07 fev 2017

Como funciona o Instagram? Uma das maiores ferramentas do Marketing Digital 2017

Planejamento Estratégico




Como funciona o Instagram? Uma das maiores ferramentas do Marketing Digital 2017
4 (80%) 6 votes




Quem investe em marketing digital precisa saber como funciona o Instagram e como se destacar nessa mídia social

Você já deve conhecer o Instagram, não é mesmo? Na última semana, o Facebook (dona da rede social) divulgou alguns números. Já são mais de 600 milhões de usuários só no Instagram, isso faz dela a rede social de captura e compartilhamento de imagens mais conhecida do mundo e a segunda rede social mais utilizada no Brasil.

Mas, talvez, você ainda não tenha percebido o potencial dessa mídia social para os negócios da sua empresa. A rede lançou no ano passado um perfil específico para empresas que permite incluir e-mail, telefone e endereço físico. Além disso, a conta tem acesso à seção “Insights”. Nela você encontra informações e gráficos sobre audiência das publicações, número de contas exclusivas que visualizaram uma postagem, número de pessoas que clicaram no link do site, horários em que os seguidores mais acessam a rede social e interação deles com o post. Ainda é possível visualizar o gênero, idade e localização dos seguidores. O perfil para empresas no Instagram ainda permite promover publicações e incluir um botão “Saiba mais” com um link.

COMO FUNCIONA O INSTAGRAM

Por que você precisa estar no Instagram?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender como funciona o Instagram para empresas, que também pode ser utilizado por personalidades, como artistas, políticos, digital influencers e outras pessoas que usam a mídia social para fazer negócios. Uma das grandes vantagens é que ele é extremamente simples de usar e o alcance é incrível. Além disso, o nível de engajamento do público do Instagram é maior do que em qualquer outra mídia social, inclusive o Facebook. Essa é uma grande oportunidade para empresas mostrarem seus produtos e serviços. Se interessou? Saiba como funciona o Instagram passa a passo.

Como criar uma conta no Instagram para sua empresa?

Antes de mais nada você precisa baixar o aplicativo no seu celular. Para fazer o login você pode usar o seu perfil no Facebook. Quando for escolher o seu nome de usuário, escolha algo simples e reconhecível, principalmente, pelo seu público. Sua foto de perfil precisa ter boa qualidade e o tamanho ideal é 110 x 110 pixels. É ela quem vai representar sua empresa, por isso, o mais recomendado, no caso de uma empresa, é usar o logo e seguir sua identidade visual. Na sua bio, faça um resumo de sua marca, seja claro, fale o que ela faz e qual a sua especialidade.

Depois é só acessar as configurações e alternar o perfil para perfil comercial na seção CONTA. Assim, você poderá vincular sua página no Facebook ao perfil comercial e, ainda, colocar seu endereço, site e telefone. Se você já tem um perfil no Instagram, pode só alterar para o perfil comercial, não é preciso começar todo o processo desde o início.

COMO FUNCIONA O INSTAGRAM

Passo a passo: entenda como funciona o Instagram

Como postar foto no Instagram?

Agora que você já sabe como funciona o Instagram, saiba como começar a postar fotos. Você pode até se sentir confuso no começo, mas publicar fotos no Instagram é bem mais simples do que você imagina. Ao abrir o aplicativo no seu celular, clique no ícone da câmera fotográfica. Você pode escolher entre tirar uma foto naquele momento específico ou escolher uma foto já existente na galeria. Também é possível gravar um vídeo. Depois de selecionar uma imagem, você pode fazer edições, como adicionar filtros ou ainda fazer correções na iluminação. A foto precisará de uma legenda e também de hashtags. Isso irá ajudar a imagem a ser encontrada e, consequentemente, que sua marca seja conhecida. Você ainda pode compartilhar esta imagem em outras redes sociais, como o Facebook.

Conheça as melhores fotos do Instagram em 2016.

A importância da hashtag no Instagram

Se você utilizar um hashtag no LinkedIn, por exemplo, provavelmente ela não servirá para nada. Isso acontece porque os mecanismos de monitoramento da rede não identificam esse tipo de busca. Já no Instagram, a hashtag é um fator determinante para que um post viralize e atinja ainda mais usuários.
As hashtags são palavras-chaves precedidas do símbolo de cerquilha ou jogo da velha, como é conhecido por aqui. Na internet, o cerquilha vira um hiperlink e se torna indexável pelos mecanismos de busca. Os usuários podem clicar nas hashtags e fazer buscas no Instagram sobre determinados termos. A utilização dessas palavras-chaves irá fazer com que suas postagens não fiquem limitadas apenas aos seus seguidores, mas acessível a todos que estão interessados o assunto.

Como escolher uma boa hashtag?

Você precisa prestar a atenção e entender quais as hashtags mais interessantes e quais não farão sucesso na rede. Por exemplo:
– Hashtags muito grandes: Não alcançará o resultado esperado, pois restringe a pesquisa. Ao invés de usar todo o conteúdo em uma única hashtag, crie palavra-chaves menores sempre pensando como seus clientes iriam buscar um produto ou um serviço oferecido pela sua empresa.
– Hashtag com apenas uma palavra: Ao contrário das hashtags grandes, as hashtags de uma palavras só trará muitos resultados, de diversos “universos”. A chance de encontrar o que procura é menor já que as opções são maiores.
– Hashtags genéricas: As palavras-chaves muito populares não são aconselháveis, pois podem fazer com que as suas postagens se percam no meio de centenas de publicações.

Lembre-se:

Confira a ortografia, acentos e pontos. Uma hashtag errada pode ser um fracasso. O uso dos acentos dividem as hashtags em grupos diferentes, por exemplo, #imovel e #imóvel terão resultados diferentes. Pontos e símbolos não podem ser colocados em hashtags, se você quer escrever #mercado-imobiliário, escreva #mercadoimobiliário, caso contrário apenas a #mercado será indexada.
As Trending hashtags são uma boa opção. Usar hashtags que estão na moda pode fazer com que seu post seja compartilhado por outros usuários, ampliando o alcance do seu negócio. Mas lembre-se: as hashtags precisam estar alinhadas à proposta do negócio. Uma outra opção são as hashtags personalizadas. Quando você usa uma hashtags com o nome da sua marca, você divulga o seu negócio e o fortalece. Você também pode criar uma hashtag própria, exclusiva para suas postagens. Isso também é bom para que seus usuários localizem a sua marca na rede social. Lembre-se: agora que você já sabe como funciona o Instagram e a importância das hashtags, não esqueça de utilizá-las.

Você sabia que dá para saber quem segue você no Instagram?

Existe um aplicativo, disponível para Android e iOS, que descobre rapidamente quem te segue no Instagram, quem te segue de volta no Instagram e até quem deixou de seguir o seu perfil. É o InstaFollow. Ele é totalmente grátis e fácil de utilizar. Basta colocar os dados da conta, esperar alguns segundos e pronto! Ele está disponível apenas em inglês, mas com a lista de palavras a baixo é simples entender quem é quem no app:

Gained Followers: quem começou a seguir você recentemente
Lost Followers: quem parou de seguir você recentemente
Non-Followers: quem não segue você de volta
Mutual Friends: você os segue e eles seguem você
Fans: seus fãs

Dá para usar o Instagram no computador?

O Instagram é um app que nasceu para celulares e quem acessa o Instagram para PC, na versão web, logo percebe que é uma versão mais limitada e não tem uma série de funções disponíveis, tais como postar fotos. Mas diversos aplicativos oferecem algumas funções para quem busca alternativas para usar o Instagram no computador. Neles é possível enviar fotos e vídeos, visualizar o feed, comentar e seguir algum perfil.

Confira como funciona o Instagram no computador com a ajuda de alguns apps:

1. Gramblr
O Grambrl funciona em macOS e Windows, é gratuito, e permite que o usuário envie e programe postagens de fotos e vídeos no Instagram. Também dá para inserir filtros e recortar imagens.
2. InstaPic
Este app está disponível para Windows e permite que o usuário faça comentários, visualize fotos, envio de direct messages e likes.
3. Uplet
O Uplet é um app que funciona apenas em Mac e permite o envio em lote de imagens para o Instagram. Com ele é possível enviar dezenas de imagens de uma única vez, definir suas legendas e recortes.
4. Flume
O Flume é um app para macOS que também possui versão para Safari e Chrome. Na versão gratuita é possível comentar, dar likes, seguir e visualizar imagens em tela cheia. Já a versão paga permite enviar fotos e vídeos.
5. Direct Message for Instagram
O Direct Message for Instagram é um aplicativo para macOS que dá acesso ao inbox do Instagram. Dá para enviar mensagens, fotos e vídeos além de receber notificações.
6. Uploader for Instagram
O Uploader for Instagram é um aplicativo para Mac que permite enviar fotos para o Instagram, além de editar as fotos e incluir filtros.

Dá para baixar vídeos do Instagram?

Quem utiliza o Instagram em celulares com tecnologia Android pode baixar fotos e vídeos do Instagram. Basta baixar o Video Downloader for Instagram para usar essa função. Não é preciso login e senha. Já quem deseja algo mais completo, pode usar o iGrab e baixar o que preferir com botões internos, sem sair da interface do Instagram.

Outros aplicativos:

No InstaSave também não é preciso nome de usuário e nem senha da rede para funcionar. Basta copiar a URL de compartilhamento da foto ou vídeo. Ao abrir novamente o InstaSave, o usuário poderá baixar a mídia para o celular. O conteúdo será salvo na galeria do Android ou poderá ser executado em um player interno do app.

Já no InstaGetter a maior vantagem é que não contém anúncios. Ele é bem parecido com a InstaSave. Para baixar os vídeos e fotos, basta acessar o Instagram e copiar a URL de compartilhamento do post, localizado no menu com “três pontos” do topo direito da tela. Colar o link no app e selecione “Check URL”. Depois é só completar a ação em “Download”. O conteúdo será salvo na galeria do celular. Os dois app funcionam no Android.

COMO FUNCIONA O INSTAGRAM

Saiba como funciona o Instagram Stories

Atualização do Instagram

Em agosto do ano passado, o Instagram lançou uma novidade que surpreendeu seus usuários. O recurso é muito parecido com o Snapchat, foi a última cartada do Facebook para bater a rede de vídeos e fotos que só duram 24 horas. No Instagram Stories, conforme você compartilha as fotos e vídeos, eles aparecem juntos em formato de slideshow na sua história. Também é possível colocar filtros, escrever sobre as fotos e vídeos, colocar stickers, marcar pessoas e a sua localização. Assim como no Snapchat, as publicações nessa atualização Instagram só duram um dia.
Quem assiste o Instagram Stories pode enviar uma mensagem a quem publicou o conteúdo, usando o Instagram Direct, mas a função pode ser bloqueada pelo dono da conta. A história utiliza as mesmas configurações de privacidade da conta, portanto, se o perfil é fechado, a história será visível somente para seus seguidores.

COMO FUNCIONA O INSTAGRAM

Novidades do Instagram Stories

Em novembro de 2016, teve mais novidades na função. O Instagram liberou a utilização de links, para que as pessoas possam saber mais sobre um post. Porém, a função é destinada a artistas, celebridades, marcas e sites de notícias possam incluir os links através do botão “Ver Mais”. Ele também implantou o Boomerang, dispositivo que cria vídeos curtos que se repetem, no estilo GIF, diretamente no Instagram Stories.

A última utilização do Instagram liberou a todos os usuários as transmissões ao vivo no Instagram Stories. Com a função, o Instagram se juntou a serviços como o YouTube, Facebook e Periscope, que também oferecem transmissões ao vivo. Agora que você já sabe como funciona o Instagram Stories, vale a pena utilizá-lo na sua estratégia de marketing digital.






Escrito por: Equipe Guia-se







Como funciona o Instagram? Uma das maiores ferramentas do Marketing Digital 2017
4 (80%) 6 votes


Deixe um comentário










Serviços

Confira os serviços que a Guia-se oferece




Criação de sites

saiba mais

Loja Virtual

saiba mais

Mídias  Sociais

saiba mais

Inbound Marketing

saiba mais

E-mail Marketing

saiba mais





Saiba mais sobre as nossas franquias de marketing digital

0800 Guia-se

Ligue gratuitamente e fale com um de nossos consultores

Ligue agora!

Fale conosco

Ou se preferir, preencha nosso formulário!

Enviar Mensagem


Fale com um de nossos consultores
X

Calma! Não vá embora ainda!

Nos ajude a entender melhor o que precisa.







Encontrou o que queria?


Foi fácil navegar?


Dê uma nota em nosso site


Quer falar com a gente?