13 abr 2017

5 dicas indispensáveis para a publicidade imobiliária no mercado digital

Planejamento Estratégico




5 dicas indispensáveis para a publicidade imobiliária no mercado digital
5 (100%) 1 vote




Mudanças no mercado imobiliário fazem da publicidade imobiliária uma aliada dos corretores de imóveis


O tempo em que as imobiliárias conseguiam garantir bons negócios somente através de anúncios em jornais, com certeza, já acabou. A publicidade imobiliária, assim como quase tudo que você conhece, já se rendeu ao ambiente digital. O mercado imobiliário está em constante mudança e o avanço da tecnologia, mais especificamente da internet, se tornou uma oportunidade ainda pouco explorada pelas imobiliárias e corretores de imóveis. Na batalha contra a concorrência, a empresa que não tem um site funcional está sempre em desvantagem. Além disso, as imobiliárias que ainda não perceberam a importância da divulgação de suas ofertas na internet já enfrentam os primeiros sintomas da decadência.

Talvez, você não consiga tornar o seu site conhecido de um dia para o outro. De fato, isso requer algum esforço, mas as vantagens da publicidade imobiliária na internet são inegáveis. As novas oportunidades de marketing, como e-mail marketing, marketing de conteúdo e marketing de mídias sociais, já estão em evidência entre os profissionais da área, embora muitas ainda não tenham se rendido à novidade. Vale lembrar que o cenário de vendas, no geral, mudou muito nos últimos 20 anos e que isso não seria diferente em relação a comercialização de imóveis. Por isso, reunimos cinco dicas indispensáveis para a publicidade imobiliária no mercado digital. Confira:


1 – Publicidade imobiliária: sites intuitivos e responsivos


Guia-se - publicidade imobiliaria


Antes de começar qualquer ação de publicidade imobiliária no universo digital, você precisa garantir que o seu site é um ambiente agradável para seus clientes. A diferença entre a imobiliária que tem um site desatualizado e a imobiliária que tem um site intuitivo e de fácil navegação é nítida. Isso, com certeza, será notado pelo usuário, que deixará o site defasado de lado e concentrará sua pesquisa naquele que atende as necessidades sem grandes esforços. Por isso, a escolha de uma plataforma especializada é imprescindível para as imobiliárias que pretendem investir em publicidade on-line. Este tipo de plataforma consegue oferecer as ferramentas ideais para o site de uma imobiliária, além de garantir todo o suporte necessário.


O mobile também dita as regras da publicidade imobiliária


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no ano passado o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014. O estudo indica que o uso do telefone celular para acessar a internet já ultrapassou o do computador no Brasil. Segundo a pesquisa, mais da metade dos domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%), sendo que o celular era usado em 80,4% dessas casas. Enquanto o computador era utilizado para esse fim em 76,6% desses domicílios. Ainda em 2016, o Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso, segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). A expectativa é de que até 2018, o País tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos consumidores.

Portanto, um site intuitivo é muito importante. Assim como, um site instalado em uma plataforma específica para imobiliarias. Porém, de nada adianta se este site não for responsivo. Ou seja, o seu site precisa funcionar em qualquer dispositivo, seja ele fixo ou móvel. Não estamos falando de uma pequena porcentagem, estamos falando de mais 80% de acessos à internet pelo celular. Se o seu site não funciona no smartphone, por exemplo, fatalmente, o usuário irá buscar imóveis em sites que funcionam. E todas as suas ações de marketing digital imobiliária irão por água abaixo.

2 – Publicidade imobiliária: presença nas mídias sociais


Pare e pense por alguns minutos antes de continuar a leitura deste artigo: quantas pessoas lendo o jornal você viu hoje? O caderno de classificados continua sendo importante para as imobiliárias, mas não é mais suficiente. Não resta dúvidas sobre qual o melhor lugar para anunciar na internet: as mídias sociais. Muitas imobiliárias e corretores independentes conseguiram aumentar suas vendas, mesmo em períodos de crise, como atualmente, com a publicidade imobiliária nas mídias sociais. É fundamental que os profissionais da área busquem conhecer melhor as formas de alcançar o público-alvo no ambiente digital.

Um estudo divulgado no ano passado pela eMarketer aponta que os brasileiros são os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina. De acordo com os dados, o Brasil tinha, em 2016, 93,2 milhões de usuários mensais ativos nas redes sociais. Especialistas acreditam que quase 100% dos processos compra e venda de imóveis no Brasil passam em algum momento pela internet. As redes sociais são uma excelente oportunidade para que os agentes imobiliários construam relações com potenciais compradores.

Uma boa dica é investir em fotos profissionais e de qualidade dos imóveis. Você também precisará definir muito bem a sua identidade visual. Crie situações em que os usuários possam iniciar um bate-papo e descubra quais são os interesses e principais problemas do seu público. Com base nessas informações você poderá desenvolver conteúdo para o seu site, para campanhas de e-mail marketing e até mesmo para suas postagens nas redes sociais. Não esqueça que seu conteúdo precisa ser transmitido de forma clara para seus futuros clientes. Isso irá gerar confiança em seu discurso e o usuário se sentirá seguro para fechar um negócio. Evite textos longos, prefira frases curtas e diretas.


Mais algumas dicas para quem vai investir em publicidade imobiliária nas mídias sociais:

– Mantenha contato com os clientes.

– Utilize uma linguagem mais jovem.

– Não deixe os potenciais clientes esperando por uma resposta por muito tempo.

– Seja acessível, esteja disponível para esclarecer dúvidas.

Os anúncios nas redes sociais, como Facebook Ads, também são excelentes pontos de contato entre corretores e pessoas interessadas em imóveis. Com as postagens patrocinadas, é possível atingir um público segmentado por bairro, por exemplo. A segmentação pode ser ainda mais refinada. Você pode anunciar seus imóveis para mulheres, com idades 30 a 40 anos, que estão noivas e curtiram algum local em um bairro específico. Assim fica muito mais fácil encontrar potenciais clientes e estabelecer um relacionamento com eles.

Lembre-se que quase 50% da população brasileira possui um perfil no Facebook e que estes usuários chegam a gastar quase que 10% do seu dia na rede social. As vantagens de anunciar no Facebook são muitas, desde o baixo valor de investimento possível, até facilidade de atuação. Isso, com certeza, tem chamado a atenção das imobiliárias e corretores.


3- Publicidade imobiliária: invista em Google Adwords


Você não é o único que faz buscas no Google para encontrar um serviço ou um produto que precisa. Os seus clientes também procuram casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais e outros imóveis no Google para conhecer melhor as opções, comparar preços, alugar e até mesmo comprar. A diferença é que a compra de um imóvel pode levar até seis meses para acontecer. Então, o seu anúncio precisa mesmo chamar atenção do usuário. Se você nunca percebeu, vá até o seu buscador e repare que os primeiros links listados pelo Google têm escrito “Anúncio” em uma caixa verde. Isso é Google Adwords, uma ferramenta que anuncia o seu negócio na página de pesquisas.

Segundo sites especializados, 90% das buscas de imóveis no Brasil são originadas na internet. Esse número tende a subir à medida que a penetração da internet aumenta no país. Especialistas afirmam que, no passado, os jovens dominavam este tipo de busca, mas atualmente são as faixas etárias mais velhas que aumentam as buscas por imóveis na internet.


Como criar uma campanha de publicidade imobiliária no Google


O primeiro passo para quem vai investir em marketing empresarial através dos links patrocinados no Google é fazer um bom planejamento estratégico. Você precisa levar em consideração qual o montante disponível para investir, quem serão as pessoas atingidas pela sua campanha e quais palavras-chave serão utilizadas. Você pode usar a ferramenta “Planejador de Palavras-chave” para ajudá-lo a definir novas palavras-chave e ter uma previsão de cliques, impressões e custos.

O Google oferece algumas opções de campanhas no Adwords. Entre elas estão a Rede de pesquisa com exibição em Display; Rede de pesquisa; Rede de Display; Google Shopping; e Vídeo. A opção “rede de pesquisa” é o link patrocinado no buscador. Se a ideia é fazer o cliente encontrar a sua marca durante uma pesquisa, essa é a melhor opção.

Outro detalhe importante da sua campanha de links patrocinados é o monitoramento. Se você estiver acompanhando seus anúncios será mais fácil ver se eles estão funcionando ou não. Só assim você saberá se precisa fazer modificações ao longo da campanha. O processo pode parecer fácil, mas vale lembrar que é preciso dominar a ferramenta para ter resultados melhores por preços mais baixos. Uma agência de marketing digital pode ajudar neste caso.


Publicidade imobiliária: me chama no WhatsApp


Guia-se - publicidade imobiliaria 2

Nós já falamos neste artigo que a expectativa é que, até 2018, o Brasil tenha 236 milhões de aparelhos smartphone ativos. Até o ano passado, a porcentagem de brasileiros com smartphone era de 87% e quase todos eles usavam o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. De acordo com o Google Play, loja de aplicativo do Google para celulares com tecnologia Android, o WhatsApp Messenger é o app mais baixado pelos usuários, seguido é claro pelo Facebook, Facebook Messenger e Instagram. Resta alguma dúvida de quem suas ações de publicidade imobiliária precisam estar inseridas no WhatsApp?


Como usar o WhatsApp para fazer publicidade imobiliária


O app permite a comunicação mais rápida com o cliente. O consumidor fica acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, ele pode visualizar a mensagem a qualquer momento, ao contrário de uma ligação perdida. Com a mensagem no aplicativo, uma hora ele vai te responder, normalmente, quando tiver tempo disponível para prestar atenção no que você tem a oferecer. Essa é uma excelente forma de descobrir qual o melhor momento para falar com seus clientes. Preste atenção, e no próximo contato, procure enviar a mensagem no horário que ele respondeu a anterior. As chances que ele esteja desocupado e possa lhe atender são maiores.

Outro detalhe do WhatsApp é a interação em tempo real. Ao contrário do e-mail, o corretor pode mandar um áudio para fazer uma explicação mais detalhada, tirar fotos e fazer vídeos quando estiver no imóvel que o cliente tem interesse, e até enviar um documento mais rapidamente. Isso ajudará o profissional a se comunicar melhor com o cliente sem ser invasivo. Mas vale lembrar que se o consumidor não responder as mensagens, não é nada delicado continuar insistindo. Perceba a hora de parar. No WhatsApp, é o cliente quem vai dar o ritmo das mensagens.


Dicas para usar o WhatsApp para fazer publicidade imobiliária


1 – Use apenas um número de WhatsApp
Quem utiliza o WhatsApp espera um atendimento ágil. Com muitos números de atendimento você pode se atrapalhar atrapalhar. Com apenas um, você pode administrar a sua lista de contatos e dar mais atenção aos clientes

2 – Pergunte antes de adicionar o cliente
Antes de começar a enviar mensagens para um potencial cliente, verifique se o mesmo quer receber o contato pelo WhatsApp. Prefira enviar mensagens no horário comercial e deixe que ele responda quando puder.

3 – Relacionamento
O WhatsApp pode ajudá-lo a vender ou alugar um imóvel, mas também é uma excelente ferramenta de pós-venda. Mantenha o relacionamento com o cliente, mostre-se interessado na satisfação do mesmo. Além disso, você pode fazer desse canal um local para dar dicas aos clientes sobre o bairro escolhido, sobre decoração, reforma, entre outros. Experimente unir o marketing comercial ao marketing de relacionamento.

4 – Mantenha a postura
Na hora de enviar uma mensagem, não use gírias e muitas abreviações. Descubra se o seu cliente prefere mensagens de texto ou áudio. Isso não é uma regra, cada pessoa usa o app como preferir. Converse um pouco mais com o cliente e descubra realmente o que ele precisa. Quando for oferecer, dê aquilo que ele quer.

Não use mensagens e respostas padrão. Isso afasta o cliente, se você está usando o WhatsApp é porque quer ficar mais próximo do cliente. Então, seja mais disponível e interessado, mas não seja despachado demais. Lembre-se que este é um contato profissional, nada de enviar piadinhas e correntes. Aja como se estivesse prestando uma consultoria digital.


Publicidade imobiliária: gere conteúdo e capture leads qualificados


Não é de hoje que as pessoas fogem de propagandas explícitas. Mudam o canal no comercial, trocam a estação de rádio durante os anúncios, ignoram a página de classificados nos jornais. Isso não seria diferente na internet. A forma tradicional de anunciar e divulgar produtos vem sofrendo baixas nos últimos anos, enquanto outras estratégias ganham cada vez mais adeptos. Uma das melhores formas para conseguir engajar as pessoas com as marcas é marketing de conteúdo. A ideia é que com conteúdo inéditos e relevantes você consiga atrair e envolver o cliente. E, dessa forma, você leva sua marca ao consumidor sem “enfiar o seu produto goela a baixo”, entenderam?

As imobiliárias e corretores interessados em fazer publicidade imobiliária também podem aproveitar desta estratégia, assim como qualquer outro negócio. Você pode começar produzindo conteúdo sobre o bairro ou região em que estão concentrados os imóveis que você tem interesse em divulgar. Uma boa ideia é comparar dois ou mais bairros e regiões, dando ao leitor a chance de conhecer uma área diferente da que ele pretendia morar ou instalar seus negócios, e mudar de opinião com o seu artigo.


Faça publicidade imobiliária dando dicas relevantes


Outro tipo de conteúdo que funciona nesses casos são as dicas de reforma e decoração. Aproveite toda a temática imóveis para atrair a atenção de pessoas interessadas. Isso o ajudará a criar autoridade e a ganhar a confiança do leitor. É dessa forma que o usuário lembrará de você quando for buscar um imóvel ou quando alguém pedir uma indicação.

Nunca se esqueça que o marketing de conteúdo não é propaganda. Por isso, seus artigos ou vídeos – outro formato que sempre funciona muito bem – não devem falar sobre nenhum imóvel disponível. Isso é exatamente o que faz a mídia tradicional. Nada o impede de fazer isso no seu site de vendas, redes sociais e tantos outros canais de marketing que já listamos neste artigo. Porém, isso não é marketing de conteúdo. O que realmente importa é oferecer ao usuário um material útil, não apenas uma oferta.

Conclusão sobre a publicidade imobiliária

Assim como qualquer outro produto, os imóveis têm características e particularidades que podem mudar de região para região. Por isso, agora que você já sabe um pouco mais sobre publicidade imobiliária no ambiente digital, pode começar a testar algumas ações no seu negócio. Você perceberá que umas darão mais resultados que outras. Isso é ótimo, pois assim saberá no que investir seu tempo e seu dinheiro. Não fique insistindo naquilo que não rende bons negócios. Isso não quer dizer que aquela ação não funciona, só significa que esta ferramenta de comunicação não é a mais eficiente para você.






Escrito por: Equipe Guia-se







5 dicas indispensáveis para a publicidade imobiliária no mercado digital
5 (100%) 1 vote


Leave A Comment










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site



Please leave this field empty.