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Conceito marketing digital: 5 mentiras sobre o mercado que você deve saber

29 abr 2020

Trabalhar no ambiente digital é um desafio para quem ainda não entendeu o conceito marketing digital e acredita em falsas afirmações sobre o mercado

Já não é novidade que o marketing digital cresce e se fortalece a cada dia. O número de pessoas com acesso à internet também disparou nos últimos anos, o que fez o segmento ficar ainda mais forte. São elas que alimentam o crescimento do marketing digital e despertam o interesse das empresas pelas estratégias desenvolvidas para impactá-las. Quanto mais usuários estão na rede, mais interessante é para as empresas anunciarem seus produtos e serviços na internet.

Principalmente após 2020, onde tivemos um avanço tecnológico de 5 anos em 6 meses (segundo especialistas), o marketing digital ganhou força em todos os setores da economia. Todo empresário se preocupou em trazer o seu negócio para o digital como uma alternativa ao fechamento de inúmeras empresas. Afinal, o marketing digital é uma ferramenta crucial para manter uma empresa aberta mesmo de portas fechadas.

Ao mesmo tempo que muitas empresas se atentaram ao digital pela primeira vez, muitas pessoas também decidiram embarcar no marketing digital como profissão, e ser um especialista em marketing digital para atender seus próprios clientes. Entretanto, poucos profissionais e empreendedores entendem realmente o conceito marketing digital. A maioria vê o segmento apenas como uma grande oportunidade de mercado, ou um “plano B”, mas não buscam entendê-lo.

Atualmente, as estratégias de marketing digital estão inseridas entre as boas práticas de negócios. Elas se tornaram imprescindíveis para quem deseja crescer e atingir novos horizontes. Mas a ampla divulgação fez com que a área fosse tomada por maus profissionais, que oferecem mentiras sobre o conceito marketing digital.

O que é marketing digital?

conceito marketing digital pode ser explicado como ações de comunicação para negócios que  estão na internet, na telefonia celular e outros meios digitais. O marketing digital também abrange a prática de promover produtos ou serviços através de canais que levam o conteúdo às pessoas rapidamente, de forma relevante e personalizada.

Resumidamente, o  termo “marketing digital” nada mais é que o marketing na era digital. A chave para o sucesso de quem quer investir em marketing digital é a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade do usuário.



O marketing digital também impulsionou o surgimento de um novo cliente: o consumidor 2.0. Este cliente é mais exigente, atento, bem informado e curioso. O consumidor 2.0 faz buscas na internet para consultar preços de produtos e serviços, e também para saber a opinião de outros consumidores.

Trabalhar com marketing digital também tornou-se uma tendência de mercado nos últimos anos. Entretanto, profissionais desinformados e desatentos ao conceito marketing digital, ainda não se deram conta que o poder da internet pode “construir” a imagem de uma empresa, assim como destruí-la em pequenos deslizes.

 

O profissional e o conceito marketing digital

Quem pretende trabalhar com marketing digital vai precisar desenvolver habilidades e competências específicas. A primeira tarefa é tomar consciência da importância do marketing digital na atualidade, que é diferente do marketing tradicional. Na sequência, esse profissional também precisará estudar sobre planejamento de marketing digital. Pois, assim como qualquer estratégia de negócios, o marketing digital precisa ser planejado minuciosamente para gerar resultados superiores. Conheça algumas das habilidades e competências do profissional de marketing digital:

Produção de conteúdo

Gestão de Redes Sociais

SEO (palavras chave, motores de busca)

Links Patrocinados e Publicidade on-line

Email Marketing

Análise de resultados e métricas

Geração de Leads

Vale lembrar que, antes de dominar todas as técnicas de marketing digital, o profissional que entende o conceito marketing digital precisa ter capacidade de aprender. Este mercado é dinâmico e, de um dia para o outro, todo o conhecimento adquirido pode não ser tão importante. Uma nova mídia social pode surgir, uma plataforma inédita pode ser desenvolvida, algoritmos podem ser modificados, um aplicativo pode mudar tudo.

Agora que você já entendeu o conceito marketing digital e já sabe como é trabalhar com marketing digital, chegou a hora de saber quais são as 5 mentiras mais contadas sobre o mercado:

1- É fácil ficar rico com marketing digital

Essa talvez seja a maior de todas as mentiras sobre o mercado do marketing digital. Se você pretende ganhar muito dinheiro em pouco tempo: esqueça. É verdade que este setor pode ser mais acessível que o marketing offline, o “tradicional”, mas isso não quer dizer que você vá ficar rico do dia para a noite.

Muitos profissionais caem em anúncios de cursos e workshops que prometem muito sucesso com marketing digital em pouco tempo, mas o que eles nãos sabem é que  a maioria dessas propagandas está ali para enganá-los. Não existe  fórmula mágica, apenas trabalho! Comprar cursos acreditando que se tornará um milionário após conclui-lo é um grande erro.

Muitas pessoas vivem exclusivamente do marketing digital hoje em dia, mas, como qualquer negócio, são etapas que precisam ser construídas até alcançar o sucesso. Com estudo e muito trabalho, é possível encontrar bons resultados no mercado do marketing digital. Porém, o profissional precisa saber que este é um trabalho como qualquer outro e demanda tempo de dedicação.

Algumas pessoas optam por começar a trabalhar com marketing digital como uma fonte de renda alternativa. Só com o passar do tempo, e após adquirir experiência no mercado, a transforma em um sua fonte de renda principal. Uma boa dica é ter em mente que uma agência de marketing digital é uma empresa que precisa de perseverança e resiliência para superar os concorrentes, além, é claro, de uma boa administração.

  • 2-O marketing digital é para qualquer um

Definitivamente, o marketing digital não é para todo mundo. Tire isso da cabeça de uma vez por todas. É verdade que muitos começam a atuar na área sem muita experiência e motivados pela principal condição que citamos no tópico acima: ganhar dinheiro rápido.

Porém, poucos  conseguem permanecer no mercado. A maioria percebe que há um nível de dificuldade na atividade que não pode ser negligenciado. Outros descobrem que trabalhar com marketing digital não era aquilo que esperavam. Percebem que por trás dos ‘gurus’ do marketing digital e dos cursos que prometem o sucesso existe muito trabalho e muita dedicação. Quem vai apostar no marketing digital precisa estar preparado para trabalhar muitas horas, aliás, mais horas do que em um trabalho convencional.

O mercado do marketing digital pode ser mágico, mas você precisa saber o que virá pela frente. Ao contrário do que muitos pensam, nada acontece num piscar de olhos, é precisa trabalhar. Mas, se você gosta do que faz, ter sucesso se tornará um desafio. É você quem vai decidir quantas horas por dia você vai se dedicar ao marketing digital. Algumas pessoas acreditam que trabalhando duas ou três horas por dia no mercado digital, é possível ter sucesso. Isso é verdade. Seus resultados serão satisfatórios com esse tempo, mas será que serão satisfatórios para você?

O marketing digital não é para qualquer um, ele é para pessoas interessadas em vencer e dispostas a pagar o preço do sucesso. Será preciso muito estudo, dedicação e trabalho, pois não existe método mágico para enriquecer do dia para a noite.

3- Você terá pouco trabalho com marketing digital

Dois fatores levam as pessoas a acreditarem que quem trabalha com marketing digital trabalha pouco: falta de conhecimento sobre o mercado e vontade de aproveitar um segmento em crescimento que promete dinheiro fácil. Olhando dessa forma, não é tão difícil entender por que essa mentira é tão disseminada. Quem não quer trabalhar pouco e ganhar muito?

Você já deve ter ouvido que trabalhar com marketing digital dará horários extremamente flexíveis, não é mesmo? Isso é verdade, mas não quer dizer que você terá tempo livre. Você poderá escolher se quer trabalhar de manhã, à tarde, durante a noite ou na madrugada, mas o que pouca gente sabe é que quem trabalha com marketing digital “fica no trabalho” muito mais do que um trabalhador tradicional que cumpre oito horas diárias.

O profissional de marketing digital precisa analisar o mercado e os concorrentes, criar ações para multicanais, avaliar as métricas como taxa de abertura e melhorar, estudar público-alvo e o comportamento do consumidor. Ele também precisa entender de tendências, as dores e desejos do público, as necessidades e do posicionamento da marca, entre outros.

Como já dissemos acima, esse mercado é dinâmico e está em constante evolução. Ele muda rapidamente e se atualiza todos os dias. Quem quer trabalhar com marketing digital precisa estar atento às novidades que podem auxiliar a trajetória. É possível encontrar muito material de qualidade disponível para estudo, assim como cursos e eventos sérios na área. Profissionais que estudam e investem tempo e dinheiro têm mais chances de alcançar o tão sonhado sucesso.

4- Dá para começar a trabalhar agora

Você acredita que dá para começar a trabalhar com marketing digital sem planejamento? Se a sua resposta é sim, então você ainda não entendeu o conceito marketing digital. Talvez você não precise de coisas materiais para começar a atuar neste segmento. Mas, com certeza, você vai ter que ter tempo para se dedicar a aprender tudo o que você já ouviu sobre o mercado em vídeos, artigos e cursos.

Além disso, você vai precisar de mais algumas coisas para começar a trabalhar com marketing digital. Não são coisas grandiosas e nem caras, mas quem pretende trabalhar neste segmento precisa investir em boas ferramentas. É claro que é possível encontrar muitas ferramentas e plataformas gratuitamente na internet, mas mesmo assim você precisará de tempo para aprender a utilizá-las.

Então, chegamos ao ponto principal. Dá para começar a trabalhar com marketing digital agora? Dá, mas você precisa ter tempo. O tempo é primordial e, se você ainda não percebeu, ele é seu bem mais precioso. É ele quem vai ajudá-lo a entender suas ações e estratégias. Só o tempo dirá se o caminho escolhido trará o retorno esperado. Por isso, é importante saber que ao começar um negócio do nada, sem planejamento e tempo, corre-se o risco de fracassar.

Muitos profissionais acreditam que este mercado vai render milhares de reais no primeiro mês de negócio. Assim como a maioria quer começar sem investimento algum.  Isso é incoerente. Não é possível começar do zero e acreditar que isso renderá muito dinheiro logo de cara.  Começar é difícil, por isso muitos desistem.  As desistências têm causas variadas, mas na maioria das vezes é porque o empreendedor ou comerciante digital quer algo da noite para o dia.

5- Você não precisa dominar os 8 Ps

Se você quer trabalhar com marketing digital e fez alguma pesquisa sobre o tema, você já deve ter ouvido falar sobre os 8 Ps do Marketing Digital. Ela é uma das metodologias de marketing digital mais conhecidas no Brasil. Desenvolvida pelo especialista em marketing Conrado Adolpho, os itens ajudam o profissional a coletar dados, planejar, definir uma estratégia em marketing digital e tornar um negócio relevante na internet. Adolpho conseguiu reunir oito pontos que são peças-chave para o sucesso na rede, mas que só funcionam se todas estiverem funcionando. Ou seja, não basta que você domine apenas 5 dos 8 Ps. Conheça um pouco mais sobre cada “P”e saiba mais sobre o conceito marketing digital:

Pesquisa

O profissional de marketing digital e o empresário precisam aprender a ouvir o público-alvo do negócio em questão. Isso é essencial para o processo de criação de um produto ou de um serviço. Além disso, será o público que vai direcionar as estratégias de marketing mais efetivas para cada caso. Alguns profissionais enganam-se quando acreditam que pesquisar é caro. Entretanto, poucos sabem que dá para começar conversando com clientes em potencial nas ruas ou enviando e-mail.

Planejamento

Já falamos sobre isso aqui. Não existem marketing digital sem planejamento. Depois de pesquisar sobre o público-alvo, o profissional precisa analisar  os dados  e traçar objetivos e metas para estabelecer a melhor estratégia de marketing digital.  Pense nas soluções que os seu público precisa. Pessoas buscam solução e não produtos e serviços, lembre-se disso. Vender soluções é o melhor caminho para o sucesso na rede.

Produção

Você precisa saber quais ferramentas e plataformas vai utilizar em suas campanha. O profissional precisa levar em consideração se será necessário criar um site ou se haverá presença nas mídias sociais. Outro ponto importante é a forma como serão feitos os anúncios, por exemplo.  Este “P” é o ponto responsável por direcionar o planejamento.

Publicação

Se você já entende um pouco sobre marketing digital, já sabe como é importante aparecer no topo dos resultados do Google. Este é um dos caminhos para tornar-se relevante na rede. Para isso, é importante aprender mais sobre SEO (Search Engine Optimization). Este conjunto de estratégias é determinante para que um link esteja bem posicionado nos buscadores.

Há também empresas especializadas em SEO que auxiliam neste processo, mas é importante que o profissional domine o básico dessa técnica se quer fazer a diferença neste mercado.

Promoção

Uma boa campanha de marketing precisa ser útil para o público-alvo, por isso, a criação de conteúdo é tão importante. Texto, foto, áudio ou vídeo, seja o que for, ofereça informação aos consumidores. É claro, que o conteúdo precisa estar relacionado ao ramo de atuação da empresa, mas ele também precisa ser inspirador, além de informativo.

Propagação

O próximo passo, depois de produzir e otimizar o conteúdo, é trabalhar para que ele seja compartilhado. Ele precisa impactar pessoas e para isso existem as mídias sociais. Quem trabalha com marketing digital precisa estar nas mídias sociais e, mais do que isso, precisa entender como elas funcionam.

Personalização

Toda marca precisa ter uma linguagem e o mesmo acontece na internet. As estratégias de marketing e produtos são feitos para um público específico, por isso, a linguagem das campanhas precisa se aproximar delas.

Precisão

O último “P” aborda o tema mensuração. Todo profissional que se preze vai querer entregar bons resultados e a única forma de apresentar isso é medindo-os e analisando-os. Nem todo mundo gosta disso, mas sem métricas, nenhuma empresa vai pra frente. Com as informações obtidas é possível aprimorar o planejamento e a produção de conteúdo, por exemplo.

 

 

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