16 jul 2019

5 Dicas para Contratar uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital








Encontre a agência de marketing digital certa para gerar resultados para a sua empresa

Contratar uma agência de marketing digital requer alguns cuidados na escolha da empresa. Como atividade vital para o negócio, o marketing online na atualidade deixou de ser uma ação exclusiva de grandes companhias. Hoje, investir em marketing na internet é uma questão de sobrevivência corporativa. 

Desta forma, é possível encontrar muitas ofertas deste serviço, desde profissionais freelancers a grandes agências de marketing digital. Há ainda empresas que preferem montar o seu próprio setor de marketing internamente. Mas qual é a melhor forma de investir?

Neste artigo, damos algumas dicas que irão te ajudar a tomar a decisão correta na hora de contratar o serviço de marketing digital. Vamos começar a diferenciar as modalidades freelancer e agência. Depois, apresentaremos 5 cuidados que você deve ter na hora de escolher qual agência de marketing digital contratar.

 

Agência de Marketing Digital X Freelancer 

Quem chega a este impasse é porque certamente já se conscientizou da necessidade em ter marketing digital na sua empresa. E esse já é um ponto bastante positivo. Contudo, é preciso escolher como será a prestação de serviços.

Vamos considerar que descartamos a possibilidade de montar um setor interno de marketing digital. Por necessitar de alto investimento financeiro, ficamos com a escolha entre contratar um freelancer ou uma agência de marketing digital. Abaixo, listamos algumas das diferenças entre estas prestações.

 

Especialização de mão de obra

Agências: oferecem um especialista para cada área de serviço que se propõe a desenvolver.

Freelancers: são especialistas em uma determinada área e abarcam outras áreas para oferecer o marketing completo.

 

Abrangência do serviço

Agências: consegue ter uma visão mais ampla do projeto, conectando os pontos e fazendo com que as ações envolvidas estejam completamente integradas. 

Freelancers: estão focados na entrega do trabalho solicitado. Há uma probabilidade considerável de que o resultado entregue não esteja alinhado com os demais itens do projeto.

 

Atendimento

Agências: oferecem um profissional de atendimento para contatar e tirar dúvidas dos clientes.

Freelancers: se desdobram em várias funções, tendo que realizar o atendimento ao mesmo tempo que desempenha as funções contratadas.

 

Resumo

Você quer realmente um serviço profissional, responsável e com maiores chances de ser bem desempenhado? Então, o ideal é contratar uma agência de marketing digital. Pois uma equipe inteira estará à sua disposição. Portanto, maior é a capacidade da agência de marketing digital assumir e cumprir todas as responsabilidades que firmar com você.

 

5 cuidados na hora de escolher uma agência de marketing digital

 

Ao contratar uma agência de marketing digital, tenha atenção a alguns pontos. Os principais são: clientes, atendimento, equipe, estrutura e documento de contratação. Leia mais sobre cada tópico logo abaixo.

 

 

  • Conheça os clientes da agência

 

De longe, este é o principal fator que você deve levar em consideração. Ao procurar por uma agência de marketing digital em Niterói, por exemplo, verifique o seu histórico de clientes. Pois a clientela demonstra bastante do comprometimento da agência. Isso porque quanto melhor a sua reputação, mais sustentável ela é, e mais irá querer manter esta fama.

 

  • Avalie o atendimento

 

Sinta se o relacionamento inicial entre a agência e você é de fato satisfatório. A agência demora a te responder ou é bastante solícita? O profissional que te atende demonstra entender bem dos serviços que oferece? Eles têm alguma noção de como trabalhar com o seu segmento? Tudo isso deve ser avaliado e considerado na hora de contratar uma agência de marketing digital.

 

  • Pergunte sobre a equipe

 

Sejam funcionários, parceiros ou prestadores de serviços para as agências, o pessoal é uma parte vital do negócio. Portanto, pergunte sobre a formação, especialidade e experiência de quem trabalha na agência. Quanto mais experientes e melhor for a sua formação profissional, melhores serão os resultados para a sua empresa.

 

  • Especialidade em determinado nicho de mercado

 

Quando a agência já tem experiência em determinado segmento ela estará alguns passos à frente das demais por vários motivos. Primeiro, ela já tem uma boa noção do perfil do público deste segmento. Em segundo lugar a agência já terá um conhecimento de como funciona a jornada de compra neste setor. Por fim, a agência deverá ter acesso a uma série de outras métricas como quais as páginas mais visitadas, qual o tipo de informação que o cliente mais procura etc. 

Perceba que a agência especialista em determinado segmento reúne uma série de informações que a capacita para entregar um trabalho com maiores chances de alcançar os resultados esperados.

 

  • Vai fechar? Não esqueça do contrato 

 

Ter um contrato de prestação de serviços é como um aperto de mão legal entre sua empresa e a agência. Logo, não esqueça desta etapa. Desconfie se a agência não fizer menção a uma contratação formal. Firmar contrato é ato de boa fé entre ambas as partes e tem um amparo legal muito importante. Contratando uma agência de marketing digital, você estará colocando o futuro do seu negócio nas mãos de outra empresa. Já pensou nisso? Então, certifique-se de que tudo está sendo feito dentro dos trâmites legais.

 

Que serviços esperar de uma agência?

Quando você contrata uma agência de marketing digital, pode estar assinando um tipo de serviço ou um pacote de serviços completo. Entre as atividades que envolvem a responsabilidade de uma agência, estão:

  • Planejamento de Marketing Digital, que traça o caminho para que as ações deem resultados;
  • Desenvolvimento de Sites, para você ter um cartão de visitas online da sua empresa;
  • Otimização de Sites (ou SEO – Search Engine Optimization), que colocará seu site em um bom ranking no Google;
  • Automação de Marketing, que automatiza alguns processos de marketing para gerar escalabilidade dos resultados;
  • Google Ads, para você anunciar no site de buscas mais acessado do mundo.

 

Acompanhe os resultados

Mesmo que tenha escolhido a agência de marketing digital com todos os cuidados, a sua parte não para por aí. Você deve pedir um relatório mensal das atividades desenvolvidas e busque entender como os serviços estão sendo feitos. Fiscalizar é papel da empresa e não é algo ruim para a agência.

Para que haja resultados satisfatórios para ambas as partes, é importante que os objetivos de marketing estejam sempre bem alinhados. Portanto, não tenha receio de perguntar como está o andamento do trabalho. Você e sua empresa merecem transparência e os melhores resultados!






Escrito por: Equipe Guia-se









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