23 ago 2018

5W2H – Use essa metodologia para organizar a sua comunicação

Planejamento Estratégico








Não é nenhuma novidade usar os 5W2H no processo de comunicação das marcas. Alguns rebeldes digitais acham que isso é antigo e algo da “velha escola de marketing”, porém, esses rebeldes são os primeiros a optar por “memes” nos Redes Sociais ao invés de uma comunicação séria e destinada ao consumidor da marca. A falta de estratégia, posicionamento, organização e um plano de metas faz com que as marcas se percam, e muito, na sua comunicação no universo digital, que também, não pode ser resumido a um único canal, as Redes Sociais. O universo digital da marca, ou melhor, a sua presença digital é algo extremamente amplo, que é composto por diversas áreas. E as marcas precisam estar lá.

Site, blog, Redes Sociais, Google, e-mail marketing, Landing Page, comparadores de preço, vídeos, mídia display, mídia programática, influenciadores, webinar, artigos, revista digital, webtv, e-book, remarketing, imagens, infográficos. Olha o universo extenso que o mundo digital permite, isso sem contar as estratégias que vem por ai com a Transformação Digital, como Omnichannel, Internet das Coisas, Wearables entre outros. Como organizar tudo isso em um planejamento orientado a performance, resultado, branding e relacionamento? Pois bem, se você é revolucionário digital, isso tudo pode parecer uma balela, mas para quem quer fazer o trabalho bem feito, metodologias ajudam a organizar, sendo novas ou com 100 anos!

O que é o 5W2H?

Trata-se de um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. A sigla, em inglês, das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

What (o que será feito?)
Why (por que será feito?)
Where (onde será feito?)
When (quando?)
Who (por quem será feito?)
How (como será feito?)
How much (quanto vai custar?)

Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva.

O que fazer no 5W2H?

A metodologia em si não é complicada, mas “preencher as caixinhas”, ou seja, dar a resposta para cada uma delas é que deixa o negócio mais fascinante. Quando você tem um projeto nas mãos é preciso, antes de qualquer coisa, mostrar o que deve ser feito. Se, por um acaso, dentro de uma grande estratégia de marketing digital é preciso criar um aplicativo para uma marca, é nesse momento em que se define o escopo do projeto, sua definição, seu propósito e seu objetivo, tudo bem alinhado com o que o planejamento definiu, sem dúvida nenhuma.

Por que fazer o 5W2H?

Por uma razão muito simples, essa metodologia não é nenhuma metodologia inovadora, mas ajuda muito na organização de tudo. O porque fazer nada mais é do que a explicação da razão pela qual o projeto tem que estar no ar. Vamos manter o exemplo do aplicativo para ilustrar em sua mente a ideia. Quando um franqueado da Guia-se, por exemplo, faz todo o planejamento da marca do seu cliente e nesse plano há a ideia de propor um aplicativo, na fase acima o franqueado vai explicar o que será feito, ok, mas aqui, se explica o porque deve ser feito.

Onde fazer o 5W2H?

Sempre no momento do plano tático, no entregável ao cliente, no final do planejamento depois que tudo está embasado, estudado e apresentado, você oferece as ideias e ações, usando a metodologia para explicar passo a passo o que será entregue, o aplicativo, por exemplo.

Quando fazer o 5W2H?

Em todo o seu planejamento! Organize as informações. Pense que as pessoas só compram aquilo que elas acreditam e confiam. Se um franqueado chega ao seu cliente dizendo que precisa fazer um aplicativo, o cliente recebe de uma forma, mas se ele chega embasando, detalhando, mostrando os passos, a importância, as defesas, as chances de vender o projeto são muito maiores.

Por quem deve ser feito o 5W2H?

Pelo responsável pelo planejamento como um todo. Nem sempre um planejamento completo é feito por uma única pessoa, aliás, o que se recomenda, nem é fazer apenas uma pessoa e sim um time integrado junto ao cliente e todos no mesmo direcionamento estratégico para atingir o objetivo e metas, porém, sempre tem uma pessoa que é a responsável por pegar cada uma das partes de dar uma direção única.

Como deve ser feito o 5W2H?

Como muita pesquisa, estudo, definições e estratégia. A metodologia, reforçando, não é nada nova, mas se faz necessária para organizar as informações. Quando se começa a pesquisar, para o planejamento, há muita informação que se consegue de mercado, cenário, público, concorrência e tendência, por exemplo. Durante o planejamento tudo isso é apresentado e organizado, mas no momento de apresentar a ideia final, a ação, pode resumir o que está sendo apresentado para reforçar não apenas a ideia, mas como ela está totalmente integrada e alinhada com a estratégia e objetivos.

Quanto custa?

Em um primeiro momento, não custa nada! Pois é um trabalho que, dentro de um planejamento, já está contemplado. Claro que para fazer o planejamento, o franqueado da Guia-se, deve cobrar, mas esse valor deve estar inserido. Alguns sites recomendam ferramentas para se chegar a metodologia, podem até ser úteis, mas uma ferramenta sem dados é como ter uma Ferrari sem gasolina, para nada serve, por isso, é preciso correr atrás dos dados para apresentar ao cliente.

Aplicando a metodologia

Percebeu que esse artigo foi conduzido na ordem dos 5W2Hs propositalmente para que você pudesse entender como desenhar essa metodologia passo a passo. Cada planejamento tem um direcionamento e as “caixinhas preenchidas” serão as mesmas, porém, com conteúdos diferentes. Usar a metodologia para apresentar um aplicativo, como foi usado de exemplo, é totalmente diferente de usar para apresentar um site ou uma ação de Google.

Apresentando o aplicativo para seu cliente

Suponha que o cliente do franqueado da Guiase seja uma loja de roupa que fica dentro de um Shopping e que no planejamento, depois de vários estudos e análises, se chegou à conclusão que pode criar o aplicativo para engajar os clientes a ir a loja e comprar mais. O objetivo do aplicativo é esse. Como apresentar então? (Dados, ideias, objetivos meramente ilustrativos)

O que será feito: Um aplicativo para smartphone que tenha imagens de produtos, formas de contato com vendedores, vídeos de desfiles, conteúdos de moda e descontos exclusivos para quem tem o aplicativo.

Por que fazer: Porque uma pesquisa no Google Analytics do site mostrou que 70% dos acessos vem do mobile. Uma pesquisa sobre Redes Sociais mostra que 80% acessam via Mobile. Uma pesquisa feita com o público da loja mostra que 45% fariam o download de um aplicativo caso esse fosse mais do que um catálogo.

Onde fazer: Será desenvolvido na plataforma Android, pois 95% dos acessos a loja é pela plataforma

Quando fazer: Será criado o aplicativo entre Maio e Agosto, para ser lançado em Setembro uma vez que ele é uma estratégia focada no Natal. Periodicamente será alimentado com conteúdo exclusivo estimulando o engajamento para a loja física.

Por quem: Será feito pelo franqueado da Guia-se, pela sua equipe de Tecnologia que já liderou projetos de aplicativos para as marcas XPTO, XZY…

Como: Usando linguagens modernas que deixem o aplicativo com pouco peso, para que não seja consumido muita memória do telefone do cliente

Quanto custa: R$ 30.000,00 que poderá ser dividido em 3 parcelas de R$ 10.000,00 atreladas a entregas previstas no cronograma

Está mais organizado?






Escrito por: Equipe Guia-se









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