10 jan 2017

Top 10 campanhas de Marketing Digital em Mídias Sociais influentes de 2016

Estratégia Em Marketing Digital




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Inspire-se nas melhores ações de marketing digital nas mídias sociais e comece o ano apostando em campanhas inovadoras pela internet

Você já deve ter percebido que as empresas estão cada vez mais presentes nas mídias sociais, e não estamos falando só de Facebook. Nos últimos anos, as marcas têm investido em campanhas inovadoras na internet, a fim de impactar seus clientes nas mais diversas redes e plataformas. É a verdadeira a revolução das mídias sociais. Entretanto, não é tão simples criar campanhas criativas.

A maioria das ações de marketing nas mídias sociais falham sem que os próprios idealizadores entendam o que aconteceu. Isso porque, os profissionais em gestão de mídias sociais não conseguem reunir todos os fatores necessários para que a campanha seja tão inovadora quanto rentável. É preciso sim basear-se no ROI (Retorno sobre Investimento), nas conversões e nos gastos a curto, médio e longo prazo.

No ano passado, dados divulgados pelo IAB Europe (Interactive Advertising Bureau) revelaram que os gastos com publicidade on-line foram superiores às verbas aplicadas em publicidade na televisão pela primeira vez na Europa. Outro relatório, o e-Marketer, também aponta que, este ano, pela primeira vez na história, o total de gastos com mídia digital irá ultrapassar os investimentos televisivos nos Estados Unidos. A tendência deve ganhar o mundo, segundo a pesquisa do IPG Mediabrands Magna. A compra de mídia digital deve superar a de TV, em 2017, e o meio digital pode se tornar a primeira categoria de publicidade a nível mundial.

Campanhas que fizeram sucesso em 2016 nas mídias sociais

Uma boa dica para quem quer aprender a criar campanhas de sucesso é se espelhar em boas ações de marketing e começar um bom planejamento de mídias sociais. Não importa o tamanho da sua empresa, as mídias sociais para pequenas e médias empresas funcionam muito bem, basta ter profissionalismo. Em 2016, várias marcas conseguiram emplacar ótimas campanhas nas mídias sociais, por isso, selecionamos dez delas para inspirar você:

1- Ovomaltine e a batalha entre Mc Donald’s e Bob’s nas mídias sociais

Os fãs de fast-food, com certeza, vão lembrar da batalha travada entre os gigantes Mc Donald’s e Bob’s em 2016. A marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos com o concorrente Bob’s.  O primeiro vídeo foi divulgado no Facebook, no dia 11 de setembro, e criou grande expectativa:

No dia 14 de setembro, a marca revelou o segredo e deu origem a uma enxurrada de postagens, tanto no concorrente, quanto em outras marcas que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos. Confira o poder das mídias sociais :

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Os clássicos do McDonald’s acabam de ganhar companhia. Experimente o novo McShake Ovomaltine #FinalmenteNoMc.  http://bit.ly/McShake_Ovomaltine – legenda no Facebook

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Não tem caô. O Milk Shake que você ama sempre vai estar no Bob’s, com os mesmos ingredientes e o mesmo sabor original. – Legenda no Facebook

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Não tem textão, a questão é simples: quem conhece o sabor de verdade não toma #MilkFake. – Legenda no Facebook

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Uns com tanto e outros com tão pouco. #chegademesmice – legenda no Facebook

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Menos tretas e muito mais Sliders de Ovomaltine! Esse sim, exclusivo na Pizza Hut. – Legenda no Facebook

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Calma gente, Shake Crocante com “aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado” aqui também tem. Já carne grelhada… – Legenda no Facebook

2-Chá Digitaú

O Itaú contagiou o público em 2016 com um vídeo que mostrava duas vovós organizando uma chá da tarde através de aplicativos pelo celular. A campanha, publicada no Youtube no dia 10 de maio, também fez sucesso na TV. Logo, a campanha ganhou uma continuação transformando as vovós em “vovloggers” com a ajuda de vloggers conhecidos no Youtube, como a Kéfera. Confira:

E para fechar o ano: (como não amar?)

3- Taco Bell e os filtros no Snapchat

O Taco Bell, restaurante de comida mexicana recém-chegado no Brasil, quebrou recordes no Snapchat em maio de 2016. No mês em que os mexicanos comemoram a vitória do México sobre a França na Batalha de Puebla, a empresa lançou um filtro patrocinado no aplicativo.

Os usuários puderam fazer vídeos e fotos com o filtro, que transformava cabeça em um taco gigante. A ação resultou em mais de 224 milhões de visualizações em um dia apenas. De acordo com o Adweek, este forma de anúncio custa, em média, US$ 750 mil.

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4- MasterChef Brasil no Twitter

Mais uma vez, como já era de se esperar, a estreia da terceira temporada do MasterChef Brasil liderou os comentários no Twitter. A atração foi a mais citada na mídia social entre os dias 14 e 20 de março de 2016, segundo o Ibope Twitter TV Ratings. Só na noite do dia 22 de março foram 217 mil tuítes com a hashtag #MasterChefBR.

Para se ter uma ideia de como a campanha no Twitter fez sucesso, na final do programa, exibida no dia 23 de agosto, um time ficou à frente da curadoria de Tweets em tempo real. Eles buscaram conteúdo autêntico e com grande potencial de engajamento. Os melhores Tweets e memes selecionados foram exibidos ao vivo em telões na sede da Band em São Paulo.

Em 2015, o programa também fez sucesso na rede social e chegou a anunciar o vencedor pelo Twitter antes de anunciar na TV. O sucesso no Twitter também se repetiu no MasterChef Profissionais, exibido em outubro e novembro.

Outros realitys, como The Voice Brasil e X-Factor também vêm fazendo sucesso na mídia social. Em todos os casos, o uso de uma hashtag personalizada é imprescindível. Vale a pena apostar! A #MasterChefBR foi segunda a hashtag mais comentada da rede em 2016, perdendo apenas para #Rio2016.

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5- Neflix e o brasileiros

Os amantes de séries vão concordar: a Netlix manda muito bem nas mídias sociais. Isso tem colaborado ainda mais para o sucesso da provedora de streaming. Foram diversas campanhas para promover a nova temporadas das séries preferidas dos brasileiros. Selecionamos algumas:

A Xuxa apareceu em um vídeo promocional da série “Stranger Things“, do Netflix, com um figurino inspirado naqueles que usou durante o “Xou da Xuxa”. A artista aparece lendo cartas de fãs e abre uma escrita pela personagem de Wynona Ryder na série. Ela faz uma série de alusões à momentos de sua carreira, como a polêmica com as bonecas possuídas e o disco ao contrário com mensagens sublimares.

Já para anunciar quarta temporada de “Orange Is The New Black” a escolhida foi Inês Brasil. O serviço de streaming fez um teaser para a produção no Twitter e, em seguida, colocou dois vídeos Facebook e Youtube:

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6- Belinha e o Nubank

A Nubank deu uma aula sobre como interagir com clientes nas rede socias e viralizar na internet em 2016. A marca estava de olho em uma das páginas que mais fazem sucesso atualmente entre os brasileiros, a Catioro Reflexivo (1,7 milhão de fãs), quando um cliente mandou a sua história: a cachorra Belinha tinha mastigado o seu cartão de crédito.

Atenciosa, a Nubank mandou uma carta escrita à mão, usando a expressão “catiora”, e junto um cartão de crédito novo e um presente para a Belinha. É claro que o gesto não passou despercebido e o cliente enviou a história e fotos à página.

O post da página atingiu 48 mil curtidas e mais de cinco mil compartilhamentos, isso tudo graças ao gerenciamento de mídias sociais. A Nubank, além de responder cada elogio, ainda postou o caso na própria página: “Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!”, escreveu.

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7- Kaiser e bot conselheiro

O Facebook Messenger lançou uma nova opção de relacionamento com os clientes quando liberou os bots – “robôs” assistentes virtuais que interagem em chats. A Kaiser lançou seu bot interativo na plataforma, na segunda etapa de uma campanha que começou via WhatsApp. Primeiro, a marca convidou os consumidores para conversar com suas bolas de futebol falantes, personagens criados pela cervejaria, através do app de mensagens. A ação foi um sucesso, mas durou 24 horas e foi bloqueada.

Já o bot do Facebook conta com um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas e respostas dos usuários sobre cerveja, churrasco e futebol. A ação é revolucionária e vai ao encontro das tendências para 2017.

 

8 – Pizzaria bem-humorada

Nem só as grandes marcas se destacaram na mídias sociais esse ano. Um pedido de pizza muito inusitado, pelo Facebook, fez sucesso e viralizou. Um rapaz chamado Marllon, que estava cm os amigos, resolveu tentar pedir uma pizza por mensagem inbox no Facebook, pois estava sem crédito para realizar ligações e sem sinal no celular.

A boa disposição da Brito’s Pizzaria, que fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, não ficou anônima. Ela ganhou a rede social e o carisma de muitos usuários. Confira o bato-papo:

 

9- Manequim Challenge nas mídias sociais

Embora não seja especificamente uma campanha, algumas marcas apostaram no viral Manequim Challenge, uma ação diferenciada para divulgar seus produtos e serviços. Os vídeos, de pessoas paralisadas em suas atividades comuns, dominou as redes sociais no final do ano passado e ainda estão fazendo sucesso (ainda dá tempo de entrar na brincadeira). Com o monitoramento mídias sociais, é possível aproveitar este tipo de ação viral em empresas de pequeno, médio e grande porte. Basta estar atento as novidades nas mídias sociais.

O desafio surgiu nos Estados Unidos e se alastrou por perfis de famosos como Adele, Taylor Swift, Paul McCartney, Ellen DeGeneres, Britney Spears e Michelle Obama. No Brasil, além de celebridades, times de futebol e equipes de jornais, algumas marcas aproveitaram para criar algo inovador nas mídias sociais sem precisar investir muito. Veja algumas das ações:

10 – Pokémon Go na mídias sociais

Não dá para falar de campanha de marketing digital em 2016 sem falar de Pokémon Go. O jogo para celular chegou ao Brasil e conquistou mais de 50 milhões de usuários em 24 horas. Um dos fatores que contribuíram para a febre é o fato de se tratar de um jogo de realidade aumentada. Ela envolve a interação dos usuários com o aplicativo, com lugares e estabelecimentos. Por isso, as empresas aproveitaram para criar campanhas com a temática do Pokémon Go, principalmente em mídias sociais.

A marca de moda feminina on-line AMARO investe em estratégias omni-channel e criou pontos de venda físico para ampliar a experiência de compra do e-commerce. Visando potencializar esses pontos, usou o jogo Pokémon GO como novo ponto de contato para atrair e engajar clientes e admiradores da marca.

A marca ofereceu o “Lure”, um artifício do jogo colocado em locais específicos para deixar o ambiente mais atrativo para os Pokémons. A ideia foi propor que os consumidores fossem até o shopping e postassem fotos com os “monstrinhos” no local em troca de desconto nas compras.

Campanha da Amaro com Pokémon






Escrito por: Equipe Guia-se







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