BLOG – Planejamento Estratégico

A hora e a vez do marketing digital brasileiro

2 maio 2014

Marketing digital

A expansão dos computadores nos lares e o aumento de acessos em dispositivos móveis revelam um período promissor para o marketing digital no Brasil

O marketing digital se consolidou como a ferramenta de maior relevância no Brasil, e vem atraindo cada vez mais as pequenas e médias empresas, revelando uma das maiores tendências do setor para este ano.

Segundo dados do IAB Brasil, em 2011 a internet superava a televisão e o jornal impresso em mídia mais consumida no país, e no ano passado o Projeto Inter-Meios apontou que os investimentos em mídia online ultrapassaram a publicidade realizada em revistas.

O brasileiro está mais conectado e bem informado, especialmente após o advento dos dispositivos móveis mais acessíveis à população de baixa renda. Aqueles que ainda não estavam inseridos no universo digital se renderam de vez às novas tecnologias. As empresas perceberam essas mudanças e vêm investindo na conversão e no relacionamento com o cliente virtual.

Entretanto, em todos os cantos do mundo, o marketing continua sendo marketing, porém, agora inserido no contexto digital. Os empreendedores de qualquer ramo devem ter em mente de que se trata apenas de um ambiente com novas regras, mas, que não dispensa o conhecimento atualizado dos fundamentos da disciplina.

Entre as principais tendências do marketing digital está a criação de conteúdo, que agrega valor e informação ao dia a dia das pessoas e faz com que as marcas construam o relacionamento com seu público. O marketing de conteúdo possui maior espaço em blogs e mídias sociais.

As indicações sociais também alcançam maior importância, através do trabalho de SEO, que leva em consideração o número de menções que um produto de loja virtual ou artigo postado em blog/site recebe.



Na área de links patrocinados, vemos a disponibilidade de recursos cada vez mais sofisticados no Google Adwords, com um poder de segmentação ampliado, em uma guerra acirrada com os Facebook Ads, que vêm ganhando espaço.

O “Big Data” também entra como trunfo imprescindível na era da informação. Os avanços promovidos no Google Analytics permitem obter detalhes sobre acessos a sites, assim como aos resultados de campanhas online.

O marketing digital continuará sob a mira dos holofotes, especialmente no Brasil, em ano de Copa do Mundo. Tanto aqui quanto lá fora, as opções de cursos, treinamentos, palestras e seminários sobre o tema oferecem grandes oportunidades de adquirir valiosas informações, praticar o networking e conquistar efetivamente seu lugar no ensolarado mundo virtual.

Curta nossa página no Facebook

Nossas unidades

SOMOS + DE
120
AGêNCIAS

Brasil: 15 estados |
61 cidades