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5 maneiras de diminuir o tempo de resposta a um lead

8 dez 2022

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é vital que as empresas estejam sempre à frente na corrida pelos clientes. Isso significa estar disponível para responder aos leads de maneira rápida e eficiente, pois o tempo de resposta a um lead pode ser um fator determinante na satisfação do cliente e, consequentemente, no sucesso das vendas.

No geral, não há um tempo ideal para responder ao cliente, dependendo do segmento da empresa e qual a situação que o cliente está abordando. Mas é fundamental responder o mais rápido possível, pois isso mostra que você está preocupado com o bem-estar do cliente e quer manter um relacionamento com ele.

Algumas pesquisas recentes mostram que o tempo de resposta ideal para alguns segmentos específicos é de apenas alguns minutos. Se o retorno não acontecer dentro deste tempo, o cliente acaba desistindo da compra e o faturamento da empresa pode ser muito menor do que o esperado.

É importante você se atentar para o tempo médio de resposta da sua empresa. Faça uma análise dos principais canais como redes sociais, e-mail, chats e calcule o tempo que o cliente espera até ter um retorno. Se esse tempo for muito longo, identificamos um grande problema.

A boa notícia é que há diversas maneiras de diminuir o tempo de resposta a um lead. A má notícia é que, às vezes, isso pode exigir um investimento em tecnologia e/ou processos. Neste artigo, vamos mostrar 5 maneiras de diminuir o tempo de resposta a um lead.

tempo de resposta



1 – Automatizar as respostas

O atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes de qualquer negócio e pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente insatisfeito. Uma das maneiras de melhorar o atendimento ao cliente é automatizar as respostas para agilizar o tempo de atendimento.

A automação do atendimento ao cliente pode ser feita de diversas maneiras, desde o uso de um chatbot até o envio de respostas pré-elaboradas por CRM e e-mail. Desta forma, quando um cliente entrar em contato com a empresa, ele será respondido imediatamente e ficará mais seguro, sabendo que o seu cadastro e contato foi recebido.

É importante lembrar que a automação do atendimento ao cliente não é uma solução milagrosa e que ela precisa ser implementada com cuidado para evitar problemas.

2 – Priorizar os leads

Os leads são a principal fonte de um negócio e, por isso, é importante que eles sejam priorizados dentre todas as tarefas. Isso significa que, quando um novo lead aparece, ele deve ser colocado na frente da fila para receber atendimento. Dessa forma, os vendedores têm mais chances de converter o lead em uma venda.

Mas para ter sucesso no atendimento, é fundamental saber identificar os clientes potenciais que estão mais propensos a comprar seu produto ou serviço. As pessoas possuem grau de interesse diferentes quando entram em contato com a sua empresa, além de estarem em momentos diferentes da jornada de compra.

Como priorizar os leads?

O tempo de resposta do lead é importante para analisar o comportamento do lead: Se o tempo de resposta for longo, pode indicar que ele está desinteressado, se for curto, pode indicar o contrário: ele está sim, muito interessado.

E esse tempo de resposta tem total ligação com o funil de vendas. Se o tempo de resposta for rápido, isso indica que o cliente está no final do funil, e pode estar interessado em comprar o produto. Se o tempo de resposta for lento, isso indica que o cliente está no meio do funil, e pode estar interessado em mais informações sobre o produto. Se o tempo de resposta for muito lento, isso indica que o cliente está no topo do funil, e pode não estar interessado em comprar o produto ou serviço.

3 – Criar indicadores através do CRM

Quando se trata de atendimento ao cliente, a rapidez é crucial. Se os seus clientes estão esperando muito tempo para serem atendidos, eles podem ir embora e nunca mais voltar. Por isso, é importante criar indicadores através do CRM para melhorar o tempo de atendimento e conversão em vendas. O tempo de resposta é um indicador, mas existem outros tão importantes quanto:

  • A taxa de conversão de leads;
  • A taxa de rejeição de leads;
  • O nível de engajamento do lead.

4 – Criar uma equipe especializada

Nos últimos anos, o atendimento ao cliente tornou-se cada vez mais importante para as empresas. Na pandemia e após a pandemia, os clientes têm acesso a uma infinidade de opções que exigem cada vez mais um atendimento personalizado e qualificado.

Para atender a essa demanda, muitas empresas investem em equipes especializadas em atendimento, com profissionais qualificados para oferecer um serviço de excelência. Essa equipe de atendimento é formada por SDRs.

SDRs são profissionais especialmente treinados para o atendimento ao cliente, que possuem conhecimentos específicos sobre o produto ou serviço da empresa. Além disso, também são responsáveis por realizar o primeiro contato com os potenciais clientes da empresa e apresentar os produtos e serviços oferecidos.

5 – Uso de Chatbots

Utilizar chatbots no atendimento aos clientes é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, os chatbots podem fornecer um atendimento mais rápido e eficiente, mudando totalmente a experiência do cliente. Isso é possível porque os chatbots são capazes de processar grandes volumes de informações em segundos, o que torna o atendimento mais ágil.

Além disso, os chatbots também são capazes de manter um diálogo natural com os clientes, o que pode tornar a experiência do cliente mais agradável. O uso de chatbots no atendimento pode reduzir os custos da empresa, já que essas ferramentas são capazes de automatizar algumas tarefas do atendimento.

Conclusão

Se você deseja diminuir o tempo de resposta a um lead, precisa considerar os seguintes pontos: estratégia de atendimento, organização do tempo, treinamento da equipe de atendimento, utilização de ferramentas de automação e melhoria da comunicação. Mas fique tranquilo! A Guia-se pode te ajudar com isso.

Entre em contato conosco e solicite uma reunião com um Consultor Guia-se para que possamos analisar a sua empresa e apresentar as melhores soluções para diminuir o tempo de resposta a um lead, aumentando as suas chances de vender muito mais!

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