BLOG – Planejamento Estratégico

As 5 leis do engajamento na Internet

18 nov 2011

[fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”content” id=””][one_full last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”allign-justify” id=””][imageframe lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” style_type=”none” hover_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” borderradius=”0″ stylecolor=”” align=”center” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” hide_on_mobile=”no” class=”” id=””] Engajamento Na Internet[/imageframe][fusion_code]PGJyPg==[/fusion_code][fusion_text]A Internet chegou para quebrar várias barreiras no âmbito social, geográfico e cultural cultivadas no mundo off-line e que influenciam, de certa forma, a coleta de informação e de conhecimento das pessoas. É fato que com a popularização e o crescimento da web, mais pessoas entraram para uma nova realidade que envolve o ambiente digital, facilitando a comunicação e também a obtenção de conhecimento.

Além de a Internet agregar novos valores e novas oportunidades aos usuários, essa interface também permite que as empresas estejam mais próximas de seus consumidores e interajam com eles por meio de ações de Marketing Digital nas mídias sociais. Ainda mais que hoje é muito comum os próprios internautas trocarem informações sobre os produtos e as marcas nas redes sociais e nos blogs, construindo uma nova forma de os consumidores adquirirem informações sobre o que desejam comprar.

Inclusive, segundo uma pesquisa encomendada pelo site MercadoLivre, 61,4% dos internautas brasileiros procuram informações sobre os produtos e os serviços que almejam comprar/contratar em redes sociais como forma de ajudar no processo de decisão de compra. Isso significa que a grande maioria dos usuários leva em consideração os comentários e as recomendações deixadas por outros consumidores sobre a marca ou produto que têm interesse.

Como a confiança nas pessoas está cada vez mais em alta, as empresas devem aproveitar essa maré para se engajarem na Internet e proporcionarem boas razões para que os seus clientes e consumidores estejam não apenas plenamente satisfeitos com o que a marca tem a oferecer, mas também participem e interajam com a empresa com a intenção de conquistar a confiança de seus clientes. Pensando nisso, é fundamental que essas empresas estejam presentes na Internet e se engajem na web:

1ª Lei do Engajamento – Nós procuramos conforto em uma relação: As pessoas gostam de participar de comunidades, fazer parte de algo maior, por isso estão conectadas a plataformas, como o Facebook e o Twitter.

2ª Lei do Engajamento – Todos nós temos algo para dizer: As pessoas gostam de falar e compartilhar, por isso é dever da empresa fornecer as ferramentas certas e aproveitar esta disposição dos usuários.



3ª Lei do Engajamento – Precisamos nos sentir importantes: As pessoas gostam de ser reconhecidas e de se sentirem importantes, por isso é fundamental que a empresa promova isso dando atenção e premiando o seu consumidor.

4ª Lei do Engajamento – Somos hipnotizados pela beleza: Imagens, principalmente as bonitas, atraem os usuários, por isso, é interessante utilizar recursos e aplicativos que agreguem fotos ao seu conteúdo, como é o caso do Instagram.

5ª Lei do Engajamento – Somos capturados pelo desconhecido: Os internautas sempre são motivados pelo desconhecido, gostam de testar e fazer novas coisas. Trazer essa ideia e sensação de mistério faz com que usuários procurem desvendar esse enigma.

O engajamento das marcas nas mídias sociais é relevante porque estimula os seguidores e consumidores a capturarem e entenderem o conceito e as ações da marca. É muito importante que as empresas compreendam como é poderoso um comentário positivo ou negativo da sua marca na Internet, e que, mesmo não estando presente na web por meio de sites ou perfis em redes sociais, as empresas sempre estão presentes em comentários e/ou recomendações de seus clientes deixados em blogs ou redes sociais. Engajar-se na Internet e trabalhar com ações bem planejadas de Marketing Digital só tende a potencializar ainda mais os resultados da sua empresa na web. Pense nisso![/fusion_text][/one_full][/fullwidth]

Nossas unidades

SOMOS + DE
120
AGêNCIAS

Brasil: 15 estados |
61 cidades