28 jun 2017

Conheça a principal estratégia digital que vem alavancando as vendas de Moda Infantil

Planejamento Estratégico




Conheça a principal estratégia digital que vem alavancando as vendas de Moda Infantil
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Descubra como as marcas de vestuário infantil escolheram a estratégia digital ideal para garantir mais visibilidade e vendas nos últimos anos


Guia-se Agência de Marketing Digital - Estratégia Digital


Na contramão da crise político-econômica que atinge todo o Brasil, a produção do setor de Moda Infantil cresceu 6% em 2016, segundo a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário). No mesmo período, as confecções para adultos tiveram queda de 9,8%%. As crianças estão em constante crescimento, fator que colabora para a manutenção das vendas. De acordo com dados da Abravest, a faixa etária que apresenta melhores resultados é a de 0 a 3 anos, quando a criança perde roupas muito rapidamente. Entretanto, outro detalhe tem influenciado os resultados do setor, a participação das crianças na decisão de compra.

Se no passado os pais decidiam e compravam as roupas dos pequenos sem nenhuma influência deles, o acesso à informação de moda, na internet, nas redes sociais e entre os coleguinhas fez com que as crianças passassem a fazer parte desse processo e incentivassem a compra. O desafio das marcas agora é como atingir essas crianças e seus pais através de ações de marketing digital. Afinal, esta é uma geração extremamente conectada e que espera uma relação mais próxima com as marcas que consomem.

Portanto, é preciso antes de mais nada é preciso definir uma estratégia digital.

Antes de falar sobre a estratégia digital que vem alavancando as vendas de Moda Infantil, vamos entender a importância e razões para definir uma estratégia.


O que é estratégia digital?


Não são raras as empresas que confundem estratégia digital com a presença nas redes sociais. É preciso entender que estar nas mídias é parte do plano estratégico, mas não pode ser todo o planejamento. A estratégia digital é mais abrangente e leva em consideração todo o negócio, os objetivos e as atividades para atingir esses objetivos. Para definir uma estratégia, é necessária uma pesquisa minuciosa do mercado, neste caso o de Moda Infantil, e estar constantemente avaliando o desempenho das ações para certificar que o plano está no caminho certo.

A vantagem é que o ambiente digital oferece informações detalhadas e instantâneas, o que facilita a mensuração dos resultados de uma estratégia de marketing e permite fazer adaptações com essa mesma agilidade. É importante que a estratégia digital forneça uma visão geral de toda a atividade online e dos canais digitais de uma marca. Isso pode incluir: o site da empresa, motores de busca (orgânico ou pago), redes sociais, e-mail marketing, publicidade digital e aplicativos para dispositivos móveis.

Para estabelecer uma estratégia digital de sucesso, é preciso ter muito claro o que a marca deseja alcançar no universo digital. Dessa forma, os canais que apresentam o melhor desempenho podem ser otimizados, e os “pontos fracos” minimizados. O ideal é que o plano estratégico reúna todas as atividades de marketing a fim de promover a imagem de uma marca sólida e consistente. O digital já se tornou uma obrigação para as marcas e ignorá-la é o mesmo que deixar para trás resultados surpreendentes.


Razões para adotar uma estratégia digital


Uma empresa que quer estar inserida no ambiente digital não pode se dar ao luxo de ignorar a importância do plano estratégico. Simplesmente, realizar ações isoladas não fará da empresa um sucesso no âmbito digital. Confira algumas situações comuns em empresas e marcas que ainda não definiram a melhor estratégia de marketing digital.


Ações digitais sem objetivos claros


É vago, além de óbvio, dizer que o objetivo de uma marca é conquistar mais clientes e vender mais. No universo digital é preciso ser mais específico, saber o que fazer para alcançar o resultado esperado. Um dos segredos é conhecer o público que toma as decisões de compra (neste caso, os pais e os próprios filhos – como já dissemos eles são os novos influenciadores), além disso, saber quais canais escolher para investir em ações é essencial. Sem os objetivos bem definidos, provavelmente a marca colocará os recursos no lugar errado e não saberá como avaliar os resultados.


Mercado online desconhecido


A marca que não sabe se há demanda dos clientes pelos produtos comercializados não tem argumentos para defender a importância da presença online. Já sabemos que no caso da Moda Infantil, o consumidor está no ambiente digital, cabe às marcas descobrir onde eles estão. No digital, é importante saber em quais canais este cliente está, para a partir disso definir quais as melhores ações e qual linguagem deve ser utilizada. Para isso, é preciso fazer uma investigação do comportamento do consumidor. O que ele busca? O que gosta? Como ele interage nos canais que utiliza?

Isso, com certeza, determina o sucesso ou fracasso das ações online.


A concorrência está mais preparada?


Uma empresa que não investe no digital ou utiliza uma estratégia digital pouco definida, com abordagens tímidas, pode acabar perdendo espaço de mercado para os concorrentes que estão mais preparados. Lembre-se: o digital não é mais uma tendência, é uma regra para quem pretende manter-se no mercado e crescer.


Falta de posicionamento


Se uma marca não se posiciona na internet é como se ela não tivesse uma identidade. O posicionamento da empresa será refletido nas campanhas e a diferenciará no mar de concorrência que existe em quase qualquer mercado. Nos canais digitais, esse posicionamento fica claro com identidade visual, postura e linguagem.


Estratégia digital não integrada


Embora pareça mais fácil ou mais barato ter serviços digitais ligados a agências diferentes, profissionais diferentes, ou apenas pacotes individuais, não é inteligente, muito menos eficaz, “fatiar” a estratégia digital. Tudo funciona melhor quando está integrado. Dessa forma, é possível otimizar verba, fortalecer o posicionamento e adotar ações em comum. Se possível, o ideal é integrar online e offline. Se não é possível reunir tudo em uma única agência, é bom que uma única pessoa esteja por dentro de todas as ações de marketing da empresa.


Não tenho orçamento para digital


Algumas empresas acreditam que não vale a pena investir no digital. Ou porque não conhecem a real importância das soluções digitais ou porque investem toda a verba de marketing em ações offline. Mas o que essas empresas não sabem é que poderiam ter um retorno surpreendente investindo valores relativamente baixos. Por isso, vale a pena investigar e realizar alguns testes antes de desperdiçar a chance de crescer no mercado.


Gastos desnecessários


Uma empresa pode ter recursos suficientes para investir em ações de marketing digital, mas a falta de uma estratégia digital integrada acaba fazendo com que essa verba seja desperdiçada em intervenções isoladas. É comum ver marcas realizando ações parecidas, em ferramentas com funções semelhantes, com verbas mal direcionadas. Neste ponto, vemos claramente a importância do planejamento estratégico digital. Só com a estratégia digital bem definida é possível saber para onde direcionar os recursos, mensurar os resultados e como otimizar ações.


Sem preparo para o digital


Algumas marcas ainda não estão preparadas para acompanhar a dinâmica do mundo digital. Isso é um problema se elas realmente querem estar no ambiente digital. É preciso estar sempre pronto, pois tudo muda muito rápido. As marcas que estão preparadas sempre buscam as novidades e testam novas abordagens online para ganhar mais público e manter o território que conquistaram. Com uma estratégia digital estabelecida, fica mais fácil estar atento às mudanças, pois seguir um plano exige atenção redobrada.


Otimização


A verdade é que de nada adiantam as ferramentas de mensuração, como Google Analytics, se não houver uma equipe ou um profissional responsável pela análise dos resultados. Uma boa estratégia permite que você obtenha informações e as utilize para avançar, tanto nas ações realizadas quanto nos resultados obtidos.


Conheça a estratégia digital chamada Inbound Marketing


Já falamos no início deste artigo que o mercado de moda infantil tem resistido bravamente à crise. Quando se trata de comércio eletrônico de vestuário infantil, os números são ainda mais expressivos. Para se ter uma ideia da importância desse segmento de mercado, basta citar que 15% dos pedidos realizados no mercado da moda são relativos à moda infantil. Com resultados tão positivos, não é de se estranhar que o setor tenha chamado atenção de muitos empresários. Mas resta uma dúvida: como se destacar no mercado de moda infantil?

A estratégia digital de inbound marketing pode fazer toda a diferença para um negócio de moda infantil. O plano precisa atender às quatro fases que caracterizam a jornada de compra do cliente. São elas: o aprendizado e descoberta; o reconhecimento do problema; a consideração da solução; e a decisão de compra. Para conseguir reter a atenção dos potenciais clientes é primordial que a marca tenha uma estratégia bem definida de conteúdo.

É preciso entender que a maioria das pessoas que estão na internet, seja numa rede social, ou pesquisando, ainda não está pronta para comprar. Elas estão na fase de aprendizado e descoberta ou de reconhecimento do problema. Por isso, o conteúdo é tão importante. É com conteúdo que essas pessoas vão se identificar e posteriormente conhecer a marca (a solução do problema). A estratégia de Inbound se baseia em atrair clientes através de conteúdo; capturar e-mails por meio da oferta de materiais gratuitos – como e-book, cursos online e webinar -; promover o relacionamento com o disparo de e-mails; e ligar as oportunidades de negócio com a equipe de vendas.


Passos para investir na estratégia digital Inbound Marketing


1 – Desenvolva o conteúdo


As marcas de Moda Infantil precisam ser criativas neste momento e descobrir o que as mamãs e papais estão procurando. Pode ser um e-book sobre cuidados na lavagem das roupinhas ou até um infográfico explicando os tamanhos e medidas do bebê. Outra opção, são artigos para um blog sobre moda para crianças. A ideia é que o conteúdo seja pensado para a persona da marca, ou seja, para o cliente ideal. Depois disso, é preciso fazer com que este usuário deixe algum e-mail para contato. É assim que as marcas geram os primeiros leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente estão interessadas em Moda Infantil.


2 – Crie um fluxo de nutrição de leads


Depois que a marca conseguir converter o tráfego do site ou blog em leads, chega a próxima etapa do processo de vendas. A ideia aqui é auxiliar seus prospectos ao longo do funil de vendas. A empresa deve garantir que cada usuário que deixou o e-mail receba um conteúdo que faça sentido, baseado em qual etapa da decisão de compra estão.

É essencial desenvolver um bom mapeamento de conteúdo a fim de criar uma série de ofertas e posts que atinjam as personas de maneira que faça sentido. O ideal é que as marcas tenham um bom software de automação de marketing ou contratem uma agência digital que cuide dessa estratégia de e-mail marketing. Caso contrário, a empresa corre o risco de criar conteúdo gratuito e não reverter isso em conversão.


3 – As ofertas


Na última etapa, a marca precisa transformar os leads em clientes. Este processo também é feito por meio de conteúdo, mas principalmente pelas ofertas atrativas. A grande diferença dessa estratégia digital é que a marca estará munida de informações sobre seus leads e poderá criar ofertas exclusiva para elas. Envie e-mails, e-books, artigos e cartões exclusivos para cada um deles. Utilize as técnicas de CRM (Customer Relationship Management), em que o objetivo é colocar o cliente como principal foco dos processos de negócio. Cada vez mais adotadas no mercado de publicidade, elas ajudarão a empresa a garantir o sucesso o processo de Inbound marketing.


4 – Medir, analisar e mudar


Não existe fórmula mágica, é preciso estar atento a qualquer mudança no perfil dos usuários. O Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficientes da atualidade. Embora, não seja essencialmente novo, a estratégia vem fazendo muito sucesso nos últimos anos, pois alimenta a sede de conhecimento das novas gerações, que estão cada vez mais exigentes e buscam informações na internet antes de realizar qualquer compra. É preciso estar atento para tornar a estratégia mais eficaz gerando mais resultados. Algumas ferramentas, como o Google Analytics, por exemplo, podem ajudar. A própria automação do marketing precisa ser checada e mensurada para garantir que a estratégia não fique subaproveitada.


Conheça algumas ferramentas da estratégia digital de Inbound Marketing que podem ser utilizadas por negócios de moda infantil


Blog – É no blog que as marcas oferecem conteúdo interessante, informativo e até educativo aos visitantes. O intuito é despertar sua curiosidade e transformá-los em leads. Temas como: “Como deixar seu bebê na moda sem gastar demais?” ou “Estilo e conforto: que roupinhas usar em festas”, podem fazer muito sucesso.

Web vídeo – Seja no Youtube ou nas redes sociais, gerar conteúdo em vídeo é uma excelente forma de atrair leads. As mamães de primeira viagem vão adorar saber como lavar as roupinhas dos bebês. Outras vão se sentir aliviadas em descobrir como organizar o guarda-roupa dos pequenos quando eles começam a crescer e querem se vestir sozinhos. Há uma infinidade de opções para criar conteúdo em vídeos. Os usuários adoram esse formato, lembre-se disso!

SEO – Search Engine Optimization é um instrumento do marketing digital que reúne técnicas para otimizar o conteúdo dos sites e melhorar seus resultados nos buscadores.

Ou seja, a função do SEO é tornar o site mais visível para seus usuários quando eles buscarem temas sobre o seu negócio. Como já falamos aqui, a geração atual tem sede de informação e está em constante busca na internet. Use as palavras-chaves certas e leve esses usuários para o seu site.

Redes sociais – A vantagem de gerar conteúdo nas redes sociais é a agilidade dos processos. Além de oferecer interação direta com os usuários, a respostas das ações é imediata o que permite alterações no curso do negócio. Aproveite esse canal para descobrir o que seus clientes querem saber sobre moda infantil. Pergunte, analise as respostas e a partir delas desenvolva conteúdo ainda mais otimizado para outras ferramentas.

E-mail marketing – Essa é uma ferramenta do marketing mais direto e agressivo. Para funcionar, a marca precisa obter o consenso do usuário. Assim, não correrá o risco de que o conteúdo enviado seja confundido com spam. Isso é fundamental para o sucesso do e-mail marketing no Inbound.


Conclusão


Neste artigo, falamos sobre a importância de ter uma estratégia digital bem definida e como identificar se uma marca precisa melhorar sua estratégia. Também apresentamos uma estratégia digital que vem funcionando para os negócios de moda infantil, o Inbound Marketing. Essa forma de fazer marketing digital ganhou o mundo nos últimos anos porque é mais natural, ou seja, não impõe a compra ao usuário.

Ao contrário, o Inbound captura o cliente quando ele menos espera por meio de conteúdo relevante e relacionamento. Para que essa estratégia funcione é preciso muito empenho das equipes de marketing e vendas. Elas devem trabalhar juntas para garantir o sucesso das ações, caso contrário, não funcionará.

O mercado de Moda Infantil se tornou a galinha dos ovos de ouro do mercado de vestuário por inúmeros motivos. Podemos listar alguns deles, como: as mães querem que seus filhos estejam sempre bem vestidos; as crianças crescem e perdem as roupas mais rapidamente; as crianças sujam muita roupa e precisam ter várias opções; a moda infantil está sempre mudando assim como a moda no geral. Investir em marketing digital é essencial para aproveitar a onda crescente desse mercado. Por isso, estabelecer uma estratégia digital é tão importante.






Escrito por: Equipe Guia-se







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