31 maio 2017

Marketing Comercial para Petshops – 10 Estratégias Criativas de Sucesso

Planejamento Estratégico




Marketing Comercial para Petshops – 10 Estratégias Criativas de Sucesso
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Saiba como fazer o seu petshop se destacar com as estratégias de marketing comercial


Guia-se Agência de Marketing Digital - Marketing Comercial


Ter um negócio “bom pra cachorro” exige esforços e boas estratégias, portanto, se a sua intenção é promover um pet shop, saiba que isso envolve muito trabalho, principalmente quando o assunto é a concorrência. Além de oferecer um serviço de qualidade, os consumidores precisam ter certeza que a sua empresa oferece segurança e credibilidade. Afinal, os animais são tratados, por muitos, como integrantes da família. Ou seja, merecem todo o cuidado. Essa preocupação com os bichinhos de estimação pode ser uma grande oportunidade para os pet shops. Neste artigo, vamos listar dez estratégias que você não pode deixar de lado se quer conquistar clientes e aumentar as vendas no seu negócio.

A primeira dica para quem quer ampliar os negócios é investir em organização. Mais clientes é sinônimo de mais trabalho e sem um ambiente organizado é impossível manter os novos negócios proporcionados pelas ações de marketing comercial. Um software de gestão pode ajudar a deixar o seu negócio pronto para receber a demanda ampliada. Quando você mantém a qualidade dos serviços oferecidos, gera credibilidade ao negócio, o que é extremamente importante neste meio. Seja no “boca a boca” ou na internet, incentivar seus clientes a indicarem sua empresa aos amigos ainda é uma das melhores alternativas de marketing. Para motivar essa indicação, você pode dar algo em troca aos seus consumidores. Algum benefício, como um desconto ou um brinde.


Marketing comercial: como começar?


Para pequenos negócios, como um pet store, o marketing comercial pode realizar a inteligência de mercado, a prospecção de clientes e a identificação de oportunidades. Além disso, as estratégias de marketing vão encontrar um foco para os negócios, bem como orientar o planejamento estratégico de ações, campanhas e promoção de vendas. As marcas que investem em marketing empresarial conseguem agilizar e tornar mais eficiente a operação comercial.

Com a ajuda de uma agência de marketing ou um profissional da área, é possível chegar mais rapidamente aos contatos ideais e estabelecer um relacionamento mais estreito com os clientes, fornecedores e colaboradores. Foi-se o tempo em que a equipe de vendas e de marketing trabalhavam separadamente. As empresas, mesmo os pequenos negócios, como um pet market, devem procurar aproximar as equipes em todos os sentidos e mostrar que elas podem caminhar lado a lado, focadas nos resultados.

Agora que você já entendeu a importância do marketing comercial para o sucesso do seu petshop, vamos indicar dez estratégias criativas de sucesso para você colocar em prática o quanto antes.


1- Tenha um site convidativo


Se você é novo no universo do marketing comercial, saiba que ter um bom site é um excelente ponto de partida. Além de trazer todas as informações do seu negócio, um site convidativo pode trazer conteúdo relevante para seu público-alvo. Vamos falar sobre Marketing de Conteúdo no próximo tópico.


Pontos imprescindíveis no seu site:

– Site responsivo
O site do seu pet shop precisa ser de fácil acesso. O ideal é que ele funcione facilmente em qualquer dispositivo, seja móvel ou não. Atualmente, a maioria dos internautas acessam a internet de seus smartphones e, se o site do seu negócio não funcionar rapidamente, ele irá buscar uma nova opção (o site do concorrente).

– Todas as informações
O site do seu pet shop deve trazer todas informações necessárias para que o seu potencial cliente o encontre. Esses dados precisam ser claros, organizados e de fácil acesso. Não esqueça o endereço, telefone (WhatsApp – outra estratégia que falaremos em breve), descrição, link para as redes sociais, comunicados de promoções e eventos.

– Sistema de Vendas online
Você não pode ignorar uma das maiores tendências dessa década: as compras via internet. As pessoas estão cada vez mais sem tempo de sair de casa para consumir, porém, precisam se sentir seguros para adquirir produtos pela rede. Insira um mecanismo de busca no seu site, isso facilitará a vida do seu cliente. Invista em banners de promoção e mostre aos seus clientes quais são os produtos mais consumidos. Isso incentivará o consumo e ainda gerará credibilidade.

Ao contrário do que muitos empresários acreditam, a loja virtual não esvaziará a loja física. Na verdade, o sistema de vendas online ampliará os seus negócios atingindo um público que até então não consumia seus produtos porque prefere fazer compras sem precisar sair de casa. Se você não pode investir em um e-commerce, crie um site simples e utilize ferramentas que permitam a venda de produtos através do Facebook e Instagram.


2- Tenha um blog e invista em Marketing de Conteúdo


O blog tem uma função de atrair visitantes para o site através de conteúdos e indexados pelo Google.

Por exemplo, você tem ideia de quantas pessoas buscam por “tipos de tosa de shih tzu” no Google? O conteúdo do seu blog será a resposta para essa e outras questões, o que, por consequência, levará o usuário a conhecer a sua marca. As pessoas estão cada vez mais cansadas do marketing tradicional, em que os produtos são oferecidos diretamente. O marketing de conteúdo é menos invasivo e visa despertar o interesse das pessoas por meio da informação, antes de tentar vender qualquer produto.

O ideal é que o seu blog esteja dentro do seu site, assim, o usuário nem precisará acessar outro endereço para comprar algo que lhe interesse. Ele será imediatamente direcionado para a loja virtual, para o produto escolhido e finalizará a compra. Mas é preciso entender que, para este caminho realmente acontecer, é preciso uma boa estratégia de conteúdo que desperte o interesse das pessoas certas. Tente solucionar os problemas dos seus clientes através das postagens no seu blog. Saiba quais são as dúvidas, interesses, desejos e “dores” do seu público.

O Marketing de Conteúdo também gerará autoridade ao seu pet shop no segmento. Mesmo que o usuário não se torne um cliente imediatamente, após entrar em contato com o seu conteúdo, cedo ou tarde ele se lembrará da sua marca de maneira positiva, o que aumenta as chances de se tornar um cliente efetivamente.


Confira algumas dicas de conteúdos relevantes para o público:


– Cuidados que os donos devem ter com seus cães e gatos (crie conteúdos exclusivos para cada raça).

– Dicas de higiene.

– Dicas de produtos ideais para cada raça.

– Importância de aplicar as vacinas em dia.

– Tire as dúvidas dos seus leitores. Para isso, crie uma publicação nas mídias sociais pedindo que as pessoas sugiram temas.

Além de textos, outro formato de conteúdo muito bem aceito em quase todos os segmentos de mercado, é o vídeo. A estratégia é criar um canal no Youtube e vincular o link nas postagens do blog. Isso ajudará ainda mais a sua marca a crescer com o marketing comercial.


3- Faça marketing comercial anunciando no Google


O alcance dos Links Patrocinados surpreenderá os empresários que estão começando a investir em marketing comercial. Os anúncios no Google darão aos seus potenciais clientes a oportunidade de encontrá-lo, mesmo sem nunca ter ouvido falar da sua empresa. Uma das vantagens dos links patrocinados é que eles são mostrados ao usuário quando ele realmente manifesta algum interesse sobre o assunto, por exemplo quando ele está fazendo buscas para encontrar um serviço ou produto de pet shop. O que faz dos links patrocinados, assim como o marketing de conteúdo, uma forma de marketing menos invasiva que o marketing tradicional.

Outro ponto positivo dos links patrocinados é que eles permitem o direcionamento para uma loja virtual.

Com essa ferramenta, o seu pet shop poderá se tornar conhecido não só na sua região, mas em todo o Brasil. Mas se o foco do seu negócio é o serviço oferecido na loja física, você pode configurar a sua campanha para ser exibida somente na área geográfica de sua escolha.

Os anúncios no Google funcionam desta forma:

– Escolha o tipo de anúncio que quer fazer.

– “Compre” determinadas palavras-chaves relacionadas ao seu negócio ou produto que quer anunciar.

– Crie um título, subtítulo e descrição do seu anúncio.

– Direcione o anúncio para o seu site.

– Otimize a campanha – esteja atento aos resultados diariamente.

ATENÇÃO: Se você não se sente seguro para criar uma campanha e não terá tempo para mensurar os resultados, procure um especialista em marketing comercial e Google Adwords.


4- Seu petshop nas mídias sociais


Antes de sair por aí criando um perfil ou uma página de negócios em todas as mídias sociais, pergunte aos seus clientes quais as mídias mais utilizadas por eles. Essa talvez seja a melhor forma para descobrir em quais redes investir o seu tempo, atenção e dinheiro. O nicho de Pet Shops e Clínicas Veterinárias costuma funcionar muito bem no Facebook, Instagram e Youtube. Mas lembre-se, não há regras. Descubra quais as redes sociais mais acessadas pelo seu público para garantir o melhor retorno financeiro.


Como fazer marketing comercial no Facebook?


O Facebook, além de ser uma plataforma que permite qualquer formato de conteúdo, é a rede com o maior número de usuários. Outra vantagem é a publicidade no Facebook. Com o impulsionamento de uma publicação, você pode levar um usuário para o seu site ou loja virtual com apenas alguns cliques. As marcas também utilizam o Facebook e outras mídias sociais para divulgar o conteúdo de seus blogs. Isso abre a possibilidade de interação com seus clientes e público-alvo.

Uma dica valiosa para este segmento é como aproveitar os animais que passam pelo seu pet shop para divulgar o seu negócio no Facebook. Converse com seus clientes e peça autorização para fotografar os animais durante o banho, tosa e depois de prontos. Isso já irá render boas imagens. Imagens de “antes e depois” fazem muito sucesso, tanto no Facebook quanto no Instagram. Além disso, os tutores ficam encantados ao ver seus animais de estimação nas redes e compartilham as imagens. Uma excelente forma de conseguir o engajamento tão esperado.

Se você vai investir em marketing comercial e criar um perfil numa mídia social, saiba que você também precisará reservar algum tempo do dia para interagir com o seu público/clientela. Responda os comentários, mensagens, menções e hashtags. Mostre que você se interessa e gosta dessa interação com os seus clientes e potenciais clientes.


5- Crie promoções e fidelize os clientes


Para o marketing comercial, uma boa promoção é sempre bem-vinda. Ainda mais se você for usar as mídias sociais para divulgá-la. A estratégia de pedir para compartilhar um post em troca da participação em um sorteio funciona. Além disso, você pode oferecer descontos ou brindes em troca do compartilhamento.

Esse tipo de ação atrai novos clientes e faz com que os antigos lembrem de você.

Já para fidelizar os clientes existem algumas estratégias de marketing comercial bastante eficientes:

– Clientes VIP com direito a descontos especiais em produtos e serviços selecionados.

– Pacote de banho e tosa que oferece um número de idas ao pet shop por um valor reduzido.

– Cartão fidelidade que a cada X banhos ou tosa o cliente ganha um banho de graça.

– Entrega em domicílio SEM custo.


6- Faça parceria com alguma ONG do segmento animal


Você pode investir em marketing comercial, mas lembre-se que o marketing social pode ajudá-lo a trazer potenciais clientes para o seu negócio. Que tal transformar o seu pet shop em um ponto de doação de ração para animais de rua resgatados por alguma ONG? Além de transmitir uma imagem consciente e preocupada, a novidades atrairá os olhares do seu público-alvo.

Outra opção é realizar campanhas de vacinação gratuita ou uma feira de doação de animais resgatados pela ONG. Faça contato através das redes sociais com essas organizações e busque descobrir o que elas precisam. Pode parecer clichê, mas ao fazer o bem, você irá atrair o bem para o seu negócio. Pessoas simpatizantes da causa, geralmente, têm muitos animais e podem através dessas ações conhecer o seu negócio.


7- Faça campanhas de e-mail marketing


Você é do tempo em que as campanhas de e-mail marketing eram sinônimo de SPAM?

Esqueça o mito que ninguém mais lê e-mails. Quase todo mundo tem um e-mail, hoje em dia, e essa ainda é uma excelente forma de impactar pessoas de uma forma consideravelmente barata. Você pode criar um espaço para cadastro no seu próprio site e criar um mailing de pessoas realmente interessadas no seu negócio. Envie ofertas, conteúdo relevante, convite para eventos e até mesmo cupons de desconto para clientes que estão há muito tempo sem visitar a sua loja (virtual ou física).

Quer ir além? Ofereça descontos aos clientes direcionando e-mail com descontos pontuais. Por exemplo, um cliente que todo mês compra uma certa ração merece um desconto neste produto. Crie um CUPOM PERSONALIZADO que permite que ele compre sempre aquele produto com desconto. Além de praticamente garantir a venda você acaba fidelizando o cliente.


8- Marketing comercial com Google Meu Negócio


Se você quer ter bons resultados no ranqueamento do buscador do Google, não esqueça de cadastrar o seu negócio no Google Meu Negócio. A ferramenta possibilita que o seu pet apareça nos mapas de localização sempre que alguém buscar algo por perto. Além disso, muitas pessoas utilizam o Google Meu Negócio para chegar ao local com mais facilidade. A opção é gratuita e fará com que sua empresa se destaque da concorrência. Quer ir além, considere criar um tour virtual no Google Street View para a sua loja.


9- Tenha um WhatsApp do Petshop


Esta talvez seja uma das estratégias de marketing comercial mais contemporânea que você já viu. Faça uma pesquisa entre seus clientes e descubra que quase todos – senão todos – usam o WhatsApp como principal meio de comunicação com amigos, colegas de trabalho e família. Você também descobrirá que muitas lojas, clínicas, consultórios, restaurantes e tantos outros negócios estão usando o WhatsApp para divulgar suas promoções, se comunicar com seus clientes, confirmar consultas, tirar dúvidas e até como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Ao invés de ligar, mandar um e-mail ou uma mensagem nas redes sociais, o cliente pode apenas enviar uma mensagem rápida pelo app. Além de funcionar diretamente no celular, o WhatsApp muitas vezes não compromete o pacote de dados do cliente, o que permite que ele mande as mensagens sem se preocupar em procurar um wi-fi para se conectar. Não é ótimo?


10- Invista em marketing comercial e participe de evento do segmento


Você se lembra da máxima “Quem não é visto não é lembrado”?

Divulgar o seu pet shop em eventos do segmento veterinário é muito bom, mas participar desses eventos é uma excelente oportunidade para observar os seus concorrentes. Vale a pena economizar e investir em um espaço nas principais feiras do segmento na sua região. Além da oportunidade de prospectar clientes, você poderá avaliar como a sua empresa está diante do mercado. Se você se sentir parada no tempo em relação às suas concorrentes, talvez, seja a hora de uma repaginada na marca.


Marketing comercial: conclusão


Se você chegou até o final deste artigo percebeu que o marketing comercial é um aliado do seu pet shop. Se você não tem afinidade com o marketing digital, será prudente avaliar as condições de contratar uma empresa especializada. Atualmente, você já consegue encontrar uma Agência de Marketing Digital para cuidar das suas estratégias a partir de um bom plano de marketing. Lembre-se, você pode fazer mais do mesmo e continuar tendo lucros medianos ou arriscar e investir no seu shop dog e se destacar entre os concorrentes.






Escrito por: Equipe Guia-se







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