01 abr 2016

5 Dicas para ter sucesso e fidelizar clientes

Planejamento Estratégico








fidelizar clientes

Guia-se dá cinco dicas para fidelizar clientes e ter sucesso

Prospectar novos clientes é tão importante quanto fidelizar clientes antigos

Todo negócio precisa de consumidores para ter sucesso. É importante prospectar novos clientes, mas não podemos deixar de lado os fregueses que já fazem parte da nossa carteira. Mantê-los fiéis ao serviço que prestamos é tão importante quanto aumentar a clientela. Se conquistarmos um novo cliente a cada cancelamento/término de contrato, acabaremos sempre no zero a zero. Para reter a freguesia, sejam eles novos ou antigos, é fundamental alinhar as necessidades e vontades do cliente ao serviço/produto que será entregue.

1- Descubra o que é sucesso para o seu cliente

A comunicação deve ser prioridade na hora de fechar um contrato e também para fidelizar clientes. Pacotes pré-especificados podem não atender as expectativas do cliente. Por isso, um alinhamento precisa ser feitos antes do contrato ser fechado. Assim, tanto o profissional entregará o que foi pedido, quanto o cliente ficará mais tranquilo sabendo o que será produzido. Neste momento, é importante que o profissional também deixe claro quais resultados poderão ser obtidos com aquela ação e quanto tempo isso pode levar – nada acontece da noite para dia.

2- O cliente só sabe que quer resolver um problema

Se os seus clientes fazem o tipo: “Não sei o que eu quero, só sei que quero solucionar um problema”, não se desespere. Na maioria das vezes, o cliente que procura um consultor de marketing digital quer vender mais ou ainda vender mais gastando menos. Para isso, é importante que você esteja atualizado e saiba o que propor como solução. Não esqueça de perguntar quanto a mais ele quer vender e quanto a menos ele quer investir, assim ficará mais fácil mensurar quais ações vão funcionar e quais serão inviáveis.

3- Defina responsabilidade e proponha metas

Quando nem o cliente e nem você sabe onde querem chegar, traçar um caminho é praticamente impossível. Para fidelizar clientes, o consultor de marketing digital precisa deixar claro suas responsabilidades em cada novo trabalho. As ações propostas devem gerar e nutrir leads que possam se tornar oportunidades de qualidade para o cliente, ou seja, se o desejo do cliente é vender mais, o movimento precisa ser conjunto: a ação de marketing digital gera a oportunidade e o clientes efetua a venda de fato (ou seja ele precisa de um equipe, estratégia e um sistema de qualidade para que haja conversão). Depois de definir as responsabilidades, é a hora de propor etapas de trabalho e números/valores para serem alcançados.

4-Mostre o que está sendo feito aos clientes

Quando um cliente quer resolve um problema, ele, geralmente, que isso rápido. Mas, embora a internet seja bastante imediatista, não é possível alcançar resultados excelentes sem um tempo mínimo de trabalho. Para fidelizar clientes e deixá-los satisfeitos, mostre o que já está sendo feito, as pequenas conquistas já alcançadas, mesmo que elas não estejam nem perto da meta estipulada. A ideia é que ele veja que mesmo sem ver a solução imediata do problema, algo está sendo feito para que o resultado seja o melhor possível.

5-Avalie os resultados e reveja as estratégias periodicamente

Você pode definir se será diariamente, semanalmente ou mensalmente, mas você não pode deixar de mensurar os resultados de cada ação e ainda avaliar a cada bimestre/trimestre se as escolhas feitas estão ajudando o seu cliente a chegar perto das metas definidas. Isso é importante para que os clientes não percam dinheiro e nem tempo, além de deixá-los mais seguro em relação ao seu serviço o que, inevitavelmente, fará com que você fidelize clientes de forma efetiva.

Gostou das dicas? A Guia-se Negócios pela Internet se preocupa em sempre colaborar com seus franqueados.

 

 






Escrito por: Equipe Guia-se









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