16 jun 2017

Como utilizar as mídias digitais para alavancar o seu restaurante/bar de forma rápida e eficaz

Planejamento Estratégico




Como utilizar as mídias digitais para alavancar o seu restaurante/bar de forma rápida e eficaz
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Saiba onde e como investir para atingir o público esperado com as campanhas de propaganda e marketing nas mídias digitais


Guia-se Agência de Marketing Digital - Mídias Digitais


Você já deve ter salivando ao ver um belo hambúrguer passar pela sua Linha do Tempo no Facebook. E também já deve ter marcado os amigos naquela promoção da pizzaria preferida da turma no Instagram. A verdade é que as mídias digitais se tornaram uma enorme vitrine dos mais diversos produtos e serviços.

Os restaurantes e bares também podem e devem aproveitar essa oportunidade para alavancar os negócios de forma rápida e eficaz. Afinal, já sabemos que os consumidores estão nas mídias sociais e são influenciados através desses canais.

A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, divulgada no ano passado, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostrou que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas.

De acordo com uma pesquisa da agência eMarketer, cerca de 93 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais para se comunicar e informar.


O que são as mídias digitais?


Toda comunicação com os consumidores feita através da Internet, seja por meio de banners em sites, anúncios pagos nas mídias sociais, produções publicitárias que antecedem vídeos no Youtube, entre outras ações, são mídias digitais. Elas oferecem um enorme leque de funcionalidades, ferramentas e técnicas para divulgação de empresas ou marcas. Quem atua com esse tipo de divulgação precisa estar sempre atualizado, afinal, a internet é um meio que muda com muita frequência. Além disso, um bom profissional de marketing digital deve ter sede de conhecimento e criatividade, pois a inovação precisa ser constante.

Uma pesquisa do IPG Mediabrands Magna, divulgada no final do ano passado, apontou que a compra de mídia digital deve superar a de TV pela primeira vez em 2017. O digital deve alcançar o market share de 40%.

As projeções para os próximos cinco anos, da 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, da PwC, são otimistas. Os gastos com publicidade na internet devem crescer 11,9% ao ano até 2021, chegando a US$ 3,6 bilhões.


A diversidade do marketing digital e das mídias digitais


Antes de começar a investir em mídias digitais, os bares e restaurantes precisam saber que há diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar a alavancar o negócio de forma rápida e eficaz. Para isso, é necessária uma análise detalhada do negócio e a elaboração de um plano estratégico. Não importa se o bar ou restaurante é pequeno, médio ou grande. Ter um planejamento no meio digital é fundamental.

Afinal de contas, o objetivo neste caso é conquistar mais clientes e ter esses clientes sempre por perto.

Existem várias formas de atingir o público desejado na internet, afinal, os usuários podem estar em diversos canais. Cabe ao profissional de planejamento identificar quais são esses canais e em qual deles é mais interessante investir, pois é muito difícil estar em todos os lugares. Grandes marcas, como lanchonetes de fast-food, investem pesado em canais de massa, como Facebook e Youtube, mas também não deixam de lado outras estratégias mais segmentadas, como os influenciadores digitais. Por isso é tão importante conhecer quem é o público do bar ou restaurante em questão e saber o que esse público faz na internet. Que sites ele gosta de visitar? Quais redes sociais ele usa? Qual tipo de linguagem ele utiliza? Tudo isso é muito importante na hora de planejar as ações nas mídias digitais.

Agora que você já entendeu a importância das mídias digitais para o seu estabelecimento, chegou a hora de conhecer algumas estratégias.


Mídias sociais são mídias digitais?


A resposta é sim. Já explicamos acima o que são as mídias digitais, por isso, você já deve saber que as mídias sociais são um tipo de mídia digital. Mas o que são as mídias sociais efetivamente? Elas são espaços de interação entre usuários, que podem ser pessoas, marcas, empresas, entre outros. Alguns exemplos conhecidos de mídias sociais: blogs; redes sociais, como Facebook e Instagram; sites de compartilhamento de conteúdo, como Youtube.

As pessoas trocam informações nestes canais e qualquer membro pode contribuir a qualquer momento. Nas mídias sociais, as marcas têm a oportunidade de criar conteúdo relevante para o público e se comunicar com essas pessoas de igual para igual. Isso acontece tanto para as grandes empresas famosas como para marcas menores e desconhecidas. Nas mídias sociais, é possível propagar sua marca, sua opinião ou sua causa.

Se o seu bar ou restaurante não está em pelo menos uma das redes sociais mais usadas, essa é a hora de começar a mudar. Para isso, lembre-se que tudo na internet precisa ser planejado. Neste caso, o conteúdo que será compartilhado nesta mídia social deve ser estabelecido previamente, pois o público digital está cada vez mais seletivo e não irá aceitar se você publicar qualquer coisa na sua rede só para conquistar seguidores e fãs.

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma fan page para facilitar a interação com o seu público.

Mostre que você é engajado nas principais redes sociais e descubra o que o seu público gosta de ver no feed de notícias. Se você utilizar a sua página apenas para se promover, certamente não vai se aproximar dos seus clientes. Na verdade, vai afastá-los, porque ninguém quer ver propaganda nas redes sociais.


Conheça seu público antes de investir em mídias digitais


Se você não sabe como gerir uma fanpage, você pode contratar um social media ou uma agência de marketing digital. Especialistas em marketing social costumam ter bons resultados na conquista de crescimento orgânico, aquele que não é patrocinado. A ideia é oferecer conteúdo relevante e inédito, sempre nos horários em que o seu público está online. Por isso, o Marketing de Conteúdo é tão importante.

Para ajudar você a conhecer melhor o seu seguidor nas redes, você pode criar uma persona. Esse cliente fictício representará o público que você quer atingir com as suas ações. Você pode buscar muitos detalhes dessa persona, por exemplo: quanto anos ela tem, qual a profissão, onde mora, qual o estado civil, se tem filhos ou não, quantas vezes por semana essa pessoa come fora de casa, o que ela mais gosta de comer. Lembre-se, a persona precisa ser o retrato fiel dos seus clientes. Assim, será mais fácil atingir o seu público-alvo nas redes sociais.


Instagram


Com o conteúdo ideal e interação com o público, você pode ter uma boa resposta no Facebook. Mas você também pode usar outras mídias, como o Instagram. É importante lembrar que o Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens, portanto, essa é a prioridade. Aposte em boas fotos de drinks novos, imagens dos funcionários trabalhando, aproveite os memes e piadas do momento para interagir com o público e acerte nas hashtags. O Instagram pode ser a ferramenta que faltava para tornar o seu bar ou restaurante um estabelecimento mais humanizado e próximo dos clientes.

Peça aos seus consumidores para postar uma foto utilizando uma hashtag personalizada e aumente ainda mais o poder dessa rede. Transforme seus clientes em influenciadores, esse é o “boca a boca” digital.

Além disso, utilize o recurso Stories para mostrar o que está acontecendo no seu estabelecimento naquele momento. As fotos e vídeos ficam ativos durante 24 horas nesta opção do Instagram, e vem fazendo muito sucesso, pois substituiu o Snapchat. Você também pode fazer transmissões ao vivo neste recurso. Chame seus clientes para vir ao seu bar ou restaurante, se tiver música, mostre o artista ou ainda filme o pessoal na cozinha se preparando para mais um dia de atividade antes do estabelecimento abrir. Ações em tempo real fazem muito sucesso na internet, ainda mais neste segmento.


Twitter


Se você for apostar em um perfil no Twitter, saiba que vai precisar de uma pessoa exclusivamente para estar online nesta rede o maior tempo possível. O público do Twitter é “Real Time” e bem exigente. Na maioria dos casos, propagandas devem ser evitadas nesta rede. Além disso, o Twitter preza pela simplicidade, portanto, seus usuários também preferem interações mais rápidas, com mensagens curtas.

Nesta rede, o cuidado precisa ser redobrado, pois qualquer passo em falso pode comprometer a credibilidade do estabelecimento. Entretanto, esta é uma rede ótima para bares e restaurantes que querem atingir um público jovem e engajado no ambiente digital. O Facebook e o Instagram são ótimos aliados quando o assunto são as mídias digitais, entretanto, há algum tempo essas redes vêm perdendo espaço entre o público jovem. Talvez, o Twitter seja o caminho para quem quer interagir com este público. Vale apostar!


Publicidade nas mídias digitais


A publicidade na internet é cada vez mais comum em todos os setores de empresas. Estudos preveem que este segmento de propaganda e marketing deve crescer no Brasil nos próximos anos, assim como a expansão do acesso à internet pela população. Resumidamente, a publicidade online é divulgação de uma marca, ideia, produto ou serviço através das ferramentas disponíveis na internet. Ou seja, isso pode ser feito nas redes sociais, através de publicações patrocinadas, em sites por meio de banners, ou ainda nos buscadores, com os links patrocinados. Estas são só algumas das opções de publicidade online. O foco desta estratégia é garantir o retorno do investimento.

Por isso, é muito importante saber se a colocação de um banner em site é realmente rentável. Para isso, o profissional de marketing digital precisa saber se aquele site realmente é acessado pelo público-alvo da marca. Os links patrocinados no Google também costumam apresentar um ótimo custo-benefício, mas para isso é importante entender quais as melhores palavras-chaves. Já nas redes sociais, os impulsionamentos precisam levar em consideração a segmentação, caso contrário, dificilmente chegará ao público esperado.

Outra opção de publicidade em mídias digitais são as campanhas de e-mail marketing. Estas precisam de atenção redobrada, para que os e-mails não acabem como spam nas lixeiras. Ou seja, quando se trata de publicidades online, o ROI (retorno sobre o investimento) está em primeiro lugar.


Rede de Display


Se você tem um bar ou restaurante pouco conhecido e quer conquistar novos clientes, você pode trabalhar com uma campanha na Rede de Display do Google. Com esta opção, o seu estabelecimento aparecerá em banners de sites relacionados com o seu negócio. Esta também é uma ótima opção no caso de promoções.

Mesmo que seu negócio já seja conhecido, você pode aproveitar esse tipo de ação nas mídias digitais para divulgar uma campanha específica.

Essa ferramenta permite que o empresário escolha a segmentação da campanha, horário de exibição, limite de frequência e outros recursos. Por exemplo, se o seu restaurante está com uma promoção no horário do almoço, você pode decidir veicular sua campanha no horário que antecede a refeição. Quem nunca estava trabalhando na internet e, de repente, foi atingido pela foto de um prato delicioso bem na hora do almoço? A Rede de Display tem alcance muito grande e custos menores nos espaços particulares em sites para anunciantes.


Google Adwords


Se você vai investir em mídias digitais, não seria inteligente deixar de lado os links patrocinados Google Adwords na ferramenta de busca. Entretanto, existem formas de trabalhar essas ações para que elas sejam ainda mais eficientes.

Talvez, uma campanha contínua de anúncios no Google não seja o ideal se você quer promover o seu bar ou restaurante. Aposte em horários estratégicos, ou seja, quando mais pessoas estão procurando por bares e restaurantes. O profissional de marketing digital pode deixar a campanha estruturada e ativá-la nos horários e dias em que os resultados tendem a ser melhores. Por exemplo, no caso de um bar, os links podem ser ativados na sexta-feira à tarde, quando as pessoas estão procurando o que fazer no fim de semana, ou após as 18h, quando estão a caminho de algum bar.

No primeiro caso, você pode usar comentários e frases de destaque em um anúncio amigável, atraente e convidativo. A ideia aqui é mostrar para o usuário que o bar é a melhor opção para aquela sexta-feira. Já o segundo precisa ser mais específico. Por exemplo, a palavra-chave pode ser “bar na rua X” ou “bar no bairro Y”. Afinal, os usuários estão mais ansiosos para encontrar a melhor opção e não têm tempo para anúncios com indiretas. Seja claro e assertivo.


Segmente suas campanhas


O mais interessante é que na plataforma de anúncios do Google você pode restringir a exibição dos anúncios por raio de distância, exibir onde seu bar está, incluir um Click to Call (para ligações sem precisar digitar o número) e ainda usar frases mais agressivas: Venha agora para o Bar XXX, Esperamos Você Hoje… A ideia é ter um apelo de urgência nesta frase. Para interagir com os usuários, você ainda pode oferecer um desconto para quem está vendo aquele anúncio. Assim, você ainda terá uma ideia de quantos dos seus clientes viram o link naquele dia. Use sua criatividade para levar o cliente do online para o offline.


Anúncios no Facebook e Instagram


O Facebook tem ótimos recursos para divulgar lanchonetes, restaurantes e empresas de delivery de alimentos. Isso porque é possível segmentar as ações de mídias digitais para usuários que estão próximos ao seu negócio. Além disso, o investimento neste tipo de publicidade online é baixo. A rede permite campanhas a partir de R$ 1 por dia. Se você já tem a fan page ou um perfil no Instagram, a primeira coisa a se fazer é criar uma conta de anúncios – você pode gerenciar os anúncios das duas redes por lá. Depois de criar a campanha, você precisará escolher um modelo, os mais indicados neste caso são “Impulsionamento de Publicação” ou “Alcançar pessoas próximas a sua empresa”.


Segmentação nas mídias digitais


Incluir o endereço do seu estabelecimento é fundamental se você quer atingir o público do entorno, do bairro ou dos bairros vizinhos. O Facebook permite que você anuncie para pessoas em distâncias a partir de 1 quilômetro de raio. No próprio gerenciador de anúncios você verá que o mapa mostra quais bairros o raio especificado abrange. O Facebook ainda consegue identificar pelo sistema de geolocalização, quais usuários moram no bairro e quais estão apenas visitando. Você ainda pode escolher para quem quer mostrar esse anúncio.

Por exemplo, se o foco de um restaurante são os turistas, você pode escolher a opção “Pessoas visitando este local” ou invés de “ Pessoas que moram neste local”. Assim o Facebook mostrará o anúncio para quem está no local, mas mora há mais de 200 quilômetros. Já se o público-alvo são os trabalhadores de uma região, o ideal é escolher “Pessoas neste local recentemente”.

Você ainda pode garantir que seu anúncio seja mais eficaz exibindo-os nos horários certos. Pode ser um desperdício um estabelecimento que só abre para o almoço anunciar à noite ou um bar que só abre no período noturno veicular um anúncio de manhã. Somente anúncios com orçamento vitalício podem ser veiculados em horários específicos. Vá até a opção “Programação de Anúncios” e clique em “Veicular anúncios de acordo com uma programação”, e escolha o horário ideal.


Conclusão


As possibilidades no universo das mídias digitais são inúmeras. Neste artigo, falamos de algumas opções rápidas e eficientes que costumam funcionar na maioria dos casos de restaurantes e bares. Isso não quer dizer que há garantia de sucesso, nem que não existam outras opções que também podem dar certo. A diferença é que no marketing em mídias digitais é possível testar mas, aprender com os erros e mudar as campanhas ainda em veiculação, com prejuízos menores do que o marketing tradicional. Por isso, o monitoramento constante das redes sociais e das campanhas de publicidade online é tão importante. Só assim será possível mensurar os resultados reais e garantir o sucesso dos negócios na internet.






Escrito por: Equipe Guia-se







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