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Plano de Marketing Digital no plano de Negócios

4 jun 2014

Plano de marketing digital

Guia-se Plano de marketing digital

Um bom planejamento é essencial na gestão de qualquer empresa, em todos os segmentos e formatos

O marketing digital, assim como o tradicional, permite diversas estratégias integradas que podem levar um negócio online ao sucesso. A etapa do plano de negócios exige atenção especial, pois ali serão colocadas as principais ideias e alternativas do empreendedor para a análise de viabilidade do negócio.

Basicamente, o plano de negócios agrega e sistematiza informações práticas e atualizadas para a execução de um projeto, além de prever riscos, erros e a solução de problemas. O planejamento é necessário para todo tipo de empreendimento, em qualquer fase de sua existência, inserido ou não no marketing digital. É uma espécie de compromisso que a empresa assume com seus próprios resultados. O plano de negócios irá otimizar o crescimento e o desenvolvimento do negócio, segundo suas prioridades – por isso ele pode e deve ser trabalhado em qualquer época da vida da empresa.

O desenvolvimento de um plano de marketing digital é visto por muitos como uma tarefa cansativa e dispensável, mas, que pode levar a consequências desastrosas. Pequenas e médias empresas, em sua maioria, se lançam no mercado online sem qualquer planejamento, e acabam navegando no escuro. Para resumir de forma bem simplificada, um plano de negócios efetivo exige a observação de alguns pontos, como por exemplo: quais rumos a empresa pretende tomar, missão e valores, situação em que se encontra, além da análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities and threats – forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). O documento contém uma descrição detalhada do empreendimento, que irá definir seus limites e alcance; a especificação dos produtos e/ou serviços; uma análise do mercado de atuação e o perfil de clientes e até da concorrência.

Ao pensar em um plano de negócios, é necessário primeiramente fazer o alinhamento desse plano com seus objetivos. Caso tome por base um plano já pronto, será preciso adaptá-lo para a sua empresa. No ambiente do marketing digital, existem alguns passos iniciais a serem trilhados por quem almeja o sucesso da marca, entre eles:

– Escolha do canal de divulgação: a internet oferece diversas opções de canais em que a marca pode aparecer, e o início do projeto é o momento em que esta questão é definida. A forma de divulgação irá obedecer a critérios de campanha e de público-alvo. A empresa não é obrigada a utilizar todos os canais disponíveis – apenas os mais adequados ao tipo de negócio realizado pela empresa. Por isso, é importante o monitoramento de cada canal para identificar qual está gerando tráfego ou conversão relevante.



– Objetivos claros e definidos: aqui a empresa diz diretamente o que quer com o plano de marketing digital, quais são as metas a serem atingidas. A partir disso, serão definidas as métricas ajustáveis, assim como os prazos de execução da campanha.

– Conhecer muito bem o público-alvo: saber quais são as características essenciais do seu público representa boa parte do sucesso de uma marca. A internet oferece várias ferramentas que possibilitam analisar com exatidão o perfil de quem visita um site ou blog. As mídias sociais se constituem um excelente campo de observação de comportamento dos mais diferentes tipos de consumidores. Ao traçar o perfil de seu público-alvo, a marca poderá desenvolver linguagem e conteúdo adequados à essas pessoas, fidelizando clientes e consolidando sua posição no mercado.

– Qualificação da equipe: o marketing digital não permite “achismos” – os profissionais têm de estar capacitados tecnicamente, pois irão entrar em um território altamente competitivo. Deixar o plano de marketing online nas mãos daquele amigo ou parente que “manja” de internet não irá trazer os resultados esperados pela empresa e pode comprometer a imagem da marca no mercado.

– Possuir conteúdo interessante e relevante: a comunicação é fundamental para estabelecer a afinidade com o público, através da criação de conteúdo de interesse. As pessoas hoje pesquisam muito antes de adquirir um produto ou solicitar um serviço, e irão optar pela marca que oferecer informações de qualidade e fáceis de serem encontradas – em sites, blogs e fan pages, entre outros.

Estes são os primeiros movimentos; existem outros a serem executados, pois a tarefa de execução do plano de negócios é árdua e exige tempo. O processo, no entanto, é vital para a boa gestão de qualquer empreendimento, inclusive o de marketing digital.

 

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