01 dez 2011

A política na era digital

Planejamento Estratégico









Você já se deu conta de que as mídias sociais estão virando as novas queridinhas de políticos pelo mundo todo?

Desde as campanhas digitais realizadas por Barack Obama para as eleições de 2008, as estratégias políticas em mídias sociais tomaram conta do cenário político-social não apenas dos Estados Unidos, mas também do Brasil. Por meio de ações no Twitter, no Youtube e também no Facebook, o então candidato à presidência da maior potência mundial atraiu a atenção do mundo para a sua campanha e para os seus ideais.

Mas então o Obama ganhou a eleição de 2008 por estar nas mídias sociais enquanto o seu oponente do partido republicano não estava, é isso? Bem, na realidade não foi exatamente por isso, afinal, John McCain também possuía perfis nessas mídias, contudo, o fator que garantiu a popularidade de Obama foi o objetivo com que utilizou as mídias e, obviamente, as constantes atualizações em cada uma delas, garantindo, assim, mais credibilidade à ação realizada no meio digital.

Na época, os números de cada candidato nas mídias sociais eram:

Os números citados na tabela por si só já revelam o porquê a presença de Barack Obama nas mídias sociais foi tão importante. Sem contar que ainda existem dados não mencionados na tabela acima, como: dentre os vídeos postados por Obama no Youtube, um, em específico, alcançou a incrível marca de 14 milhões de visualizações, enquanto os vídeos postados por McCain no mesmo meio receberam poucas visualizações; além disso, as fotos publicadas no perfil de Obama do Flickr foram fotografadas por eleitores voluntários, enquanto McCain nem sequer tinha criado uma conta nessa interface. E Obama ainda criou uma rede social segmentada, mybarackobama.com, em que os eleitores podiam criar seus próprios blogs, enviar sugestões e recomendações, criar mini-sites representando esse movimento e organizando os eventos.

A diferença marcante da presença de cada candidato nas mídias sociais resultou na eleição daquele que mais investiu e se esforçou por manter cada meio atualizado, permitindo, consequentemente, que os seus eleitores também ficassem mais bem informados a respeito de sua campanha. Obama se tornou popular no ambiente online e também no off-line ao ter grande sucesso em suas estratégias no ambiente digital.

Agora, a Internet se mostrou extremamente eficiente, uma excelente ferramenta de comunicação e também de aproximação do político com os seus eleitores, afinal a web é um ambiente em que a população pode opinar e enviar as suas ideias diretamente à pessoa que lhe interessa. Não é à toa que os políticos brasileiros adotaram a mesma postura lançada pelo colega americano e agora estão se inserindo aos poucos nas mídias sociais.

E você saberia dizer qual é o principal meio utilizado pelos políticos brasileiros? Justamente o Twitter, onde podemos encontrar milhões de brasileiros ligados praticamente 24 horas por dia em cada tweet lançado pelos outros milhões de usuários. Por meio do Twitter, os políticos conseguem alcançar de forma mais rápida e efetiva os eleitores, mas muitos se esquecem de que as demais mídias são tão ou até mais eficientes do que essa. Aproveitando essa preferência pela rede social do pássaro, os sócios Leo Zeba e Matheus Peu criaram o site Politweets, que mapeia todos os tweets de mais de 400 políticos brasileiros.

É incrível como um caso de sucesso, como foi o de Barack Obama nas eleições de 2008, pode desencadear uma mania e também uma nova cultura na política dos mais diversos países. Mas é importante lembrar que estar nas redes sociais não é o suficiente, é preciso ouvir, responder, incentivar, dialogar e, acima de tudo, mostrar aos eleitores que a participação e a comunicação dos políticos nas mídias sociais trazem a credibilidade e a seriedade do trabalho perante o seu público.






Escrito por: Equipe Guia-se









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