chances de sucesso.
Se a sua empresa está passando por um momento de estagnação, a Guia-se pode te ajudar a mudar esse cenário. Entre em contato com um dos nossos Consultores e descubra como podemos te ajudar a alcançar os resultados esperados!

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