03 jan 2017

Mídias Sociais para Empresas

Mídias Sociais




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As mídias sociais são canais de compartilhamento de informações e de relacionamento e interação na internet. Atualmente, existe mais de 1 bilhão de pessoas conectadas diariamente. O Brasil, por exemplo, ocupa o 2º lugar no ranking dos países com maior número de usuários ativos.

Por isso, quando falamos em mídias sociais para empresas estamos abordando mais uma importante estratégia de marketing digital.

Já que a grande maioria das pessoas está conectada, o seu negócio também precisa estar. É mais um meio para chegar até seu público-alvo, aumentar a visibilidade e credibilidade de sua marca, conquistar e fidelizar clientes, entre outros objetivos.

Tipos de mídias sociais

Diferente do que as pessoas imaginam, existem alguns tipos de mídias sociais:

 – Blogs: são espaços voltados para a propagação de conteúdo, pensamentos, ideias, etc. Podem ser usados pelas empresas como uma ótima ferramenta para informar e esclarecer dúvidas do público-alvo, além de contribuir efetivamente para o SEO de um site.

 – Redes sociais: sites de relacionamento, como Facebook, Google Plus, etc. São um canal interessante para divulgação e viralização de informações, produtos e serviços.

 – Redes sociais de conteúdo: parecidas com as redes sociais, são aquelas focadas apenas na criação e compartilhamento de conteúdo, como Youtube, SlideShare, entre outros.

Vantagens de realizar marketing nas redes sociais

Podemos destacar pelo menos 4 grandes vantagens para o seu negócio investir no marketing nas redes sociais.

A primeira delas é entender melhor o seu público-alvo e os seus clientes, pois a partir dos perfis das pessoas nas redes é possível entender quem realmente é a sua persona, quais os tipos de conteúdo ela consome, as dúvidas mais comuns, a imagem e opinião que possui da sua marca, etc.

A partir dessas informações, fica muito mais fácil aprimorar a comunicação da sua empresa com o público que deseja atingir, definir quais os melhores tipos de conteúdo e ações para chegar até essas pessoas, entre outras questões. Fatores que consequentemente irão influenciar nas suas vendas.

Outro benefício da sua empresa utilizar as redes sociais é criar um relacionamento com seus clientes, porque como elas se tratam de um canal direto se torna muito mais prático desmistificar qualquer imagem negativa que sua marca possua, melhorando a imagem do seu negócio e ficando mais acessível a seu público. Estar as mídias sociais gera também credibilidade e tudo isso contribui para a fidelização de clientes, que é também uma vantagem importante.

Por fim, outro benefício é a melhora considerável na divulgação e no marketing dos serviços ou produtos do seu negócio. Segundo pesquisa do Digital Future Focus Brazil de 2015, os brasileiros gastam cerca de 650 horas por mês nas redes sociais, sendo assim, divulgar algo nestes canais com certeza irá impulsionar o alcance da sua marca além da possibilidade de atingir novos públicos e, até mesmo, descobrir novos nichos de atuação no mercado.

E os benefícios não param por aí, há ainda muitos outros como: aumentar o tráfego do site, ter um feedback mais rápido sobre a marca e suas ações, monitorar e se colocar a frente da concorrência, entre outros.

Vale ressaltar também, que todos esses itens tem ligação direta com a conversão de leads e de clientes, ou seja, com o aumento de seus resultados. A sua empresa precisa estar onde o seu público está para continuar crescendo.

Quais as melhores redes sociais para utilizar?

Depois de entender a importância das mídias sociais para empresa, deve estar pensando, mas quais as melhores redes para começar? Bom, cada rede social possui um objetivo e um tipo de público, por isso para decidir em quais o seu negócio deve ter uma estratégia é importante primeiro conhecer cada uma delas.

O Facebook, por exemplo, é a rede social mais utilizada no mundo, com mais de um bilhão de usuários. Podendo ser utilizada tanto para compartilhamento de informações e conteúdos em diversos formatos, como para divulgação e reconhecimento de uma marca.

Já o Linkedin é a rede social do mundo corporativo, possuindo um papel mais estratégico na captação de talentos, divulgação de vagas ou marketing B2B.

O Youtube, que é a segunda rede mais acessada no país é focado em vídeos, portanto indicado apenas para quem deseja produzir vídeo marketing. Enquanto o instagram tem como objetivo o compartilhamento de imagens.

E o twitter tem um formato de microblog, sendo usado para o compartilhamento de conteúdos curtos, até 140 caracteres. Há ainda várias outras mídias sociais, como o Google Plus, que possui poucos usuários no Brasil mas que visa unir pessoas com interesses em comum; o Pinterest, também focado em compartilhamento de fotos e o recente Snapchat, que trabalha com mensagens instantâneas de imagem e vídeo.

Para definir quais desses redes você deve utilizar para a sua empresa, primeiro é preciso estudar quem é o seu público-alvo. Se são empresas, o Linkedin pode ser a melhor opção, mas se você quer atingir o consumidor final, o Facebook pode ser a alternativa ideal.

Já se a sua empresa é do ramo de arquitetura, decoração, ou outros segmentos similares, ter um instagram com as fotos dos projetos pode ser interessante.

Por isso, na hora de definir a estratégia de marketing para redes sociais é essencial contar com um profissional especializado ou com uma agência digital.

Como planejar uma estratégia nas mídias sociais?

O primeiro passo para uma estratégia de marketing nas redes sociais é criar os perfis, porém com um detalhe importante, com a identidade visual da sua empresa. Ou seja, é necessário que as páginas tenham o seu logo e as suas cores, as pessoas precisam olhar e entender que se trata da sua marca.

Além disso, todas as postagens também precisam seguir um padrão e ter a cara do seu negócio, seja pelo logo na imagem, por um filtro, uma borda, por uma hashtag, etc.

Depois, para iniciar o planejamento é fundamental criar um calendário editorial, com os dias, temas e a frequência das postagens. Essa é uma das etapas mais importantes, por isso exige mais tempo e dedicação.

Cada rede social exige uma frequência diferente de conteúdo e isso também irá depender da quantidade de conteúdo que sua empresa possui para divulgar e da mão de obra disponível. O Facebook, o Google Plus e o Instagram necessitam de publicações diárias, pelo menos de segunda a sexta-feira; já o Linkedin pode ser utilizado de uma a três vezes por semana e o twitter exige mais trabalho, com cerca de quatro tweets por dia.

Mas não é necessário ter um perfil em cada uma dessas redes sociais, como já citamos, é importante selecionar apenas aquelas que são relevantes de acordo com o público-alvo do seu negócio.

Sobre os temas a serem abordados nas postagens, há uma dica valiosa que não pode ser esquecida: nas redes sociais é preciso informar e entreter antes de vender. Então vale abordar vários assuntos e não apenas os serviços da sua empresa, fale sobre o mercado, faça posts sobre tendências do segmento, compartilhe notícias, entre outros.

Nessa etapa de planejamento e definição do calendário editorial, é importante pesquisar o tipo de conteúdo que o seu público consome e verificar o que os concorrentes estão fazendo. Aproveite o que os seus concorrentes estão fazendo de bom e crie outras ideias a partir daí.

Assim fica ainda mais fácil escolher os temas e criar as editorias de maneira mais assertiva. Mas sempre lembrando de equilibrar a página para não deixá-la comercial demais.

Após definido o calendário, é hora de executar. Lembre-se de trabalhar as imagens, elas também fazem toda diferença e são responsáveis por chamar a atenção para o seu post. E, por fim, programar as postagens e monitorar os resultados.

Guia-se - Mídias Sociais para Empresas

Boas práticas do marketing em mídias sociais

O marketing nas mídias sociais também exige alguns cuidados e regras básicas. Por exemplo, não produzir posts muito longos, que podem se tornar cansativos.

As pessoas costumam buscar uma leitura rápida quando estão navegando nas mídias sociais, então para posts de Facebook e Google Plus por exemplo, procure não ultrapassar 300 caracteres. Para o instagram tente escrever no máximo 80 caracteres e apostar mais nas hashtags. Já para o twitter é preciso seguir o limite dos 140 caracteres e os posts de Blog devem ter por volta de 500 palavras.

Vale ressaltar que as taxas de engajamento são maiores quando os posts nas redes sociais são menores, então tente ser objetivo, claro e chamativo no seu conteúdo. Também é importante fazer testes, para verificar a aceitação do público e que tipo de conteúdo gera maior engajamento, afinal cada persona é uma persona.

Mas sempre levando em conta que as redes sociais não são lugar de longos textos, são uma porta para enviar as pessoas para o seu Blog, seu site ou uma landing page.

Também vale compartilhar conteúdo de outras páginas, desde que seja algo relevante para a sua persona. É o que chamamos de regra 80-20, onde 20% do conteúdo deve falar sobre a marca e 80% deve ser algum tipo de informação de interesse geral, que acrescente algo para os usuários.

De qualquer maneira, as mídias sociais para empresas são uma ótima alternativa para quem quer obter resultados com marketing digital, mas é uma estratégia que exige dedicação e conhecimento, por isso algumas empresas preferem contratar agências especializadas, que já possuem experiência na área e podem trazer retornos de maneira mais rápida e eficiente.

Os números da mídias sociais

– Segundo o The Search Engine Journal 93% dos marketers usam as redes sociais para os negócios, o que faz com que estar nas redes sociais não seja mais um diferencial para sua empresa mas sim uma necessidade para se manter no mercado.

– 70% dos marketers conquistam novos clientes através das redes sociais.

– 57% dos usuários confia mais na opinião das pessoas nas redes sociais do que no que a marca diz sobre um produto ou serviço.

Quer ajuda para colocar uma estratégia de marketing nas mídias sociais em prática e obter esses resultados? Entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em te ajudar a ter uma presença marcante nas redes sociais.






Escrito por: Rafael Deschamps








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