20 fev 2017

20 + Ferramentas de Marketing Digital para Estratégia, Planejamento e Mensuração

Planejamento Estratégico




20 + Ferramentas de Marketing Digital para Estratégia, Planejamento e Mensuração
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Quem diz que faz Digital Market sem ferramentas, com certeza, está fazendo algo errado. Descubra o porquê:

O Marketing Digital pode ser considerado algo novo se comparado ao marketing tradicional. Como tudo o que é recente e inovador, muito se discute sobre como planejar, executar e medir resultados com o marketing digital. Mas, se há uma unanimidade entre os profissionais de marketing digital, é que não há outra forma de fazê-lo, senão, com boas ferramentas. É possível encontrar disponíveis no mercado – inclusive, gratuitamente -, milhares de aplicativos, plugins, plataformas e até funções de redes sociais capazes de contribuir para o dia a dia do profissional de marketing digital, porém, é difícil escolher o que realmente fará a diferença para seus clientes.

Não importa se você é umprofissional autônomo ou se você trabalha em uma empresa de marketing digital, em algum momento você perceberá que precisa de mais ferramentas do que conhece e domina. Por isso, neste artigo preparamos uma lista com 20 ferramentas de marketing digital essenciais para estratégia, planejamento e mensuração. Resumimos suas principais funções e diferenciais.  Você irá entender que tipo de problema cada ferramenta pode solucionar no dia a dia do negócio e como colocá-la em prática no seu plano de marketing digital.

Ferramentas de Marketing Digital – Estratégia

Se o seu primeiro passo é definir as suas estratégias de marketing digital, volte uma casa e, antes disso, escolha boas ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a definir a estratégia que mais combina com o seu negócio.  Uma boa ferramenta fará a diferença, mas será ainda melhor se você combinar algumas delas.

1- Pocket

Se você vai desenvolver uma estratégia de marketing digital para um marca/empresa, você precisa ter à mão algo um “espaço” em que possa anotar tudo o que acredita ser interessante para aquele negócio. O Pocket está entre as ferramentas de marketing digital que vai ajudá-lo a colecionar links para ler depois, organizando sua reunião de ideias em um só lugar, seja pelo navegador e/ou smartphones e tablets. Você ainda pode criar tags e categorias caso trabalhe para mais de uma marca ou tenha vários projetos em andamento.

2- Quora

Agora, se você está desenvolvendo personas, o Quora é uma plataforma muito interessante. O profissional pode fazer pesquisas de campo para entender melhor suas personas. A função dessa ferramenta é ajudar as pessoas a conhecer melhor os mais variados assuntos. Se você está em busca de boas ideias para a sua marca, talvez seja interessante se cadastrar. Além disso, dá para encontrar ideias para posts e aprender coisas novas – o que é sempre bom neste universo.

3-Inbound.org

Embora não seja propriamente uma ferramenta, o Inbound.org é uma plataforma interessante para profissionais que querem ficar por dentro dos principais temas pertinentes ao marketing digital. Ele funciona como um fórum e foi criado pela Hubspot. Nele, é possível pegar dicas sobre ações e aprimorar as estratégias com os principais especialistas internacionais.

4- Google Keyword Planner

Essa é a principal ferramenta de marketing digital quando o assunto é pesquisas por palavras-chave para qualquer estratégia de SEO. O Google Keyword Planner utiliza informações de tráfego orgânico e também das buscas pagas realizadas no buscador do Google para fornecer informações sobre o volume de buscas, quão competitiva é aquela palavra e até dá um o valor estimado do clique se você utilizar essa palavra num anúncio, por exemplo. Para quem não possui muitos recursos, essa é uma das ferramentas de marketing digital que vai ajudá-lo a economizar com uma boa estratégia de SEO.

5- Keyword Tool

Se você já utiliza o Google Keyword Planner, talvez seja o momento de aprofundar suas pesquisas por palavras-chave, principalmente as palavras-chaves de cauda longa com o Keyword Tool. A ferramenta é paga, por isso o detalhamento sobre as palavras-chave é ainda maior, entretanto, é possível usar uma versão gratuita mais superficial.

6 – SEM Rush

Quer saber como seus concorrentes estão se saindo nas buscas pagas e orgânicas? O SEM Rush é a ferramenta de Marketing Digital que vai resolver isso. Além de acompanhar os concorrentes, ele apresenta um robusto diagnóstico sobre seu próprio site e blog. Ele também oferece  a opção gratuita. Dá para monitorar as palavras-chave e expressões combinadas e obter ótimos resultados. A riqueza de dados disponíveis vale o investimento.

Ferramentas de Marketing Digital – Planejamento

Você é do tipo que anota todas as inspirações em bloquinhos, post-its, notas no computador, mas nunca volta para retomar as ideias? Sua equipe vive perdida e ninguém sabe em qual parte do projeto vocês estão? Só de falar em Brainstorm você começa a suar frio imaginando a bagunça?

Você precisa de ferramentas de marketing digital que o ajudem a se planejar e até executar tarefas para colocar o seu planejamento estratégico digital no eixo Confira:

7 -Evernote

Se você é do tipo que faz anotações para depois compartilhar ideias com a sua equipe, esta ferramenta de marketing digital oferece toda a  estrutura para que você organize seu  planejamento. É  possível, inclusive, organizar os seus posts em “cadernos” com temas diferentes. Dá para transformar o Evernote em um verdadeiro gerenciador de tarefa, e ainda não perder nenhuma de ideia produtivas, mesmo através do seu celular.

ferramentas de marketing digital

8 – Trello

O Trello é um dos gerenciadores de tarefas e projetos mais populares. Como ele é gratuito e oferece uma série de facilidades, se tornou procurado por quem precisa gerenciar projetos individuais ou com mais colaboradores. Para entender como ele funciona, basta entender que a estrutura dele está nas colunas personalizáveis. Além de criar as tarefas, você deixa “cartões” que devem ser preenchidos após a tarefa ser cumprida.

9-MindMeister

Você já experimentou criar mapas mentais? Com essa ferramenta da marketing digital ficará mais fácil. O MindMeister é uma das ferramentas mais populares para essa finalidade. Além de organizar suas primeiras ideias sobre determinado assunto, a ferramenta o ajuda a listar oportunidades de ação para a sua empresa. Além disso, se você ainda não desenvolveu uma  boa estratégia, talvez o MindMeister com seus mapas mentais seja uma ótima opção.

10-Canva

Para aqueles que possuem dificuldade para criar peças para suas ações, o Canva talvez seja a ferramenta mais completa. Além de oferecer diversas opções, essa ferramenta de marketing digital permite que você crie imagens personalizadas até mesmo um cartão de visitas.

11- Adobe Spark

O Canva fez tanto sucesso, que a Adobe resolveu criar algo novo no mesmo sentido. O Adobe Spark é menos flexível, mas também é muito interessante para quem precisa criar as suas imagens e se planejar.

Ferramentas de Marketing Digital – Mensuração e Monitoramento

Você já conferiu muitas ferramentas de marketing digital até aqui, mas sem as ferramentas de mensuração e monitoramento, você não terá como saber se o que você está fazendo na rede rendeu resultados positivos. Confira e comece a usar o quanto antes!

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

12- Google Analytics

Essa é de longe a principal ferramenta de marketing digital quando a finalidade é obter insights sobre os visitantes de um site. Por isso, essa ferramenta é obrigatória para qualquer plataforma online. Além de acompanhar as visitas do seu site em tempo real, também  é possível observar o comportamento de consumo de conteúdo dos visitantes.

O mais interessante é que nele você pode definir metas, criar fluxos de visitação e ainda acompanhar as conversões do site de acordo com os objetivos. Se preferir você pode resumir relatórios com as informações cruciais.

13. Alertas do Google

Esse Google Alerts vai ajudar você a poupar o trabalho de visitar o website para fazer buscas repetidas várias vezes. Você irá criar um alerta e receberá todas as últimas notícias sobre seus concorrentes, por exemplo. A informações são enviadas para sua caixa de entrada de e-mail, o que garante que você não irá perder nada. O Google Alerts monitora também discussões, e-books, blogs, vídeos. E o melhor é que você não precisa pagar nada por isso.

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14. Hootsuite

O Hootsuite é ótimo para quem precisa gerenciar várias contas em várias redes sociais. Ele permite que você agende os posts e ainda exibe relatórios interessantes. Estes relatórios são bastante simples de entender, o que é ótimo para quem não tem tanta experiência na área. Além disso, eles ajudam a observar algumas métricas interessantes. Vale a pena testar a ferramenta e verificar se os dados disponíveis são suficientes.

15. Facebook Insights

O Google Analytics está para os sites, assim como o Facebook Insights está para as ações na sua página de negócios no Facebook. Ou seja, ele é crucial para saber o seu desempenho na mídia social. Nele, você analisa o andamento da sua base de fãs e  como eles se comportam a respeito do conteúdo que você publica. Essa é a melhor forma para saber se sua estratégia de mídias sociais no Facebook está funcionando. O Facebook Insights também traz informações sobre seus anúncios.

16. Mention

Se você gosta do Google Alerts, vai se deliciar com o Mention. Ele combina mídia e acompanhamento social, por isso controla os conteúdos publicados em sites, blogs e fóruns em 42 idiomas. O mais bacana é que ele funciona no celular e oferece um plano gratuito. Porém, se for atualizar o preço está a partir de US$ 6,99 por mês.

17. Social Mention

Para completar a turminha das menções, o Social Mention consegue fornecer em tempo real a busca por menções em blogs, microblogs, imagens, vídeos, perguntas e sites de bookmarking.

18. Similarweb

Essa é uma ferramenta de análise de monitoramento de competitividade. Ela fornece dados sobre fontes de tráfego, melhores conteúdos, engajamento social, entre outros. O módulo gratuito oferece uma quantidade enorme de dados, inclusive websites de referência, tráfego de pesquisa e palavras-chave, mas quem prefere a versão completa pode pagar US$ 99,00 mensais.

19. AdGooroo

Este aplicativo multifuncional reúne recursos de exibição interna de anúncios. Com ele, dá para monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados pelo número de visualizações de páginas. É possível, inclusive, descobrir o posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por palavras-chave. Ótimo  para utilizar antes de criar seus anúncios e até para estratégias de marketing de conteúdo.

20. KeywordSpy

Até aqui, você usou outras ferramentas para descobrir palavras-chave que funcionam par o seu negócio? Que tal descobrir as palavras-chave mais competitivas?

Este aplicativo desvenda quais palavras-chave seus concorrentes usam e quanto estão gastando em AdWords. Vale a pena conferir.

Bônus

Nós adoramos ferramentas cheias de funcionalidades, mas quem não gosta de ferramentas de marketing digital que tornam o nosso dia a dia mais divertido? O Meme Generator é uma delas. Essa ferramenta é ideal para quem quer dar um ar mais cômico ao conteúdo das redes sociais, por exemplo. Na correria do dia a dia, outra ferramenta que pode ajudá-lo é o Resize.it.  Ele redimensiona imagens on-line para adequar as dimensões corretas para a publicação. Ele é ótimo para quem precisa adicionar imagens a artigos, e-books e PDFs, além de oferecer o redimensionamento ideal para redes sociais. Já se você vai criar uma revistas on-line ou um lookbooks, o Issuu está entre as ferramentas de marketing digital mais indicadas. Há versões gratuitas e pagas.






Escrito por: Equipe Guia-se







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